quinta-feira, 26 de setembro de 2013

7ª Formação - Turma Multi/Educação Inclusiva



FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES – PNAIC 2013



Turma: Multi/Educação Inclusiva



Orientadores: Marivalda Carneiro da Silva e Fransinete Vieira Prudêncio



Coordenadora: Cristiane Mendes



“Educação do Campo: semeando sonhos... cultivando direitos”











Formação em 14/09/13



Tema: Tema:  Gêneros Textuais; Projetos Didáticos e Sequência Didática







Que maravilha? Trabalhar com os gêneros textuais para alfabetizar é um desafio, possível porém requer muita dedicação, pesquisa e planejamento do professor, mas, o resultado é gratificante.







Durante a formação todos os professores presentes participaram das atividades propostas e das discussões que enriqueceram a fundamentação teórica. Por compreendermos que o modulo 5 precisava de complementação, os orientadores de Alagoinhas, junto com a coordenação local, Cristiane Mendes, pesquisamos  e encontramos mais um texto para complementar e aprofundar o tema em estudo- Gêneros textuais. Os slides que a formadora da UFBA, Jeovana, trabalhou com os orientadores de estudo na formação de 40 horas, complementou os estudos e discussões acerca do tema.







Um ponto marcante na formação foi o Portal da Poesia, pois, na leitura deleite da tarde os professores escolheram uma poesia para ser sussurrada, com auxilio do sussurrador, no ouvido dos colegas.







Entendemos que a sétima formação foi mais um momento de estudo, aprofundamento e troca de experiência, o que possibilitou a compreensão da ação pedagógica e a importância da intervenção, pelo professor, para que a criança avance, bem como o planejar e executar atividades coerentes com os níveis das crianças, sem perder de vista a ludicidade e a apropriação da leitura e da escrita.

Vejam nosso planejamento e fotos do encontro!


PLANEJAMENTO PNAIC - CICLO DA INFÂNCIA- 14/09/13
Turma – Multiciclada


Escola Municipal______________________________________________

Professora Alfabetizadora:_____________________________   1º Ano

Orientador de Estudo: Marivalda Carneiro da Silva

ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUA PORTUGUESA

Indicadores da aprendizagem/Princípios didáticos
  • Reproduz, oralmente, texto de memória, mantendo a organização(coerência e coesão) do texto;
  • Escreve texto espontâneo mantendo algumas características do gênero: poema.
Temas/ conteúdos

  • Gênero textual: poema- Primavera;
  • Linguagem oral/escrita;
  • Rimas no poema.
Leitura Deleite
·         Texto: As borboletas - Vinicius de Morais
Estratégias didáticas
·         Acolhida;
·         Leitura deleite;
·         Leitura do poema “Primavera” pelo professor; - Primavera: Flávia Savary
·         Interpretação oral ;
·         Apresentação de poemas infantis, destacando a função social e a estrutura;
·         Reprodução de textos de memória, oralmente;
·         Atividade escrita ( texto lacunado com banco de palavras)
·         Escrita de poemas espontânea.
Atividade de classe e de casa
Classe:
·         Texto lacunado;
·         Produção de texto - poema
Casa:
  • Pesquisa de um  poemas e palavras iniciadas com  a letra P
Componentes da equipe:
·         Maria Ilva Santana Santos
·         Leny de Jesus Nascimento
·         Ediane Santana Oliveira

PLANEJAMENTO PNAIC - CICLO DA INFÂNCIA- 14/09/13
Turma – Multiciclada


Escola Municipal______________________________________________

Professora Alfabetizadora:________________________________ 2º Ano

Orientador de Estudo: Marivalda Carneiro da Silva

ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUA PORTUGUESA
Indicadores da aprendizagem/Princípios didáticos
  • Relaciona o gênero textual – música-  à situação comunicativa, ao seu uso social(finalidade) e ao suporte em que circula;
  • Compreende o sistema de escrita alfabética, isto é, escreve como fala;

Temas/ conteúdos

  • Gênero textual – música;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Leitura.

Leitura Deleite
·         Musica: Onde está a margarida?
Estratégias didáticas
·         Acolhida;
·         Leitura deleite – Música – Onde está a Margarida?
·         Cantar e dramatizar a música;
·         Confeccionar borboletas para fazer o painel da música;
·         Jogral com a música- Borboleta - Xuxa;
·         Atividade com texto lacunado;
·         Ditado mudo com as cores das borboletas do painel.
Atividade de classe e de casa
Classe:
·         Confecção de borboletas
·         Jogral
·         Atividade xerocada com texto lacunado
·         Ditado mudo
Casa:
  • Atividade xerocada da música com interpretação escrita

Componentes da equipe:
·         Maria Eliene Pires Braga Roseira
·         Angela Maria da Rocha;
·         Renivalda Pacheico Reis santos;
·         Adailma B. Pereira
PLANEJAMENTO PNAIC - CICLO DA INFÂNCIA- 14/09/13
Turma – Multiciclada


Escola Municipal______________________________________________

Professora Alfabetizadora:________________________________ 3º Ano

Orientador de Estudo: Marivalda Carneiro da Silva

ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUA PORTUGUESA

Indicadores da aprendizagem/Princípios didáticos
  • Produz textos orais considerando o gêneros textuais – recado, convite, histórias em quadrinhos e cantigas;
  • Reconhece o gênero História em quadrinhos, sua função social, estrutura, circulação e suporte para este texto.
Temas/ conteúdos

  • Linguagem oral e escrita;
  • Leitura;
  • Gêneros textuais: História em quadrinhos.
Leitura Deleite
·         Leitura de uma história em quadrinho - tirinha
Estratégias didáticas
·         Acolhida;
·         Leitura deleite;
·         Retomada dos gêneros trabalhados - recado, convite e cantigas:
·         Apresentação de diferentes histórias em quadrinhos;
·         Leitura de uma história, pelo professor;
·         Comentários sobre os personagens, função social, circulação...;
·         Produção de História em quadrinhos – pelos alunos
·         Apresentação das Histórias produzidas;
·         Confecção de painel de história em quadrinhos na sala.
Atividade de classe e de casa
Classe:
·         Produção de histórias em quadrinhos;
·         Confecção de painel com as histórias produzidas;
·         Ditado imagmático.
Casa:
  • Pesquisar outras histórias em quadrinhos, fazer a leitura para socializar na aula seguinte.
Componentes da equipe:
·         Adalnisia Coelho Santos
·         Francilene Abraão Baquil de Oliveira
PLANEJAMENTO PNAIC - CICLO DA INFÂNCIA- 14/09/13
Turma – Multiciclada


Escola Municipal______________________________________________

Professora Alfabetizadora:______________________Educação Inclusiva

Orientador de Estudo: Marivalda Carneiro da Silva

ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUA PORTUGUESA

Indicadores da aprendizagem/Princípios didáticos
  • Identifica, com auxílio do professor, possíveis marcas, no texto, dos elementos constitutivos da organização interna de um gênero textual;
  • Reescreve texto a partir de modelo.
Temas/ conteúdos

  • Expressão oral e escrita;
  • Texto injuntivo: receita – Bolo de liquidificador.
Leitura Deleite
·         Advinhas sobre alimentos
Estratégias didáticas
·         Acolhida;
·         Leitura deleite – Advinhas;
·         Apresentação do  gênero textual – receita;
·         Discussão dos elementos constutivos da organização do texto;
·          Leitura do texto – Receita de Bolo de liquidificador;
·         Reescrita do texto;
·         Cruzadinas;
·         Ditado;
·         Realização da receita;
·         Degustação da receita.
Atividade de classe e de casa
Classe:
·         Leitura da receita,
·         Reescrita da receita;
·         Atividades xerocada com adaptações: ampliadas para baixa visão, braile para cegos e imagética/escrita para surdos e mudos.
Casa:
  • Pesquisa de outras receitas para confecção de um painel integrado na próxima aula.
Componentes da equipe:
·         Dênia Santana de Oliveira;
·         Carlos Antonio da Costa;
·         Claudiana de Santana Souza Bitencourt;
·         Carmen Lúcia Miranda Nepomucena.




Música – Borboleta

Xuxa

Era uma vez o azul do céu que pinta o papel e molha no mar
Era uma vez uma menininha uma princesinha querendo voar
Ela mistura o céu com sonho e fantasia
Ela imaginou que se transformaria em borboleta
Viajaria o mundo e não se cansaria e pousaria aonde houvesse alegria
A borboleta
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
Era uma vez o azul do céu que pinta o papel e molha no mar
Era uma vez uma menininha uma princesinha querendo voar
Ela mistura o céu com sonho e fantasia
Ela imaginou que se transformaria em borboleta
Viajaria o mundo e não se cansaria e pousaria aonde houvesse alegria
A borboleta
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
E asa ela ganhou pra longe ela voou foi colorindo tudo onde passou
voou foi colorindo tudo onde passou (3 X)



















História em Quadrinho - tirinhas

http://1.bp.blogspot.com/_7rqJTOz8xWs/TE5b7mfyCVI/AAAAAAAAAlQ/-zYlc3f-n8s/s640/mafalda372.jpg

http://ospassarinhos.files.wordpress.com/2011/07/239_small.jpg































AS BORBOLETAS

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam de muita luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então
Oh, que escuridão!






















Receita

Bolo de liquidificador

http://tdg.ibxk.com.br/images/recipes/000/011/252/22195/22195_highlight.jpg

Ingredientes
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 2 copos (requeijão) de açúcar
  • 2 copos (requeijão) de farinha de trigo
  • 1 copo (requeijão) de leite
  • 1 colher rasa de fermento em pó
Modo de Preparo
  1. Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e a margarina
  2. Depois acrescente a farinha o leite e o fermento em pó, bata novamente, coloque em uma forma untada com margarina e farinha de trigo, leve ao forno
  3. Obs Se preferir fazê-lo como massa de chocolate acrescente junto a farinha de trigo 1 copo (requeijão) de achocolatado em pó.



























Prima Vera

Flavia Savary

Abri a janela
Dei de cara
Com a primavera.

Veio pela sala,
Veio pela viela.

Subiu a ladeira,
Subiu a trepadeira.

Desceu a escada,
Desceu estabanada.

Virou a esquina,
Virou menina.

Não falo de primavera
Falo de Prima Vera?


Flávia Savary, Vinte Cantos de Sereia, Editora Dimensão, 2004.













Adivinhas de Alimentos
O que é que salta, dá um espirro e vira pelo avesso? (Pipoca)
Tem barba, mas não é homem; tem dente mas não é gente?  (Alho)
Nasce no mato, no mato se cria e só dá uma cria? (Bananeira)
O que é, o que é, que tem escama mas não é peixe, tem coroa mas não é rei? (Abacaxi)
O que é, o que é, um mundo verde onde a terra é vermelha e os habitantes são pretos? (Melancia)
O que é, o que é, uma comida que liga e desliga? (StrogOnOff)
Alto como torre, verde como couve, branco como papel, doce como mel e amargo como fel (Coco)
Que fruta se usa no trabalho? (Lima)
Estão em cima de um fio, pérolas sem furo, Deus é quem arruma e a pessoa desmancha. (Cacho de uvas)
O que é, o que é, a galinha no choco cachorro late? (Chocolate)
Eu sou uma coisa que desaparece no calor e permanece no frio. (Manteiga)
Uma lagoa com uma canoinha dentro (Ovo)
Tem pé mas não caminha, tem olho mas não vê, tem cabelo mas não penteia (Milho)






Nenhum comentário:

Postar um comentário