domingo, 22 de setembro de 2013

4ª Formação do PNAIC em Alagoinhas - Ano 3

Relatório da 4ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES- ANO 3 - PNAIC/2013

“Avaliação: Direitos de aprendizagem” e “Planejamento e organização da rotina na alfabetização”.
Orientadoras de Estudo: Ana Karine, Daiana Creudes, Marileia Torres  e Rosana Pimentel
Turmas:  3º Ano
            Pólo: Alagoinhas
            Município: Alagoinhas
            Formadora: Jeovana Lima
            Coordenadora Municipal: Cristiane  Mendes

Relatório
A quarta  formação  aconteceu no dia oito de junho das 07h30min às 12h e das 13h30min às 17h. Tendo como tema “Avaliação: Direitos de aprendizagem” e “Planejamento e organização da rotina na alfabetização”.
 Tendo  com  objetivos:
·      Socializar a comparação dos direitos de aprendizagem com os indicadores da aprendizagem (atividade de casa);
·      Aprofundar conhecimentos sobre o tema “Avaliação para inclusão: alfabetização para todos”;
·      Ler e discutir o texto “Planejamento do ensino: Princípios didáticos e modos de organização dos trabalhos pedagógicos;
·      Elaborar e socializar o planejamento;
·      Discutir sobre a importância da rotina;
·      Analisar o quadro de rotina, planejar e socializar uma sequencia didática; 
·      Reconhecer a importância de atividades de oralidade no processo de ensino e de aprendizagem.
Essa formação foi significativa do ponto de vista de aprofundamento dos conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento e organizacional, pois os professores expressaram  as questões teóricas ao elaborar o planejamento onde realizaram a análise e criaram proposta de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento. Demonstrando apropriação dos conhecimentos ao socializar as atividades elaboradas nas quais estava claro a compreensão da importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental ao planejar situações que utiliza obras literárias em sala de aula.
     Sendo relevante afirmar que as professoras alfabetizadoras estão entusiasmadas e comprometidas com as formações demonstrando através da participação, interação tanto na formação presencial como nas atividades de casa que são sempre bem elaboradas levando em conta a realidade de cada sala de aula. Considerando que o currículo é construído no dia a dia dos professores e entendendo que o documento curricular constitui-se de orientação que pode reger o trabalho do professor. As discussões sobre o estudo dos textos a cada formação estão mais aprofundadas relacionando teoria e prática possibilitando avanços nas questões teóricas metodológicas.
Quanto à organização do tempo: Os professores são recebidos com um mimo dando as boas vindas, em seguida é realizada a leitura deleite e feito alguns comentários sobre a leitura, a leitura do caderno de memória feita pelo professor alfabetizador esse momento é exitoso, pois  permite uma avaliação dos trabalhos realizados de forma lúdica; fundamentação teórica(estudo dos textos), e o momento a escola que faz- é a socialização da atividade extra classe, entrega da comanda com os enunciados das atividades extra classe e explicação dos mesmos, entrega do instrumento de planejamento do roteiro das aulas de língua portuguesa:
·         Leitura deleite;
·         Temas/conteúdos das aulas;
·         Indicadores da aprendizagem;
·         Estratégias didáticas (sequência didática, procedimentos passo a passo da atividade).
Diante do exposto entendo que a cada formação estamos avançando do ponto de vista da compreensão da proposta do PNAIC, levando em consideração a relação teoria e pratica sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.


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