domingo, 22 de setembro de 2013

Ludicidade - Vamos brincar de reinventar histórias. - 6ª Formação do 3º Ano

Relatório  da 6ª Formação  PNAIC/2013

Ludicidade - Vamos brincar de reinventar histórias.

TURMAS : Ano 3
DATA: 10/08/13
LOCAL: CEPA
HORÁRIO: 07h30min às 12h/13:30min às 17h
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Ana Karine, Daiana Creudes, Marileia Torres e Rosana Pimentel. 
COORDENAÇÃO: Cristiane  Mendes

OBJETIVOS:
  • conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos didáticos;
         compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula,adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos;
         compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual,auditiva, motora e intelectual, bem como crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano da sala de aula;
  • conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
                                   Relatório da formação em 10/08/13     
                                               
Recebemos as  professoras alfabetizadoras com a  Música:  Brincadeira de Criança -  Grupo Molejo e entregamos o mimo que foi um  Prendedor de atividades.Realizamos uma sequência  de Brincadeiras ( Três, três passarão, Boca de Forno, Amarelinha para relembrar as brincadeiras da infância e resgatar algumas já esquecidas na memória.

Na Leitura deleite usamos  o poema . Inda quero Amarelinha -  Vânia Viana que foi mais uma oportunidade para relembrar algumas brincadeiras.


Na socialização da atividade de casa 3 professoras apresentaram :
  • a pró Mirian trabalhou com a fábula - A rã invejosa e o uso de p e b, trava línguas cantado e fatiado. Para composição de texto ela trabalhou com o livro de Ciça O trava línguas, utilizou o Bingo com palavras  com “ m” antes de p e b.
  • a pró Maria Telma trabalho com o livro Chapeuzinhos coloridos durante 15 dias e em seguida os alunos criaram a história Chapeuzinho cor de rosa  e fizeram um livro com ilustrações e capa.
  • A pró Domingas da Educação Inclusiva trabalhou com o texto O touro e o homem porque tem o recurso visual  e permite que o aluno participe da leitura do texto. E em seguida eles representaram com imagens o texto trabalhado. São alunos de baixa visão e trabalham mais com a oralidade.
Foi muito importante o relato da professora para trocar experiência com as demais.

A  Fundamentação teórica trabalhamos com grupos  formados a partir da dança com olhos fechados ao som da música  Sítio do Pica Pau Amarelo. Após estudo do texto em grupo   - A criança que brinca, aprende? As professoras fizeram uma  síntese escrita no cartaz para apresentar ao grupo. O trabalho foi maravilhoso porque mesmo trabalhando em grupos separados as apresentações se complementaram .
Após o intervalo para o lanche retornamos com o slide – Brincadeiras  e em seguida o de  Direitos de Aprendizagem em Matemática  também.
Nos comentários percebemos que os Direitos de Matemática  são parecidos com os nosso Indicadores de Aprendizagem.
ara finalizar a parte da manhã orientamos a tarefa para casa e relembramos das fotos do Cantinho de Leitura para enviar ao MEC. Salvamos as fotos das professoras que levaram no Pen Drive e orientamos algumas que levaram impressa para encaminhar as fotos para nosso e-mail coletivo.

VESPERTINO

Retornamos no horário e acolhemos as professoras com o  poema  - Ciranda da bailarina   - Cecília Meireles e nos comentários relembramos que uma analise da bailarina nos leva a pensar em necessidades especiais.
Para entrar no clima do Folclore na  Leitura deleite ouvimos  – A Lenda do curupira , as professoras ficaram curiosas e inquietas para obter o áudio e trabalhar com os alunos e relembramos a importância de ouvir a explicação  após a lenda que fala do Curupira como protetor da floresta e não algo negativo, atentando para a preservação do Meio Ambiente.
Na fundamentação teórica  realizamos a leitura do texto – A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. Em seguida apresentamos o vídeo  Planejando a atividade lúdica para dar subsídios para o planejamento que será realizado a seguir. Apresentamos também  os jogos da caixa recebida nas escolas  para as atividades propostas no planejamento e como sugestão levei um jogo feito com as adivinhas, e 2 jogos da memória utilizando palavras  e imagens, os jogos foram sorteados  apedido das professoras.
Abrimos mão do intervalo para realizar o planejamento das atividades e olhar melhor os jogos e as sugestões de atividades que elas receberam com o prendedor de atividades para aproveitar no planejamento .
Cada grupo socializou o roteiro elaborado que será enviado ao e-mail coletivo para que todas tenha acesso.
Realizamos  a avaliação da formação e muitas professoras alfabetizadoras  agradeceram pelas sugestões e pelo material disponibilizado. 
Finalizamos ouvindo a música A bailarina de Lucinha Lins. A mensagem final foi o vídeo Aprender é divertido.

Seguem alguns Cantinhos de Leitura nas Escolas Municipais de Alagoinhas.





Jogo




Um dos paineis da sala  na 6ª Formação

Sugestão de Daiana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário