quinta-feira, 26 de setembro de 2013

3ª Formação - Turma Mult/Educação Inclusiva


FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES – PNAIC 2013
Turma: Multi/Educação Inclusiva
Orientadores: Marivalda Carneiro da Silva e Fransinete Vieira Prudêncio
Coordenadora: Cristiane Mendes
“Educação do Campo: semeando sonhos... cultivando direitos”



Data: 18/05/13

Tema: Currículo e Alfabetização
 Concepções de alfabetização na perspectiva do letramento



Mais uma vez a equipe Multi se reuniu para estudar, socializar atividades, planejar, retomar o encontro anterior, enfim, nos reunir para aprofundar nossos conhecimentos sobre como ser um professor alfabetizador na contemporaneidade e os caminhos a seguir para que os direitos de aprendizagem sejam garantidos para as crianças do campo.
As atividades planejadas foram executadas e a maior dificuldade que tivemos foi a forte chuva que caia na cidade, dificultando o acesso dos professores que residem no campo. Mas, isso não impediu a participação deles. Vejam  a programação do encontro.  

 





PNAIC
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES - MULTICICLADA

Data: 18/05/13
Local: CMA – Colégio Municipal de Alagoinhas
Horário: 7:30h às 13:30h
Público Alvo: Professores alfabetizadores de turmas
multicicladas das Escolas do Campo e Educação Inclusiva.
Orientadores de estudo: Frassinete Vieira Prudêncio;
                                           Marivalda Carneiro de Almeida

Tema: Currículo e Alfabetização
 Concepções de alfabetização na perspectiva do letramento

Objetivos:
·         Oportunizar momentos de reflexão sobre o trabalho pedagógico(letramento literário),solicitado no encontro do dia 13/04/13 e desenvolvido nas turmas do Ciclo da Infância, (multicicladas), das escolas do campo;
·         Vivenciar situações alfabetizadoras que transformem as ações do educador para garantir o direito de aprendizagem das crianças;
·         Resgatar as memórias de alfabetização para refletir sobre a prática pedagógica com a finalidade de alfabetizar na perspectiva de letramento;
·         Aprofundar os estudos sobre “Currículo no ciclo de alfabetização introduzindo a discussão sobre educação do campo”;
·         Abordar Educação Inclusiva como um dos eixos do trabalho no PNAIC.
·         Registrar o encontro no Caderno de Memórias Itinerantes.

PROGRAMAÇÃO DA 2ª FORMAÇÃO DO PNAIC – 18/05/13
1.0- Acolhida (7:30)
1.1 – Entrega do mimo (marcador de texto com trecho do texto “As borboletas” de Mário Quitana).

2.0 – Leitura deleite(7:40h)
2.1 – Fazer a leitura do texto “O poeta e a Rosa” de Vinicius de Morais.

3. 0 – Sensibilização: Memórias(7:50h)
3.1 – Nas mãos coloridas relatar a história marcante da sua alfabetização;
3.2 – Leitura de alguns relatos;
3.3 – Montar um mural com os relatos.

4.0 –Socialização do Caderno de Memórias Itinerantes  do encontro anterior, por uma professora alfabetizadora da turma. (8:20h)
5.0 - Socialização da tarefa para casa e escola solicitada na formação de 13/04/13. (8:30h)  
5.1 –Duas professoras serão sorteadas para socializar a realização das atividades planejadas e executadas na unidade escolar.
5.2 – Recolher os relatórios das professoras para organizar o portfólio da turma.
5.3 – Leitura e cumprimento do Contrato Didático construído na formação anterior.

6.0 – Fundamentação teoria – Iniciando a Conversa . Texto – “Currículo no ciclo de alfabetização introduzindo a discussão sobre educação do campo” e o texto – “Educação Inclusiva”. (9:00h)
6.1 – Música para divisão de 6 grupos. (Dançando de Ivete Sangalo)
6.2 – Cada grupo fará o conceito de currículo no papel flip-charp. O que é currículo?
6.3 –Formar painel com as concepções de currículo dos grupos.
6.4 –Leitura do texto - Currículo no ciclo de alfabetização introduzindo a discussão sobre educação do campo.
6.5 – Responder as comandas:
-Como a escola pode contribuir para a valorização dos saberes e cultura de nossa comunidade?
- Que conteúdos de ensino e ações educativas podem favorecer neste sentido?
6.6 – Socialização das comandas e entrega para o orientador de estudo.
6.7 - Slides sobre currículo – retomada do conteúdo do texto.

7 .0 – Intervalo (10:30h)
7.0 – Planejamento (10:40h)
7.1 – Planejar aulas de Português de acordo com os indicadores de aprendizagem da Rede Municipal, o sub-tema da unidade didática e os conteúdos selecionados no planejamento em rede, realizado nas unidades escolares.
Sub-tema: Educação e Valores: parceria entre escola, família e comunidade.

8.0 – Atividade para casa ( 12:40h)
8.1 – Ler o texto ”Direitos de Aprendizagem” e articular com os indicadores da Rede Municipal de Ensino de Alagoinhas-BA. 
8.2 – Registrar as observações pertinentes e trazer no próximo encontro para socializar com os participantes da turma.
8.3 – Indicar um professor para registrar o encontro e suas impressões no Caderno de Memórias Itinerantes.

9.0 - Avaliação do encontro (13:10h)
9.1 – Registrar o que aprendeu no encontro.

10 –Mensagem final (13:20h)
10.1 – História “Guilherme”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário