Relatório
da 4ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES- ANO 3 - PNAIC/2013
“Avaliação:
Direitos de aprendizagem” e “Planejamento e organização da rotina na
alfabetização”.
Orientadoras de Estudo: Ana Karine, Daiana Creudes, Marileia Torres e Rosana Pimentel
Turmas: 3º Ano
Pólo: Alagoinhas
Município: Alagoinhas
Formadora: Jeovana Lima
Coordenadora Municipal: Cristiane Mendes
Relatório
A quarta formação
aconteceu no dia oito de junho das 07h30min às 12h e das 13h30min às
17h. Tendo como tema “Avaliação: Direitos de aprendizagem” e “Planejamento e
organização da rotina na alfabetização”.
Tendo
com objetivos:
· Socializar a comparação dos direitos
de aprendizagem com os indicadores da aprendizagem (atividade de casa);
· Aprofundar conhecimentos sobre o
tema “Avaliação para inclusão: alfabetização para todos”;
· Ler e discutir o texto “Planejamento
do ensino: Princípios didáticos e modos de organização dos trabalhos
pedagógicos;
· Elaborar e socializar o
planejamento;
· Discutir sobre a importância da
rotina;
· Analisar o quadro de rotina,
planejar e socializar uma sequencia didática;
· Reconhecer a importância de
atividades de oralidade no processo de ensino e de aprendizagem.
Essa
formação foi significativa do ponto de vista de aprofundamento dos
conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento e
organizacional, pois os professores expressaram
as questões teóricas ao elaborar o planejamento onde realizaram a
análise e criaram proposta de organização de rotinas da alfabetização na
perspectiva do letramento. Demonstrando apropriação dos conhecimentos ao
socializar as atividades elaboradas nas quais estava claro a compreensão da
importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental ao planejar
situações que utiliza obras literárias em sala de aula.
Sendo relevante afirmar que as professoras
alfabetizadoras estão entusiasmadas e comprometidas com as formações
demonstrando através da participação, interação tanto na formação presencial
como nas atividades de casa que são sempre bem elaboradas levando em conta a
realidade de cada sala de aula. Considerando que o currículo é construído no
dia a dia dos professores e entendendo que o documento curricular constitui-se
de orientação que pode reger o trabalho do professor. As discussões sobre o
estudo dos textos a cada formação estão mais aprofundadas relacionando teoria e
prática possibilitando avanços nas questões teóricas metodológicas.
Quanto
à organização do tempo: Os professores são recebidos com um mimo dando as boas
vindas, em seguida é realizada a leitura deleite e feito alguns comentários
sobre a leitura, a leitura do caderno de memória feita pelo professor
alfabetizador esse momento é exitoso, pois
permite uma avaliação dos trabalhos realizados de forma lúdica;
fundamentação teórica(estudo dos textos), e o momento a escola que faz- é a
socialização da atividade extra classe, entrega da comanda com os enunciados
das atividades extra classe e explicação dos mesmos, entrega do instrumento de
planejamento do roteiro das aulas de língua portuguesa:
·
Leitura
deleite;
·
Temas/conteúdos
das aulas;
·
Indicadores
da aprendizagem;
·
Estratégias
didáticas (sequência didática, procedimentos passo a passo da atividade).
Diante do exposto
entendo que a cada formação estamos avançando do ponto de vista da compreensão
da proposta do PNAIC, levando em consideração a relação teoria e pratica sobre
a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
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