FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES – PNAIC 2013
Turma: Multi/Educação Inclusiva
Orientadores: Marivalda Carneiro da Silva e Fransinete Vieira Prudêncio
Coordenadora: Cristiane Mendes
“Educação do Campo: semeando sonhos...
cultivando direitos”
Formação em 14/09/13
Tema: Tema: Gêneros Textuais;
Projetos Didáticos e Sequência Didática
Que maravilha? Trabalhar com os gêneros
textuais para alfabetizar é um desafio, possível porém requer muita dedicação,
pesquisa e planejamento do professor, mas, o resultado é gratificante.
Durante a formação todos os
professores presentes participaram das atividades propostas e das discussões
que enriqueceram a fundamentação teórica. Por compreendermos que o modulo 5
precisava de complementação, os orientadores de Alagoinhas, junto com a
coordenação local, Cristiane Mendes, pesquisamos e encontramos mais um texto para complementar
e aprofundar o tema em estudo- Gêneros textuais. Os slides que a formadora da
UFBA, Jeovana, trabalhou com os orientadores de estudo na formação de 40 horas,
complementou os estudos e discussões acerca do tema.
Um ponto marcante na formação foi o
Portal da Poesia, pois, na leitura deleite da tarde os professores escolheram
uma poesia para ser sussurrada, com auxilio do sussurrador, no ouvido dos
colegas.
Entendemos que a sétima formação foi
mais um momento de estudo, aprofundamento e troca de experiência, o que
possibilitou a compreensão da ação pedagógica e a importância da intervenção,
pelo professor, para que a criança avance, bem como o planejar e executar
atividades coerentes com os níveis das crianças, sem perder de vista a
ludicidade e a apropriação da leitura e da escrita.
Vejam nosso planejamento e fotos do encontro!
PLANEJAMENTO
PNAIC - CICLO DA INFÂNCIA- 14/09/13
Turma –
Multiciclada
Escola
Municipal______________________________________________
Professora
Alfabetizadora:_____________________________
1º Ano
Orientador
de Estudo: Marivalda Carneiro da Silva
|
|
ÁREA DO
CONHECIMENTO: LINGUA PORTUGUESA
|
|
Indicadores
da aprendizagem/Princípios didáticos
|
Temas/
conteúdos
|
Leitura Deleite
|
|
·
Texto:
As borboletas - Vinicius de Morais
|
|
Estratégias didáticas
|
|
·
Acolhida;
·
Leitura
deleite;
·
Leitura
do poema “Primavera” pelo professor; - Primavera: Flávia Savary
·
Interpretação
oral ;
·
Apresentação
de poemas infantis, destacando a função social e a estrutura;
·
Reprodução
de textos de memória, oralmente;
·
Atividade
escrita ( texto lacunado com banco de palavras)
·
Escrita
de poemas espontânea.
|
|
Atividade de classe e de casa
|
|
Classe:
·
Texto lacunado;
·
Produção de texto - poema
Casa:
|
|
Componentes
da equipe:
·
Maria Ilva Santana Santos
·
Leny de Jesus Nascimento
·
Ediane Santana Oliveira
|
PLANEJAMENTO
PNAIC - CICLO DA INFÂNCIA- 14/09/13
Turma –
Multiciclada
Escola
Municipal______________________________________________
Professora
Alfabetizadora:________________________________ 2º Ano
Orientador
de Estudo: Marivalda Carneiro da Silva
|
|
ÁREA DO
CONHECIMENTO: LINGUA PORTUGUESA
|
|
Indicadores
da aprendizagem/Princípios didáticos
|
Temas/
conteúdos
|
Leitura Deleite
|
|
·
Musica:
Onde está a margarida?
|
|
Estratégias didáticas
|
|
·
Acolhida;
·
Leitura
deleite – Música – Onde está a Margarida?
·
Cantar e
dramatizar a música;
·
Confeccionar
borboletas para fazer o painel da música;
·
Jogral
com a música- Borboleta - Xuxa;
·
Atividade
com texto lacunado;
·
Ditado
mudo com as cores das borboletas do painel.
|
|
Atividade de classe e de casa
|
|
Classe:
·
Confecção de borboletas
·
Jogral
·
Atividade xerocada com texto
lacunado
·
Ditado mudo
Casa:
|
|
Componentes
da equipe:
·
Maria Eliene Pires Braga
Roseira
·
Angela Maria da Rocha;
·
Renivalda Pacheico Reis
santos;
·
Adailma B. Pereira
|
PLANEJAMENTO
PNAIC - CICLO DA INFÂNCIA- 14/09/13
Turma –
Multiciclada
Escola
Municipal______________________________________________
Professora
Alfabetizadora:________________________________ 3º Ano
Orientador
de Estudo: Marivalda Carneiro da Silva
|
|
ÁREA DO
CONHECIMENTO: LINGUA PORTUGUESA
|
|
Indicadores
da aprendizagem/Princípios didáticos
|
Temas/
conteúdos
|
Leitura
Deleite
|
|
·
Leitura de uma história em quadrinho - tirinha
|
|
Estratégias
didáticas
|
|
·
Acolhida;
·
Leitura
deleite;
·
Retomada
dos gêneros trabalhados - recado, convite e cantigas:
·
Apresentação
de diferentes histórias em quadrinhos;
·
Leitura de
uma história, pelo professor;
·
Comentários
sobre os personagens, função social, circulação...;
·
Produção
de História em quadrinhos – pelos alunos
·
Apresentação
das Histórias produzidas;
·
Confecção
de painel de história em quadrinhos na sala.
|
|
Atividade de classe e de casa
|
|
Classe:
·
Produção de histórias em
quadrinhos;
·
Confecção de painel com as
histórias produzidas;
·
Ditado imagmático.
Casa:
|
|
Componentes
da equipe:
·
Adalnisia Coelho Santos
·
Francilene Abraão Baquil de
Oliveira
|
PLANEJAMENTO
PNAIC - CICLO DA INFÂNCIA- 14/09/13
Turma –
Multiciclada
Escola
Municipal______________________________________________
Professora
Alfabetizadora:______________________Educação Inclusiva
Orientador
de Estudo: Marivalda Carneiro da Silva
|
|
ÁREA DO
CONHECIMENTO: LINGUA PORTUGUESA
|
|
Indicadores
da aprendizagem/Princípios didáticos
|
Temas/
conteúdos
|
Leitura Deleite
|
|
·
Advinhas
sobre alimentos
|
|
Estratégias didáticas
|
|
·
Acolhida;
·
Leitura
deleite – Advinhas;
·
Apresentação
do gênero textual – receita;
·
Discussão
dos elementos constutivos da organização do texto;
·
Leitura do texto – Receita de Bolo de
liquidificador;
·
Reescrita
do texto;
·
Cruzadinas;
·
Ditado;
·
Realização
da receita;
·
Degustação
da receita.
|
|
Atividade de classe e de casa
|
|
Classe:
·
Leitura da receita,
·
Reescrita da receita;
·
Atividades xerocada com
adaptações: ampliadas para baixa visão, braile para cegos e imagética/escrita
para surdos e mudos.
Casa:
|
|
Componentes
da equipe:
·
Dênia Santana de Oliveira;
·
Carlos Antonio da Costa;
·
Claudiana de Santana Souza
Bitencourt;
·
Carmen Lúcia Miranda
Nepomucena.
|
Música – Borboleta
Xuxa
Era uma vez o azul do céu que pinta o papel e molha
no mar
Era uma vez uma menininha uma princesinha querendo voar
Ela mistura o céu com sonho e fantasia
Ela imaginou que se transformaria em borboleta
Viajaria o mundo e não se cansaria e pousaria aonde houvesse alegria
A borboleta
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
Era uma vez o azul do céu que pinta o papel e molha no mar
Era uma vez uma menininha uma princesinha querendo voar
Ela mistura o céu com sonho e fantasia
Ela imaginou que se transformaria em borboleta
Viajaria o mundo e não se cansaria e pousaria aonde houvesse alegria
A borboleta
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
voou foi colorindo tudo onde passou (3 X)
Era uma vez uma menininha uma princesinha querendo voar
Ela mistura o céu com sonho e fantasia
Ela imaginou que se transformaria em borboleta
Viajaria o mundo e não se cansaria e pousaria aonde houvesse alegria
A borboleta
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
Era uma vez o azul do céu que pinta o papel e molha no mar
Era uma vez uma menininha uma princesinha querendo voar
Ela mistura o céu com sonho e fantasia
Ela imaginou que se transformaria em borboleta
Viajaria o mundo e não se cansaria e pousaria aonde houvesse alegria
A borboleta
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
voou foi colorindo tudo onde passou (3 X)
História em Quadrinho
- tirinhas
AS BORBOLETAS
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam de muita luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
Oh, que escuridão!
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam de muita luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
Oh, que escuridão!
Receita
Bolo de liquidificador
Ingredientes
- 3 ovos
- 2 colheres de sopa de margarina
- 2 copos (requeijão) de açúcar
- 2 copos (requeijão) de farinha de trigo
- 1 copo (requeijão) de leite
- 1 colher rasa de fermento em pó
Modo de Preparo
- Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e a margarina
- Depois acrescente a farinha o leite e o fermento em pó, bata novamente, coloque em uma forma untada com margarina e farinha de trigo, leve ao forno
- Obs Se preferir fazê-lo como massa de chocolate acrescente junto a farinha de trigo 1 copo (requeijão) de achocolatado em pó.
Prima Vera
Flavia
Savary
Abri
a janela
Dei
de cara
Com
a primavera.
Veio
pela sala,
Veio
pela viela.
Subiu
a ladeira,
Subiu
a trepadeira.
Desceu
a escada,
Desceu
estabanada.
Virou
a esquina,
Virou
menina.
Não
falo de primavera
Falo
de Prima Vera?
Flávia
Savary, Vinte Cantos de Sereia, Editora Dimensão, 2004.
Adivinhas de Alimentos
O
que é que salta, dá um espirro e vira pelo avesso? (Pipoca)
Tem
barba, mas não é homem; tem dente mas não é gente? (Alho)
Nasce
no mato, no mato se cria e só dá uma cria? (Bananeira)
O
que é, o que é, que tem escama mas não é peixe, tem coroa mas não é rei?
(Abacaxi)
O
que é, o que é, um mundo verde onde a terra é vermelha e os habitantes são
pretos? (Melancia)
O
que é, o que é, uma comida que liga e desliga? (StrogOnOff)
Alto
como torre, verde como couve, branco como papel, doce como mel e amargo como
fel (Coco)
Que
fruta se usa no trabalho? (Lima)
Estão
em cima de um fio, pérolas sem furo, Deus é quem arruma e a pessoa desmancha.
(Cacho de uvas)
O
que é, o que é, a galinha no choco cachorro late? (Chocolate)
Eu
sou uma coisa que desaparece no calor e permanece no frio. (Manteiga)
Uma
lagoa com uma canoinha dentro (Ovo)
Tem
pé mas não caminha, tem olho mas não vê, tem cabelo mas não penteia (Milho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário