MEMÓRIA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO - 2º ANO
Formadora:
Jeovana Alves de Lima Oliveira
Pólo:
Alagoinhas / 2013
Orientador(a)
de Estudo: Ivone Pinto dos Santos e Maria Beatriz de Sena Bastos
A segunda formação PNAIC do dia 18/05/2013 teve como tema principal
“Memória, currículo e avaliação”. Nesse encontro esperamos as
colegas com a sala arrumada. Utilizamos o Portal da leitura, contendo
diversos portadores de textos, cantinho da leitura confeccionado
pelas colegas da escola municipalizada Adalgisa Santos e música
ambiente. Nesse clima acolhedor entregamos para cada cursista um mimo
- marcador de texto – contendo uma borboleta seguido de um poema de
Mário Quintana, intitulado “Borboletas”.
Iniciamos os trabalhos falando sobre a origem da história oral, que
é tão antiga como a própria História e discorremos sobre o grego
Heródoto que viveu no Século V a.c, e que era considerado “o pai
da história”. Para reforçar o papel da oralidade na construção
da identidade histórica de um povo, nos deliciamos com um trecho do
filme nacional, lançado em 2003: Narradores de Javé.
Para fazer a leitura do livro de memória itinerante contamos com a
alfabetizadora Amada, que é referência no município de Alagoinhas.
Em seguida, foi socializada pelas cursistas a tarefa de casa,
acompanhadas de relatório, relatos escritos e fotos da turma na sala
de aula. Esse momento foi de grande relevância para todas nós, pois
pudemos contemplar através de cada trabalho apresentado, o empenho
das alfabetizadoras em pró da melhoria da sua prática pedagógica.
Utilizamos dinâmica para dividir a turma em grupos para o estudo do
texto: “Currículo no ciclo de alfabetização” e “Avaliação
na alfabetização”. O texto para deleite foi “A primavera da
Lagarta” de Ruth Rocha. A turma gostou bastante do texto.
O planejamento foi realizado com sucesso. Dadas as orientações para
a tarefa de casa, avaliamos o nosso dia de trabalho e passamos um
vídeo com a mensagem final “A lição da borboleta” (autor
desconhecido). Através desse texto, aproveitamos para reforçar que
as coisas precisam ser feitas no tempo certo, tais como:
planejamento, aplicação do mesmo, avaliação e, sobretudo o
registro. Sabemos com base no que temos estudado até aqui, que cada
criança tem seu tempo de aprender e temos que respeitar esse tempo,
sendo pacientes e atentos.
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