domingo, 22 de setembro de 2013

5ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES – PNAIC

A Exposição dos Cantinhos de Leitura fez muito sucesso tanto entre as alfabetizadoras do PNAIC quanto com as gestoras que estavam em formação do mesmo espaço. Confira nas imagens que segue.

5ª  FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES – PNAIC

TEMAS: Psicogênese da escrita e Cantinhos de Leitura
DATA: 13/07/13
LOCAL:  CEPA -  Centro de Formação Profissional de Alagoinhas

1. Acolhida(7h:30min)
1.1. Música: ABC do Sertão   -  Luiz Gonzaga
1.2.Entrega do mimo : ( Caixa amigo com um doce)
Elas ficaram animadas.
2. Leitura deleite: (7h40min)
2.1. “O touro e o homem” Gostaram muito da história e da dinâmica da leitura.
3.  Socialização da atividade de casa. (8h)
3.1 Sortear 3 professoras alfabetizadoras para socializar a tarefa
Na verdade a socialização foi realizada por 2 professoras e os comentários foram gerais sobre os problemas das turmas são bem parecidos.
4. Fundamentação teórica ( 8h 30min)
4.1. Sensibilização:  Dinâmica com Texto fatiado. Psicogênese da  escrita ( entregar fichas com partes do texto aos professores, pedir que identifiquem o nível de escrita referente ao que consta na ficha) . Formar grupos.
Elas ficarão muito agitadas queriam confirmar se estavam no grupo certo algumas estavam com duvidas, mas fizeram suas escolhas e conferiram no grupo.
4.2. Estudo do Texto em grupo  “ A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização.
4.3.Destacar trechos relevantes do texto.
 4.4. Socialização do texto aos colegas.
Elas apresentaram sugestões de atividades para trabalhar conforme orientação recebida e as sugestões apresentadas no módulo.
INTERVALO (10h)
5.  Apresentação de slides  – Sistema de escrita alfabética – SEA
 (10h20min)
5.1. Escrever o nome a partir do código apresentado
5.2.  Recortar os nomes da listas e sortear para fazer o amigo doce no vespertino.
Elas ficaram encantadas com a possibilidade de realizar a atividade com os alunos que vão adorar com os códigos apresentados.
5.3. Continuação do slides – SEA
Apresentamos os slides para fundamentar melhor o texto que foi estudado.
5.4. Sugestão de atividades aos professores. ( atividades P e B)
Elas gostaram das sugestões apresentadas que serão enviadas ao email coletivo da turma.
6.  Atividade extraclasse: (11:30h)
6.1.  Entrega da atividade de casa por escrito.( escolher uma obra literária para leitura e produção de uma sequência didática que  está no livro Unidade 3 do Ano 3. )
6.1.1. Solicitar um relato escrito de alguma atividade realizada para atender necessidades especiais dos alunos.
Orientamos a tividade de casa e acrescentamos a importância da criação dos cantinhos de leitura com fotos e identificação.
VESPERTINO
7. Acolhida: (13h30min)
7.1. Dinâmica para formar grupos. ( Trava línguas fatiadas para que elas reúnam o grupo)
Realização do Amigo doce que elas também gostaram, para realizar com os meninos para o dia dos amigos.
7.2. Audição de  “João Jiló” Contos e Causos
7.3.   Solicitar que  em grupos elas criem situações no ritmo do causo trabalhado João Jiló).
As apresentações foram gravadas em vídeos para apresentação na formação com a UFBA em Julho. Foi muito interessante a produção e a interação entre os grupos também.
8.  Fundamentação teórica (14:20)
8.1. Leitura de Texto – O ensino da ortografia no 3º ano 1º ciclo: o que devemos propor aos alunos no “último” ano da alfabetização?
8.2. Apresentação do slide – Ortografia definitivo
Após a leitura em grupos e a socialização apresentamos os slides que ajudou bastante na sugestão de atividades e para sanar algumas duvidas de algumas alfabetizadoras.
8.2.1. Apresentar alguns jogos da caixa recebida nas escolas  para as atividades propostas no planejamento. ( Caça  Rimas, Dado Sonoro, Bingo dos sons iniciais, Quem escreve sou eu).
Após apresentação dos jogos e explicação também sugerimos que elas já utilizem nos roteiros que farão a seguir.
8.3. Criar atividades para trabalhar com as correspondências regulares e irregulares
Estas atividades foram apresentadas nos roteiros elaborados pelos grupos.


Planejamento de uma atividade de Língua Portuguesa, por grupo utilizando o roteiro de aula.


Socializaram os roteiros que foram digitados e disponibilizado na terça-feira (16/07) no e-mail coletivo do grupo juntamente com todo material que foi utilizado na formação.

Vejam nas imagens















Nenhum comentário:

Postar um comentário