O LÚDICO NA SALA DE AULA - 2º ANO
Programação
Orientadoras:
Ivone Pinto dos Santos e Maria Beatriz de Sena Bastos
Data –
10/08/2013
Município:
Alagoinhas
Horário:
Matutino - das 08h às 12h
Vespertino
– das 13h e 30min às 17h e 30min
Objetivos:
conhecer a
importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando
jogos e planejando aulas em que os jogos sejam incluídos como
recursos didáticos;
• compreender a importância de organizar diferentes
agrupamentos em sala de aula, adequando os modos de organização da
turma aos objetivos pretendidos;
• compreender e desenvolver estratégias de inclusão
de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual,
bem como crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano da
sala de aula;
• conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo
Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que
tais materiais sejam usados.
- socializar as atividades realizadas em sala de aula;
- refletir sobre a prática pedagógica;
08h– Acolhida
- Música ambiente
- Entrega do mimo – ?
- Leitura deleite “ O homem e o touro¨. ( slide)
8h e 15 min – Leitura do livro itinerante
08h e 30 min - Estudo teórico:
- Dinâmica( quadrinhas ) para a formação de 05 grupos;
- Os grupos terão 15 minutos para apresentarem de forma lúdica as ideias principais dos textos;
- Grupo 01- Texto: O lúdico na sala de aula
- Grupo 02 - O brincar e o jogar no ensino relativo
ao componente curricular Língua
Portuguesa e os recursos disponíveis
para um trabalho lúdico na sala de aula
.
- Grupo 03 - texto: O ensino de História(s) e da
Matemática: em ritmo dos jogos
e das brincadeiras
.
- Grupo 05 - A Matemática e os Jogos
.
9h e 30min – Apresentação dos grupos
10h - Intervalo
10h e 10 min – Continuação das apresentações
10h e 30min – Atividade em grupo para analisar os
jogos distribuído pelo MEC.
- Dinâmica ( trava- língua) para formação de 05 grupos;
- Cada grupo receberá dois jogos para analisar e indicar outras possibilidades de atividades diferente do manual de instrução.
- Apresentação dos grupos.
12h – Intervalo para almoço
13h e 30 min – Leitura deleite “A mulher que falava
“pará choquez¨”
13h e 45 min - Planejamento.
- Dinâmica para formação de grupo;
- Planejar em grupo atividades lúdicas utilizando os jogos distribuído pelo MEC e outros;
- Socialização.
15h - Socialização da atividade de casa.
- Dinâmica (cata - vento) para formação de 05 grupos;
- Em grupo será realizado a socialização da atividade da casa( relatório) e escolher um relato para apresentar.
- Apresentação dos grupos.
16h e 30 min – Tarefa de casa – orientação
- Desenvolver a aula planejada e apresentar no próximo encontro com um relatório reflexivo.
- Ler o quadro dos “Direitos de aprendizagem em Matemática” e selecionar alguns jogos
que possam contemplar esses direitos.
- Ler um dos textos da seção “Sugestões de leitura”; elaborar uma questão a ser discutida.
17h – Avaliação
17h e 10min - Mensagem final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário