sábado, 28 de setembro de 2013

Como é a sua escola? Reflita ...

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

PROJETO DIDÁTICO DA ESCOLA _ A paz 3º Ano

ESCOLA MUNICIPAL UIRASSU DE ASSIS BATISTA

PROFESSORA: DACINEIDE LIMA C. FARIAS
Turma do 3º Ano
Orientadora: Ana Karine

PROJETO DIDÁTICO DA ESCOLA



Identificação



                              TÍTULO:     A PAZ


Áreas de atuação: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, arte e Religião.

Público alvo: alunos, família, comunidade escolar.

 Período: 3ª unidade (julho a setembro).

Introdução 

A inteligência emocional é uma temática que vem sendo discutido  e muito estudada entre teóricos do âmbito escolar, devido sua relevância .
O ser humano precisa de um equilíbrio para lhe dar com situações  adversas que poderá experienciar um trabalho direcionado e fundamentado referente as emoções poderá dá auxilio aos alunos para estes aflorarem o espírito do respeito, amor, estabelecendo a paz no convívio social.

Objetivo

O presente projeto envolver alunos, professores e pais no cotidiano da escola, buscando parcerias com outros órgãos públicos e privados. Resgatando assim dos envolvidos a paz e reduzindo a violência, através de um trabalho articulado, voltado  para reflexão sobre a paz na família- escola e comunidade.


Justificativa


Com base nas experiências vividas na escola, atentos aos sinais dos tempos atuais, em que muitas atuais nos perguntamos: por que o ser humano a cada dia, está a mais violento e agressivo? ( chegando a ver a vida com algo insignificante, onde é só desejar matar alguém por qualquer motivo, a ação é feito de uma forma fria e calculista. Pensando nisso, a escola desenvolveu o projeto. A paz na escola com o intuito de desenvolver o espirito  de paz e solidariedade. Objetivando a educação da violência, da indisciplina a valorização da vivência em grupo e do meio ambiente. Realizando formações e reuniões com as famílias com a participação de entidades de políticas públicas que garantem os direitos dos cidadãos. Como Conselho, funcionários de saúde, religiosos, professores, pais, pessoas da comunidade. O projeto  objetiva integrar pais, alunos e comunidade com o intuito de promover a paz e o interesse entre todos.

Atividades


  • Palestras,
  • peças teatrais,
  • filmes,
  • músicos,
  • textos,
  • cruzadinhas, 
  • caça- palavras,
  • notícias,
  • fantoches.



Recursos

Jornais, DVD, encartes, livro, televisão.


Culminância

Apresentação da peça teatral. “ O gato e a borboleta para toda escola”.

PROJETO - O CORPO HUMANO TRATADO E AMADO Turma do 3º Ano

ESCOLA  PROFESSORA ADALGISA SANTOS




                         PROJETO 

                         O CORPO HUMANO  TRATADO E AMADO
          






                                               Alagoinhas ,13 de Setembro 2013








“Uma cidade deve ser abastecida de alimento,
ter um sistema de transporte, livrar-se do 
seu lixo. 
Precisa também de um sistema de atendimento
 médico. Além disso, necessita de um 
governo que coordene estas e outras 
atividades.
Nosso corpo não é uma cidade,mas
também é formada por várias partes que trabalham 
juntas e garantem o bom funcionamento
do organismo.”

                                                                   Fernando Gewandsznajder.


Dessa forma o nosso corpo precisa ser tratado e amado.




SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVO GERAL
4 OBJETIVOS ESPECIFICO
5 METODOLOGIA
6 REFERÊNCIA




 1    APRESENTAÇÃO

O presente projeto foi direcionado aos alunos e toda comunidade escolar com o objetivo de apresentar uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada, buscando a integração da escola, família e sociedade, no sentido de conscientização para se  ter um corpo humano tratado e amado, como mostra os PCN's (1997) “O trabalho conjunto da escola com a família e demais  grupos de referência para o aluno é essencial.”

O mesmo será organizado de acordo com os subtemas de cada turma:

1º ano- Higiene Corporal
2º ano- Higiene Bucal
3º ano- Alimentação Saudável
4º ano- Vacinação Preventiva
5º ano- Sistema Reprodutor




 2 JUSTIFICATIVA

Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista  de ensinar a ler, escrever e tão somente com vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos.
Nessa visão de uma  educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades para estimular não só nos educandos, mas em toda comunidade escolar, uma aprendizagem efetiva e transformadora de atividades e hábitos de vida, pois a educação eficaz    é aquela  que favorece a formação de cidadãos críticos e bem informados, que tem habilidade e competências diversas para agir de forma eficiente em defesa da vida.. Como mostra Freire  (  2007 )
A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem [...] Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida.
 Portanto,  a Escola deve criar estratégias  que possam envolver não só a sua comunidade, como toda a sociedade nas questões que tratam dos cuidados da higiene corporal, higiene bucal, alimentação saudável, vacina preventiva e sistema reprodutor. De acordo com os PCN's ( 1997) “Para atender essa meta é necessário que o trabalho educativo tenha como referência as transformações próprias do crescimento e desenvolvimento humanos e promova  o desenvolvimento da consciência crítica em relação aos fatores que intervem positiva e negativamente.”
Assim, acreditamos que o Projeto O Corpo Humano Tratado e Amado irá contribuir de fato com o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas à promoção da saúde e melhoria na qualidade de vida de nossas crianças e toda comunidade. 

3 OBJETIVO GERAL 

Promover a saúde e a cultura da paz,além da conscientização dos alunos e toda comunidade escolar para o direito à saúde, sensibilizando-os para busca permanente da compreensão e utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde.


4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos,melhorando assim os índices de educação e de saúde de nossa comunidade;
Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na escola, e por onde eles forem;
Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas e cabelos;
Conscientizar os alunos e comunidade a adquirir bons hábitos alimentar;
Reconhecer os diferentes tipos de alimentos e suas funções;
Orientar a necessidade de manter em dias a caderneta de vacinação;
Reconhecer a importância da vacinação como prevenção de doenças;
Adotar hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
Identificar que o sistema reprodutor é essencial para a perpetuação da especie humana.

5- METODOLOGIA


O “Projeto O Corpo Humano Tratado e Amado” será desenvolvido  pela equipe docente e discente  da Escola Professora Adalgisa Santos, na 3ª unidade didática, com ações a serem desenvolvidas durante o período de 03 de julho a 20  de setembro. Segue algumas informações dos trabalhos que estão sendo desenvolvidas pelas turmas:


1º ano- Higiene Corporal


  • Dramatização com fantoche ;
  • Atividade de pinturas,colagem;
  • Músicas para trabalhar higiene corporal-lavar as mãos(castelo Ra-tim-bum),Ratinho tomando banho(Hélio Ziskind);
  • confecção de cartazes;


2º ano- Higiene Bucal


  • Fita de vídeo( Higiene Bucal e volta ao Mundo com Dr. Dentuço);
  • Desenho relacionado ao filme( higiene bucal);
  • Criação de histórias;
  • Alimentos saudáveis para os dentes ( salada de frutas);
  • Palestras;
  • Higienização bucal e aplicação de flúor;
  • Função de cada dente;
  • Confecção de cartazes;
  • Confecção de fantasias dos personagens( amigo e inimigos dos dentes);
  • Confecção da escova, da boca, do creme dental, e da caixa de fio dental;
  • Leitura e interpretação de textos sobre a higiene bucal;
  • Colagem das embalagens dos cremes dentais, escova, fio dental e figurinhas de como escovar os dentes corretamente;
  • Cantar as músicas do projeto;
  • Dramatização de como escovar os dentes corretamente;
  • Exposição dos trabalhos confeccionados;




3º ano- Alimentação saudável


  • Conversa e registro sobre alimentação preferida das crianças;
  • Palestra com profissional;
  • Pesquisa sobre alimentação saudável;
  • Leitura de textos informativos;
  • Confecção da pirâmide alimentar;
  • Preparação e degustação de alimentos saudáveis;
  • Confecção de cartazes( Rótulo de embalagens de alimentos);
  • Gráficos 
  • Leitura deleite( Camilão, o comilão,Muitas maneiras de viver, Pêra , uva ou maçã-Roseane Murray, O sanduíche da Maricota, Brinque-book)



4º ano- Vacina preventiva



  • Leitura de texto informativos;
  • Aula explicativa pelo professor;
  • Entrevistas com pessoas com mais de 20 anos;
  • Pesquisa feita pelo aluno;
  • Confecção de cartazes;
  • Estudo do calendário de vacinação;
  • Confecção do cartão de vacinação;



5º ano- Sistema Reprodutor


  • Leitura de textos informativos;
  • Aula explicativa pelo professor;
  • Vídeo- A Máquina da Vida: Sistema Reprodutor Masculino e Feminino;
  • Confecção de cartazes;
  • Filmagem do feto em desenvolvimento (ultrassonografia);
  • Pesquisa .






6 REFERÊNCIA



FREIRE, Paulo. Para Refletirmos. Disponível em:   http://espacompartilhado.blogspot.com.br/2007/10/para-refletirmos-frases-de-paulo-freire.html .Acesso em 05 ago. 2013

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências Nosso Corpo. 2.ed.  São Paulo: Ática,2004.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: meio ambiente, saúde/ Secretaria de Educação Fundamental.-Brasília,1997.





PROJETO DIDÁTICO: POESIA - ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL – 1º ANO




ESCOLA MUNICIPAL HERMES DE CARVALHO
LOCAL: Escola Municipal Alagoinhas IV

TURMAS: 1º Ano
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos/ Queila da Conceição Oliveira
COORDENAÇÃO: Cristiane Mendes




Objetivos

ü     Brincar com a sonoridade das palavras.
ü     Aumentar o repertório literário.
ü     Ampliar o conhecimento sobre o gênero literário em questão.
ü     Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos poéticos nas crianças.
ü     Trabalhar a oralidade: entonação de voz, fluência, ritmo e dicção com maneiras de articular.
ü     Exercitar a fala em grupo.

Conteúdos

ü     Escuta e produção oral
ü     Leitura
ü     Produção escrita

Tempo estimado: Setembro á Novembro


Recursos necessários: Livros variados de poesia de vários autores, papel, piloto, cartolina, tinta guache, lápis, lápis de cor, material do aluno.


Desenvolvimento
1ª etapa
ü     Na roda de leitura, leia algumas poesias para os alunos ultizando a expressividade dos sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor. 

· 2ª etapa
ü     Sugira que os estudantes pesquisem com os familiares se eles conhecem de cor alguma poesia.
ü     Crie um mural de poesias com base nessas contribuições e de visitas à biblioteca ou cantinho de leitura. 
· 3ª etapa
Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
Trabalhar alguns autores previamente;
Levar imagens dos autores;
Trabalhar a biografia;

· 4ª etapa
ü     Proponha ao grupo organizar um sarau de poesias.
ü     Cada um deve memorizar uma poesia (empreste o livro ou texto para que possam levar para casa). Mesmo que não saiba ler convencionalmente, a criança pode estabelecer relações entre o que é falado e o que está escrito, pois tem o texto memória.

· 5ª etapa
ü     Provocar situações de escrita a partir de algumas poesias trabalhadas. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, escrita espontânea de títulos.

Para pensar: Os textos memorizados retiram a dificuldade de saber o que escrever fazendo com que as crianças ainda em fase de alfabetização inicial possam pensar somente como escrever. A tarefa é facilitada, no caso do gênero em questão, por causa das rimas e repetições constantes.

ü     Desenvolver jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, o título com o nome do autor ou ainda alguma ilustração relacionada ao título, sempre usando poesias memorizadas pelos alunos.
ü      
6ª etapa

ü     Produzir um convite para o dia do sarau.

Para pensar: Você poderá propor a escrita de algumas poesias em duplas. Nesse caso, as crianças com hipóteses de escrita mais avançadas podem ser as responsáveis pela a escrita e as demais por ditar a elas o texto a ser escrito. É importante prever situações de revisão por dois motivos: para que os estudantes possam avançar em suas produções e porque o convite precisará estar com a escrita convencional uma vez que será distribuído ao público convidado para o evento.

· 7ª etapa

ü     Grave ou filme as declamações em sala e promova tematizações.

· 8ª etapa

ü     Apresente a gravação. As crianças devem fazer uma autoavaliação quanto à entonação e expressão de voz, fluência, ao ritmo e à dicção, além de buscar estratégias para aperfeiçoar a apresentação.


Produto final

ü     Sarau de poesias com a participação dos alunos, professores e familiares.


Avaliação

ü     Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressarem em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada, alem de possibilitar o respeito quanto a sensibilidade e os sentimentos de cada ser humano.


Referência

Consultoria DENISE TONELLO
Fonte: Revista Nova Escola- ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA – www.ne.org.br


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTOS – 1º ANO

TURMAS: 1º Ano
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos/ Queila da Conceição Oliveira
COORDENAÇÃO: Cristiane Mendes

LOCAL: Escola Municipal José Honorato

1ª AULA: PRÁTICA DE LEITURA 

Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido.
No inicio da aula a professora sondou os conhecimentos prévios dos alunos t em relação ao gênero CONTO, com as seguintes perguntas
Quais histórias  vocês conhecem?
Quais são as suas preferidas?
Leitura feita pelo professor: O Patinho Feio,

A professora organizou a sala de aula para a contação da história, tonando o ambiente agradável, proporcionando momentos mágicos de leitura, em semicírculo para que todos tivessem acesso às imagens.
Foi solicitado pela professora que os alunos pegassem histórias no cantinho da leitura para contar para turma:   João e Maria, A Bela e a Fera, A Gata Borralheira ("Contos de Kinder und Hausmaerchen"/Irmãos Grimm)

 2ª AULA: LÍNGUA ORAL

Após a leitura de diversos CONTOS pela turma, deve-se promover uma roda de conversa onde os alunos possam se expressar em relação às histórias; o professor deve apresentar uma breve biografia sobre os principais autores (Hans Christian Andersen,Irmãos Grimm,etc) e permitir que a turma faça perguntas sobre eles.Por último, e não menos importante, deve-se promover uma discussão sobre as características do gênero, a fim de que os alunos cheguem a algumas conclusões como:
  • Os contos podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
  • Contam com expressões como "Era uma vez..." e "Felizes para sempre..."
  • O herói ou heroína buscam uma realização pessoal (felicidade, amor, paz,etc);
  • Existem muitos obstáculos e vilões (bruxas, lobos, madrastras,etc)
3ª AULA: LÍNGUA ESCRITA
Nesta aula será preciso organizar situações em que os alunos sejam convidados a utilizar a escrita; algumas atividades com elementos da história podem ser significativas, como:
  • Listas de personagens;
  • Títulos dos CONTOS preferidos;
  • Descrição das características dos personagens e do ambiente onde se passa a história etc.
  • Interpretação de texto;
  • Atividades lúdicas: Cruzadinha; caça-palavras; jogo da forca, jogo da memória, etc.
4ª AULA: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Após a leitura e o estudo de algumas CONTOS, os alunos terão subsídios básicos necessários para a produção de textos de própria autoria atendendo as características do gênero proposto. Os desenhos da crianças não devem ser esquecidos nesta etapa, pelo contrário,devem ser incentivados e valorizados para que o aluno também compreenda a ilustração como um gênero textual extraverbal.  

5ª AULA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
O professor deve orientar os alunos sobre a estrutura adequada do texto e nortear atividades que os façam refletir sobre a melhor apresentação possível de suas produções.
  • Revisão do texto (professor escriba);
  •  Reorganização das idéias;
  •  Pontuação;
  • Correção ortográfica;
  • Coerência e coesão;
  • Reescrita do texto.
SISTEMATIZAÇÃO

Os textos produzidos pela turma devem ser expostos e compartilhados em um mural  na sala de aula. 

Planejamento escolar - Turmas do 1º Ano

ATIVIDADE DO ANO 1º- 18/05/2013 - 2ª FORMAÇÃO

ORIENTADORES DE ESTUDO: MARILSA LOPES DOS SANTOS/ QUEILA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA

COORDENADOR MUNICIPAL: CRISTIANE MENDES

MÓDULO 02: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa

OBJETIVOS:
ü     Entender a concepção de Alfabetização na perspectiva do letramento;
ü     Aprofundar a compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da Educação Especial e diferentes concepções de Alfabetização;
ü     Socializar atividades realizadas na sala de aula.
PROGRAMAÇÃO
Iniciamos a formação recebendo as alfabetizadores com música ambiente as “Borboletas”: Adriana Calcanhoto, em seguida entregamos o mimo  “marcador  de texto”  e o  cartão  com leitura do trecho: “Borboletas” - Mario Quintana.
Foi realizada a leitura do caderno de memórias itinerantes. Com leitura deleite lemos “A menina que odiava livros” de Manjusha Pawagi, Jeanne Franson e refletimos sobre o mesmo.
Houve a socialização da atividade de casa: análise de situações de sala de aula/ análise de atividades dos alunos onde foram feitas algumas observações.
Iniciando a conversa” – Estudo teórico
A turma foi organizadas em 4  grupos os quais receberam os textos:         
Currículo do ciclo de Alfabetização: princípios gerais; e Concepções no ciclo de Alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. Foi entregue  uma ficha síntese  para que as idéias principais dos textos o que fosse registradas e  em seguida  cada grupo fez a socialização para a plenária.

Trabalhamos vídeo: “O que define um currículo de qualidade” – Kátia Smoleb.
Ainda trabalhamos o vídeo “Leitura e produção” de textos na Alfabetização onde debatemos sobre aspectos relevantes considerando aspectos positivos e negativos dos mesmo.

Demos continuidade com o Planejamento em grupo, onde foi feita a orientação de como sistematizar cada etapa do plano e em seguida a socialização do mesmo pelos grupos com as necessárias pelo orientador de estudo.
Após o planejamento foi feito a orientação da atividade de casa que foi estruturada da seguinte forma:

ü     Comparar os quadros de “Direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa” com o documento curricular do município.

ü     Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal; preencher o quadro de “Acompanhamento de aprendizagem” e o quadro de “Perfil de grupo”.
ü     Analisar o livro didático utilizado; selecionar algumas atividades e relacionar aos quadros de “Direitos de aprendizagem”.

Para não finalizar apresentamos o “Vídeo: Borboletas” de Maria Quintana, acreditando que as professoras alfabetizadoras sintam o desejo de voltar.













Letramento Literário - Turma do 1º Ano

ATIVIDADE DO ANO 1º- 13/ 04/ 2013 - 2ª FORMAÇÃO

ORIENTADORES DE ESTUDO: MARILSA LOPES DOS SANTOS/ QUEILA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA

COORDENADOR MUNICIPAL: CRISTIANE MENDES


Acolhemos os professores com o convite “Venha adoçar nossa festa” o momento com e a música ambiente: Doce mel – Xuxa. Fizemos a leitura deleite com a História: Bruxa, bruxa, venha a minha festa – AnderDruce e ilustramos o momento com o Vídeo da história. Em seguida iniciamos o momento de Fundamentação teórica: Letramento Literário com a Vivência - Tecer Literário onde cada professor escolheu um livro no Balaio Literário em seguida formaram grupos de acordo as comandas nas paredes (tipos de doces). Foi lida as historias entre os grupos e cada grupo decidiu qual historia seria recontada na plenária.
 Para fundamentar a atividade foi feito o Estudo de texto, “Letramento Literário” em que os professores tiraram as idéias principais articulando a vivência literária, socializando posteriormente. Para nortear o trabalho na área de linguagem foi feito o Planejamento na com base na proposta do PNAIC: alfabetizar letrando.
Após o planejamento foi feito a orientação da atividade de casa, onde cada professor alfabetizador deveria realizar a atividade planejada em sua classe e trazer na próxima formação: roteiro da aula, produções dos alunos, registro sobre a prática pedagógica: escrito: avanços, dificuldades e reflexões e fotos. Para não finalizar fizemos um Pacto com a felicidade  de Carlos Drumond de Andrade.










Formação de Abril do 1º Ano Tema - Alfabetização e letramento

ATIVIDADE DO ANO 1º- 12/04/ /2013 - 1ª FORMAÇÃO
ORIENTADORES DE ESTUDO: MARILSA LOPES DOS SANTOS/ QUEILA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA
COORDENADOR MUNICIPAL: CRISTIANE MENDES

OBJETIVOS:

ü     Entender a concepção de Alfabetização na perspectiva do letramento;
ü     Aprofundar a compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da Educação Especial e diferentes concepções de Alfabetização;
ü     Socializar atividades realizadas na sala de aula.

PROGRAMAÇÃO

Iniciamos a formação recebendo os professores alfabetizadores com música ambiente, entregamos o mimo (kit do alfabetizador), fizemos a Dinâmica de apresentação: Constelação de estrelas (“Eu sou uma estrela” – nome do professor alfabetizador - estrelas coloridas) onde cada professor teve a oportunidade de se apresentar para o grupo, falando também das expectativas referente ao PNAIC, para estimular as respostas foi dada a seguinte Comanda: “Pergunte a sua estrela guia a onde andaria sua seu sonho encantado” – a dinâmica foi interessante e possibilitou a integração do grupo. Foi feita a Leitura deleite: Estrelas e Cometas. Para selar o compromisso com a turma, elaboramos o Contrato Didático para o bom andamento das formações, que teve os seguintes critérios: horários, cronograma das formações, cumprimento das atividades extraclasse, presença nas formações, escuta e fala organizada, assiduidade, registro no caderno de memórias do PNAIC, verificação de e-mails) e atribuições do professor alfabetizador. A Fundamentação teórica teve como tema: Alfabetizar Letrando, onde foi estudado o texto “A reinvenção da alfabetização” – Magda Soares o estudo foi feito em pequenos grupos com a ficha síntese  as quatro palavras (ficha colorida por grupo com espaço para colocar 4 palavras que subsidiasse a apresentação do texto) na seqüência houve a socialização, onde as discussões foram significativas e relevantes. Esse momento foi finalizado com o slide de Sistematização das “Concepções de Alfabetização”, apresentado pelas orientadoras. Para não finalizar foi colocado a Música: Aquarela – Touquinho em vídeo.


Seguem as imagens













sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Refletir e agradecer

Talvez a gente não devesse ser feliz. Talvez gratidão não tenha nada a ver com alegria. Talvez ser grato signifique reconhecer o que você tem pelo que é. Apreciar pequenas vitórias. Admirar a luta que é para simplesmente ser humano. Talvez a gente seja agradecido pelas coisas mais familiares que conhecemos. E talvez sejamos agradecidos pelas coisas que nunca conheceremos. No final das contas, o fato de termos coragem pra continuarmos firmes de pé é razão suficiente para celebrar. "
Grey's Anatomy

Turma: Multi/Educação Inclusiva



FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES – PNAIC 2013
Turma: Multi/Educação Inclusiva
Orientadores: Marivalda Carneiro da Silva e Fransinete Vieira Prudêncio
Coordenadora: Cristiane Mendes
“Educação do Campo: semeando sonhos... cultivando direiros”


1ª e 2ª Formação em 12 e 13/04/13    
Tema- Alfabetizar Letrando

O PNAIC em Alagoinhas chegou para agitar: conquista, envolvimento, ação e transformação são as palavras chave da turma Multi - Educação do Campo e da Educação Inclusiva.
As primeiras formações refletiram sobre as Concepções de Alfabetização dos professores e as suas expectativas sobre o PNAIC. Realizamos o estudo teórico dos módulos e enriquecemos com o artigo de Mágda Soares “A reinvenção da alfabetização”. Foram momentos impar registrados em fotos.