domingo, 22 de setembro de 2013

O Lançamento do PNAIC em Alagoinhas




Após a Formação com a UFBA a  preocupação do grupo então foi se organizar para estudar, pesquisar e realizar o Lançamento do PNAIC e as Formações com as professoras alfabetizadoras. Depois de muitos encontros para estudos, planejamentos finalmente a data do Lançamento 12/04/13.
O grupo mostrou que não foi selecionado para brincar e com muita criatividade realiza um grande evento na Câmara de Vereadores. Pensa que acabou assim? Que nada foi só o começo! Na tarde deste mesmo dia, lá estavam elas 13:30 min na Escola Municipal Ministro Marco Maciel para realizar a 1ª Formação com as professoras alfabetizadoras. E no sábado seguinte o grupo mais uma vez mostrou que Educação se faz com compromisso e responsabilidade. Continuamos em formação e desta fez até às 13h.
Concluímos às 13:30min com a sensação de que valeu a pena.
Vejam algumas imagens do lançamento







Imagens da formação em Abril







Relato da 1ª e 2ª Formação do PNAIC em Alagoinhas referentes ao meses de março e abril de 2013.
Turmas do 3º Ano
Orientadoras de estudo - Ana Karine, Daiana Creudes, Marileia e Rosana Pimentel

No dia 12/04/13 iniciamos  às 13:40min e recebemos as professoras com o kit alfabetizador ( caderno, lápis, caneta e uma pasta) e seguimos  com a dinâmica Constelação de estrelas na qual as professoras confeccionaram uma bandeira tematizada e apresentaram se ao grupo. Em seguida na Leitura Deleite ouvimos a mensagem Estrelas e Cometas.  Após alguns comentários sobre a importância de cada uma no PNAIC realizamos o levantamento das expectativas quanto ao Pacto através de um mural no qual elas receberam uma comanda Pergunte a sua estrela guia a onde andaria seu sonho encantado e formaram um mural. Dentre as respostas  muitas esperam melhorar a prática em sala de aula.
Para formação de grupos utilizamos o critério da cor das estrelas que elas receberam para confeccionar o mural anterior. Em grupos elas elaboraram os combinados e socializaram aos colegas ficando os seguintes itens( cumprimento dos horários, realização das atividades de casa, leitura do material quando solicitado, registro no caderno de memória, fala organizada, lanche coletivo,e verificação do e-mail coletivo) . Distribuimos  para elas uma cópia das atribuições do professor alfabetizador . Apresentamos  o Caderno de Memórias itinerante e elegemos uma representante para  levá-lo para casa e apresentar na próxima formação.
Nas equipes anteriores realizamos a leitura do texto de Magda Soares A reinvenção da alfabetização e elas apresentaram  com fichas coloridas 4 palavras chaves e socializaram com o grupo.
Distribuímos as fichas de avaliação ao som da música Aquarela de Touquinho. E salientamos que no dia seguinte iniciaremos as 07h:30min e lembramos o lanche coletivo porque ficaremos até às 13h:30min.

No dia 13/04/13 recebemos as professoras alfabetizadoras ao som da música Doce Mel da Xuxa. Em seguida realizamos a leitura deleite a história Bruxa, bruxa, venha a minha festa – Ander Druce (slides) Fizemos uma retomada do slides Alfabetizar Letrando para sistematizar e relembrar o tema da tarde anterior e logo em seguida refletimos sobre a utilização da história na escola e vimos o vídeo Bruxa, bruxa, venha a minha festa.

Apresentamos o slides sobre Letramento Literário e falamos da importância do trabalho com os  vários Gêneros textuais também  e lembrar que no reconto da história devemos ser fiel ao texto original. Após os comentários das alfabetizadoras  iniciamos o planejamento das atividades que foi escolher um livro literário ou a apresentada e prepara  um roteiro em seguida os roteiros foram socializados no grupo.
Apresentamos um roteiro das aulas de Língua Portuguesa com:
·         Leitura Deleite;
·         Temas/ Conteúdos;
·         Indicadores de aprendizagem;
·         Atividade de Classe/ casa
Solicitamos a atividade de casa que foi realizar a atividade planejada e trazer o roteiro com um relatório da aula e as produções dos alunos, realizar alguns registros sobre sua prática pedagógica como avanços, dificuldades e reflexões e fotos se for possível.
Aplicamos o instrumento de avaliação e encerramos com a mensagem Pacto  com a Felicidade de Drummond de Andrade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário