segunda-feira, 23 de setembro de 2013

 O LÚDICO NA SALA DE AULA - 2º ANO 





Programação


Orientadoras: Ivone Pinto dos Santos e Maria Beatriz de Sena Bastos
Data – 10/08/2013
Município: Alagoinhas
Horário: Matutino - das 08h às 12h
Vespertino – das 13h e 30min às 17h e 30min




Objetivos:

conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos didáticos;


compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos;


compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, bem como crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano da sala de aula;


conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.


  • socializar as atividades realizadas em sala de aula;
  • refletir sobre a prática pedagógica;

08h– Acolhida
  • Música ambiente
  • Entrega do mimo – ?
  • Leitura deleite “ O homem e o touro¨. ( slide)

8h e 15 min – Leitura do livro itinerante

08h e 30 min - Estudo teórico:
  • Dinâmica( quadrinhas ) para a formação de 05 grupos;
  • Os grupos terão 15 minutos para apresentarem de forma lúdica as ideias principais dos textos;
  • Grupo 01- Texto: O lúdico na sala de aula

  • Grupo 02 - O brincar e o jogar no ensino relativo
ao componente curricular Língua

Portuguesa e os recursos disponíveis
para um trabalho lúdico na sala de aula
.
  • Grupo 03 - texto: O ensino de História(s) e da
Matemática: em ritmo dos jogos

e das brincadeiras
.
  • Grupo 05 - A Matemática e os Jogos
.

9h e 30min – Apresentação dos grupos

10h - Intervalo

10h e 10 min – Continuação das apresentações

10h e 30min – Atividade em grupo para analisar os jogos distribuído pelo MEC.
  • Dinâmica ( trava- língua) para formação de 05 grupos;
  • Cada grupo receberá dois jogos para analisar e indicar outras possibilidades de atividades diferente do manual de instrução.
  • Apresentação dos grupos.

12h – Intervalo para almoço

13h e 30 min – Leitura deleite “A mulher que falava “pará choquez¨”

13h e 45 min - Planejamento.
  • Dinâmica para formação de grupo;
  • Planejar em grupo atividades lúdicas utilizando os jogos distribuído pelo MEC e outros;
  • Socialização.

15h - Socialização da atividade de casa.
  • Dinâmica (cata - vento) para formação de 05 grupos;
  • Em grupo será realizado a socialização da atividade da casa( relatório) e escolher um relato para apresentar.
  • Apresentação dos grupos.

16h e 30 min – Tarefa de casa – orientação
  • Desenvolver a aula planejada e apresentar no próximo encontro com um relatório reflexivo.
  • Ler o quadro dos “Direitos de aprendizagem em Matemática” e selecionar alguns jogos
que possam contemplar esses direitos.

  • Ler um dos textos da seção “Sugestões de leitura”; elaborar uma questão a ser discutida.

17h – Avaliação

17h e 10min - Mensagem final.














Nenhum comentário:

Postar um comentário