Relatório da 6ª Formação PNAIC/2013
Ludicidade - Vamos brincar de reinventar histórias.
TURMAS : Ano 3
DATA: 10/08/13
LOCAL: CEPA
HORÁRIO:
07h30min às 12h/13:30min às 17h
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Ana Karine, Daiana Creudes, Marileia Torres e Rosana
Pimentel.
COORDENAÇÃO:
Cristiane Mendes
OBJETIVOS:
- conhecer a importância do
uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de
Escrita Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando aulas em que os
jogos sejam incluídos como recursos didáticos;
•
compreender a importância de
organizar diferentes agrupamentos em sala de aula,adequando os modos de
organização da turma aos objetivos pretendidos;
•
compreender e desenvolver
estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual,auditiva, motora e
intelectual, bem como crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano da
sala de aula;
- conhecer os
recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações
didáticas em que tais materiais sejam usados.
Relatório da
formação em 10/08/13
Na Leitura deleite usamos o poema . Inda quero Amarelinha - Vânia Viana que foi mais uma oportunidade para relembrar algumas brincadeiras.
Na socialização da atividade de casa 3
professoras apresentaram :
- a pró Mirian trabalhou com a fábula - A rã invejosa e o uso de p e b,
trava línguas cantado e fatiado. Para composição de texto ela trabalhou
com o livro de Ciça O trava línguas, utilizou o Bingo com palavras com “ m” antes de p e b.
- a pró Maria Telma trabalho com o livro Chapeuzinhos coloridos durante 15
dias e em seguida os alunos criaram a história Chapeuzinho cor de
rosa e fizeram um livro com
ilustrações e capa.
- A pró Domingas da Educação Inclusiva
trabalhou com o texto O touro e o
homem porque tem o recurso visual
e permite que o aluno participe da leitura do texto. E em seguida
eles representaram com imagens o texto trabalhado. São alunos de baixa
visão e trabalham mais com a oralidade.
Foi muito importante o relato
da professora para trocar experiência com as demais.
Após o intervalo para o lanche retornamos com o slide – Brincadeiras e em seguida o de Direitos de Aprendizagem em Matemática também.
Nos comentários percebemos que os Direitos de Matemática são parecidos com os nosso Indicadores de Aprendizagem.
ara finalizar a parte da manhã orientamos a tarefa para casa e relembramos das fotos do Cantinho de Leitura para enviar ao MEC. Salvamos as fotos das professoras que levaram no Pen Drive e orientamos algumas que levaram impressa para encaminhar as fotos para nosso e-mail coletivo.
VESPERTINO
Retornamos no horário e acolhemos as professoras com o poema - Ciranda da bailarina - Cecília Meireles e nos comentários relembramos que uma analise da bailarina nos leva a pensar em necessidades especiais.
Para entrar no clima do Folclore na Leitura deleite ouvimos – A Lenda do curupira , as professoras ficaram curiosas e inquietas para obter o áudio e trabalhar com os alunos e relembramos a importância de ouvir a explicação após a lenda que fala do Curupira como protetor da floresta e não algo negativo, atentando para a preservação do Meio Ambiente.
Na fundamentação teórica realizamos a leitura do texto – A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. Em seguida apresentamos o vídeo Planejando a atividade lúdica para dar subsídios para o planejamento que será realizado a seguir. Apresentamos também os jogos da caixa recebida nas escolas para as atividades propostas no planejamento e como sugestão levei um jogo feito com as adivinhas, e 2 jogos da memória utilizando palavras e imagens, os jogos foram sorteados apedido das professoras.
Abrimos mão do intervalo para realizar o planejamento das atividades e olhar melhor os jogos e as sugestões de atividades que elas receberam com o prendedor de atividades para aproveitar no planejamento .
Cada grupo socializou o roteiro elaborado que será enviado ao e-mail coletivo para que todas tenha acesso.
Realizamos a avaliação da formação e muitas professoras alfabetizadoras agradeceram pelas sugestões e pelo material disponibilizado.
Finalizamos ouvindo a música A bailarina de Lucinha Lins. A mensagem final foi o vídeo Aprender é divertido.
Seguem alguns Cantinhos de Leitura nas Escolas Municipais de Alagoinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário