sábado, 28 de setembro de 2013

PROJETO - O CORPO HUMANO TRATADO E AMADO Turma do 3º Ano

ESCOLA  PROFESSORA ADALGISA SANTOS




                         PROJETO 

                         O CORPO HUMANO  TRATADO E AMADO
          






                                               Alagoinhas ,13 de Setembro 2013








“Uma cidade deve ser abastecida de alimento,
ter um sistema de transporte, livrar-se do 
seu lixo. 
Precisa também de um sistema de atendimento
 médico. Além disso, necessita de um 
governo que coordene estas e outras 
atividades.
Nosso corpo não é uma cidade,mas
também é formada por várias partes que trabalham 
juntas e garantem o bom funcionamento
do organismo.”

                                                                   Fernando Gewandsznajder.


Dessa forma o nosso corpo precisa ser tratado e amado.




SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVO GERAL
4 OBJETIVOS ESPECIFICO
5 METODOLOGIA
6 REFERÊNCIA




 1    APRESENTAÇÃO

O presente projeto foi direcionado aos alunos e toda comunidade escolar com o objetivo de apresentar uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada, buscando a integração da escola, família e sociedade, no sentido de conscientização para se  ter um corpo humano tratado e amado, como mostra os PCN's (1997) “O trabalho conjunto da escola com a família e demais  grupos de referência para o aluno é essencial.”

O mesmo será organizado de acordo com os subtemas de cada turma:

1º ano- Higiene Corporal
2º ano- Higiene Bucal
3º ano- Alimentação Saudável
4º ano- Vacinação Preventiva
5º ano- Sistema Reprodutor




 2 JUSTIFICATIVA

Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista  de ensinar a ler, escrever e tão somente com vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos.
Nessa visão de uma  educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades para estimular não só nos educandos, mas em toda comunidade escolar, uma aprendizagem efetiva e transformadora de atividades e hábitos de vida, pois a educação eficaz    é aquela  que favorece a formação de cidadãos críticos e bem informados, que tem habilidade e competências diversas para agir de forma eficiente em defesa da vida.. Como mostra Freire  (  2007 )
A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem [...] Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida.
 Portanto,  a Escola deve criar estratégias  que possam envolver não só a sua comunidade, como toda a sociedade nas questões que tratam dos cuidados da higiene corporal, higiene bucal, alimentação saudável, vacina preventiva e sistema reprodutor. De acordo com os PCN's ( 1997) “Para atender essa meta é necessário que o trabalho educativo tenha como referência as transformações próprias do crescimento e desenvolvimento humanos e promova  o desenvolvimento da consciência crítica em relação aos fatores que intervem positiva e negativamente.”
Assim, acreditamos que o Projeto O Corpo Humano Tratado e Amado irá contribuir de fato com o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas à promoção da saúde e melhoria na qualidade de vida de nossas crianças e toda comunidade. 

3 OBJETIVO GERAL 

Promover a saúde e a cultura da paz,além da conscientização dos alunos e toda comunidade escolar para o direito à saúde, sensibilizando-os para busca permanente da compreensão e utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde.


4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos,melhorando assim os índices de educação e de saúde de nossa comunidade;
Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na escola, e por onde eles forem;
Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas e cabelos;
Conscientizar os alunos e comunidade a adquirir bons hábitos alimentar;
Reconhecer os diferentes tipos de alimentos e suas funções;
Orientar a necessidade de manter em dias a caderneta de vacinação;
Reconhecer a importância da vacinação como prevenção de doenças;
Adotar hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
Identificar que o sistema reprodutor é essencial para a perpetuação da especie humana.

5- METODOLOGIA


O “Projeto O Corpo Humano Tratado e Amado” será desenvolvido  pela equipe docente e discente  da Escola Professora Adalgisa Santos, na 3ª unidade didática, com ações a serem desenvolvidas durante o período de 03 de julho a 20  de setembro. Segue algumas informações dos trabalhos que estão sendo desenvolvidas pelas turmas:


1º ano- Higiene Corporal


  • Dramatização com fantoche ;
  • Atividade de pinturas,colagem;
  • Músicas para trabalhar higiene corporal-lavar as mãos(castelo Ra-tim-bum),Ratinho tomando banho(Hélio Ziskind);
  • confecção de cartazes;


2º ano- Higiene Bucal


  • Fita de vídeo( Higiene Bucal e volta ao Mundo com Dr. Dentuço);
  • Desenho relacionado ao filme( higiene bucal);
  • Criação de histórias;
  • Alimentos saudáveis para os dentes ( salada de frutas);
  • Palestras;
  • Higienização bucal e aplicação de flúor;
  • Função de cada dente;
  • Confecção de cartazes;
  • Confecção de fantasias dos personagens( amigo e inimigos dos dentes);
  • Confecção da escova, da boca, do creme dental, e da caixa de fio dental;
  • Leitura e interpretação de textos sobre a higiene bucal;
  • Colagem das embalagens dos cremes dentais, escova, fio dental e figurinhas de como escovar os dentes corretamente;
  • Cantar as músicas do projeto;
  • Dramatização de como escovar os dentes corretamente;
  • Exposição dos trabalhos confeccionados;




3º ano- Alimentação saudável


  • Conversa e registro sobre alimentação preferida das crianças;
  • Palestra com profissional;
  • Pesquisa sobre alimentação saudável;
  • Leitura de textos informativos;
  • Confecção da pirâmide alimentar;
  • Preparação e degustação de alimentos saudáveis;
  • Confecção de cartazes( Rótulo de embalagens de alimentos);
  • Gráficos 
  • Leitura deleite( Camilão, o comilão,Muitas maneiras de viver, Pêra , uva ou maçã-Roseane Murray, O sanduíche da Maricota, Brinque-book)



4º ano- Vacina preventiva



  • Leitura de texto informativos;
  • Aula explicativa pelo professor;
  • Entrevistas com pessoas com mais de 20 anos;
  • Pesquisa feita pelo aluno;
  • Confecção de cartazes;
  • Estudo do calendário de vacinação;
  • Confecção do cartão de vacinação;



5º ano- Sistema Reprodutor


  • Leitura de textos informativos;
  • Aula explicativa pelo professor;
  • Vídeo- A Máquina da Vida: Sistema Reprodutor Masculino e Feminino;
  • Confecção de cartazes;
  • Filmagem do feto em desenvolvimento (ultrassonografia);
  • Pesquisa .






6 REFERÊNCIA



FREIRE, Paulo. Para Refletirmos. Disponível em:   http://espacompartilhado.blogspot.com.br/2007/10/para-refletirmos-frases-de-paulo-freire.html .Acesso em 05 ago. 2013

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências Nosso Corpo. 2.ed.  São Paulo: Ática,2004.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: meio ambiente, saúde/ Secretaria de Educação Fundamental.-Brasília,1997.





Nenhum comentário:

Postar um comentário