ESCOLA
MUNICIPAL HERMES DE CARVALHO
LOCAL: Escola Municipal Alagoinhas IV
TURMAS: 1º Ano
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos/ Queila da Conceição Oliveira
COORDENAÇÃO: Cristiane
Mendes
Objetivos
ü Aumentar
o repertório literário.
ü Ampliar o
conhecimento sobre o gênero literário em questão.
ü Recitar
poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os
sentimentos poéticos nas crianças.
ü Exercitar
a fala em grupo.
Conteúdos
ü Escuta e
produção oral
ü Leitura
ü Produção
escrita
Tempo estimado: Setembro
á Novembro
Recursos necessários: Livros variados de poesia de vários autores,
papel, piloto, cartolina, tinta guache, lápis, lápis de cor, material do
aluno.
Desenvolvimento
1ª etapa
ü Na roda
de leitura, leia algumas poesias para os alunos ultizando a expressividade dos
sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, espanto,
alegria, tristeza, humor.
· 2ª etapa
ü Sugira
que os estudantes pesquisem com os familiares se eles conhecem de cor
alguma poesia.
ü Crie um
mural de poesias com base nessas contribuições e de visitas à biblioteca
ou cantinho de leitura.
· 3ª etapa
Faça uma lista com os títulos das poesias
preferidas do grupo.
Trabalhar alguns autores previamente;
Levar imagens dos autores;
Trabalhar a biografia;
· 4ª etapa
ü Proponha
ao grupo organizar um sarau de poesias.
ü Cada um
deve memorizar uma poesia (empreste o livro ou texto para que possam
levar para casa). Mesmo que não saiba ler convencionalmente, a criança
pode estabelecer relações entre o que é falado e o que está escrito, pois
tem o texto memória.
· 5ª etapa
ü Provocar
situações de escrita a partir de algumas poesias trabalhadas. Por exemplo:
completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar
versos para formar a poesia, escrita espontânea de títulos.
Para pensar: Os textos memorizados retiram a
dificuldade de saber o que escrever fazendo com que as crianças ainda em
fase de alfabetização inicial possam pensar somente como escrever. A
tarefa é facilitada, no caso do gênero em questão, por causa das rimas e
repetições constantes.
ü Desenvolver
jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, o título
com o nome do autor ou ainda alguma ilustração relacionada ao título,
sempre usando poesias memorizadas pelos alunos.
ü
6ª etapa
ü Produzir
um convite para o dia do sarau.
Para pensar: Você poderá propor a escrita de
algumas poesias em duplas. Nesse caso, as crianças com hipóteses de
escrita mais avançadas podem ser as responsáveis pela a escrita e as
demais por ditar a elas o texto a ser escrito. É importante prever situações
de revisão por dois motivos: para que os estudantes possam avançar em suas
produções e porque o convite precisará estar com a escrita convencional
uma vez que será distribuído ao público convidado para o evento.
· 7ª etapa
ü Grave ou
filme as declamações em sala e promova tematizações.
· 8ª etapa
ü Apresente
a gravação. As crianças devem fazer uma autoavaliação quanto à entonação e
expressão de voz, fluência, ao ritmo e à dicção, além de buscar
estratégias para aperfeiçoar a apresentação.
Produto final
ü Sarau de
poesias com a participação dos alunos, professores e familiares.
Avaliação
ü Ao final
do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer
características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas,
por exemplo), se expressarem em público, de maneira eficaz e adequada,
transmitindo sentimento da poesia apresentada, alem de possibilitar o respeito
quanto a sensibilidade e os sentimentos de cada ser humano.
Referência
Consultoria DENISE TONELLO
Nenhum comentário:
Postar um comentário