FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES – PNAIC 2013
Turma: Multi/Educação Inclusiva
Orientadores: Marivalda Carneiro da Silva e Fransinete Vieira Prudêncio
Coordenadora: Cristiane Mendes
“Educação do Campo: semeando sonhos...
cultivando direitos”
Data: 18/05/13
Tema: Currículo e Alfabetização
Concepções de alfabetização na perspectiva do
letramento
Mais uma vez a equipe Multi se reuniu
para estudar, socializar atividades, planejar, retomar o encontro anterior,
enfim, nos reunir para aprofundar nossos conhecimentos sobre como ser um professor
alfabetizador na contemporaneidade e os caminhos a seguir para que os direitos
de aprendizagem sejam garantidos para as crianças do campo.
As atividades planejadas foram
executadas e a maior dificuldade que tivemos foi a forte chuva que caia na
cidade, dificultando o acesso dos professores que residem no campo. Mas, isso
não impediu a participação deles. Vejam a programação do encontro.
PNAIC
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
ALFABETIZADORES - MULTICICLADA
Data: 18/05/13
Local: CMA – Colégio Municipal de
Alagoinhas
Horário: 7:30h às 13:30h
Público Alvo: Professores
alfabetizadores de turmas
multicicladas das Escolas do Campo e
Educação Inclusiva.
Orientadores de estudo: Frassinete
Vieira Prudêncio;
Marivalda Carneiro de Almeida
Tema: Currículo e Alfabetização
Concepções de alfabetização na perspectiva do
letramento
Objetivos:
·
Oportunizar momentos de reflexão sobre o
trabalho pedagógico(letramento literário),solicitado no encontro do dia 13/04/13
e desenvolvido nas turmas do Ciclo da Infância, (multicicladas), das escolas do
campo;
·
Vivenciar situações alfabetizadoras que
transformem as ações do educador para garantir o direito de aprendizagem das
crianças;
·
Resgatar as memórias de alfabetização para
refletir sobre a prática pedagógica com a finalidade de alfabetizar na
perspectiva de letramento;
·
Aprofundar os estudos sobre “Currículo no ciclo
de alfabetização introduzindo a discussão sobre educação do campo”;
·
Abordar Educação Inclusiva como um dos eixos do
trabalho no PNAIC.
·
Registrar o encontro no Caderno de Memórias
Itinerantes.
PROGRAMAÇÃO DA 2ª FORMAÇÃO DO PNAIC –
18/05/13
1.0- Acolhida (7:30)
1.1 – Entrega do mimo (marcador
de texto com trecho do texto “As borboletas” de Mário Quitana).
2.0 – Leitura deleite(7:40h)
2.1 – Fazer a leitura do texto “O
poeta e a Rosa” de Vinicius de Morais.
3. 0 – Sensibilização: Memórias(7:50h)
3.1 – Nas mãos coloridas relatar
a história marcante da sua alfabetização;
3.2 – Leitura de alguns relatos;
3.3 – Montar um mural com os
relatos.
4.0 –Socialização do Caderno de Memórias Itinerantes do encontro anterior, por uma professora
alfabetizadora da turma. (8:20h)
5.0 - Socialização da tarefa para casa e escola solicitada na formação
de 13/04/13. (8:30h)
5.1 –Duas professoras serão
sorteadas para socializar a realização das atividades planejadas e executadas
na unidade escolar.
5.2 – Recolher os relatórios das
professoras para organizar o portfólio da turma.
5.3 – Leitura e cumprimento do
Contrato Didático construído na formação anterior.
6.0 – Fundamentação
teoria – Iniciando a Conversa . Texto – “Currículo no ciclo de alfabetização
introduzindo a discussão sobre educação do campo” e o texto – “Educação Inclusiva”. (9:00h)
6.1 – Música para divisão de 6 grupos.
(Dançando de Ivete Sangalo)
6.2 – Cada grupo fará o conceito
de currículo no papel flip-charp. O que é currículo?
6.3 –Formar painel com as
concepções de currículo dos grupos.
6.4 –Leitura do texto - Currículo
no ciclo de alfabetização introduzindo a discussão sobre educação do campo.
6.5 – Responder as comandas:
-Como a escola pode contribuir
para a valorização dos saberes e cultura de nossa comunidade?
- Que conteúdos de ensino e ações
educativas podem favorecer neste sentido?
6.6 – Socialização das comandas e
entrega para o orientador de estudo.
6.7 - Slides sobre currículo –
retomada do conteúdo do texto.
7 .0 – Intervalo (10:30h)
7.0 – Planejamento (10:40h)
7.1 – Planejar aulas de Português
de acordo com os indicadores de aprendizagem da Rede Municipal, o sub-tema da
unidade didática e os conteúdos selecionados no planejamento em rede, realizado
nas unidades escolares.
Sub-tema: Educação e Valores:
parceria entre escola, família e comunidade.
8.0 – Atividade para casa ( 12:40h)
8.1 – Ler o texto ”Direitos de
Aprendizagem” e articular com os indicadores da Rede Municipal de Ensino de
Alagoinhas-BA.
8.2 – Registrar as observações
pertinentes e trazer no próximo encontro para socializar com os participantes
da turma.
8.3 – Indicar um professor para
registrar o encontro e suas impressões no Caderno de Memórias Itinerantes.
9.0 - Avaliação do encontro (13:10h)
9.1 – Registrar o que aprendeu no encontro.
10 –Mensagem final (13:20h)
10.1 – História “Guilherme”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário