segunda-feira, 23 de setembro de 2013


MEMÓRIA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO -  2º ANO


Formadora: Jeovana Alves de Lima Oliveira
Pólo: Alagoinhas / 2013
Orientador(a) de Estudo: Ivone Pinto dos Santos e Maria Beatriz de Sena Bastos


A segunda formação PNAIC do dia 18/05/2013 teve como tema principal “Memória, currículo e avaliação”. Nesse encontro esperamos as colegas com a sala arrumada. Utilizamos o Portal da leitura, contendo diversos portadores de textos, cantinho da leitura confeccionado pelas colegas da escola municipalizada Adalgisa Santos e música ambiente. Nesse clima acolhedor entregamos para cada cursista um mimo - marcador de texto – contendo uma borboleta seguido de um poema de Mário Quintana, intitulado “Borboletas”.

Iniciamos os trabalhos falando sobre a origem da história oral, que é tão antiga como a própria História e discorremos sobre o grego Heródoto que viveu no Século V a.c, e que era considerado “o pai da história”. Para reforçar o papel da oralidade na construção da identidade histórica de um povo, nos deliciamos com um trecho do filme nacional, lançado em 2003: Narradores de Javé.

Para fazer a leitura do livro de memória itinerante contamos com a alfabetizadora Amada, que é referência no município de Alagoinhas. Em seguida, foi socializada pelas cursistas a tarefa de casa, acompanhadas de relatório, relatos escritos e fotos da turma na sala de aula. Esse momento foi de grande relevância para todas nós, pois pudemos contemplar através de cada trabalho apresentado, o empenho das alfabetizadoras em pró da melhoria da sua prática pedagógica.

Utilizamos dinâmica para dividir a turma em grupos para o estudo do texto: “Currículo no ciclo de alfabetização” e “Avaliação na alfabetização”. O texto para deleite foi “A primavera da Lagarta” de Ruth Rocha. A turma gostou bastante do texto.

O planejamento foi realizado com sucesso. Dadas as orientações para a tarefa de casa, avaliamos o nosso dia de trabalho e passamos um vídeo com a mensagem final “A lição da borboleta” (autor desconhecido). Através desse texto, aproveitamos para reforçar que as coisas precisam ser feitas no tempo certo, tais como: planejamento, aplicação do mesmo, avaliação e, sobretudo o registro. Sabemos com base no que temos estudado até aqui, que cada criança tem seu tempo de aprender e temos que respeitar esse tempo, sendo pacientes e atentos.

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