sábado, 28 de setembro de 2013

Planejamento escolar - Turmas do 1º Ano

ATIVIDADE DO ANO 1º- 18/05/2013 - 2ª FORMAÇÃO

ORIENTADORES DE ESTUDO: MARILSA LOPES DOS SANTOS/ QUEILA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA

COORDENADOR MUNICIPAL: CRISTIANE MENDES

MÓDULO 02: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa

OBJETIVOS:
ü     Entender a concepção de Alfabetização na perspectiva do letramento;
ü     Aprofundar a compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da Educação Especial e diferentes concepções de Alfabetização;
ü     Socializar atividades realizadas na sala de aula.
PROGRAMAÇÃO
Iniciamos a formação recebendo as alfabetizadores com música ambiente as “Borboletas”: Adriana Calcanhoto, em seguida entregamos o mimo  “marcador  de texto”  e o  cartão  com leitura do trecho: “Borboletas” - Mario Quintana.
Foi realizada a leitura do caderno de memórias itinerantes. Com leitura deleite lemos “A menina que odiava livros” de Manjusha Pawagi, Jeanne Franson e refletimos sobre o mesmo.
Houve a socialização da atividade de casa: análise de situações de sala de aula/ análise de atividades dos alunos onde foram feitas algumas observações.
Iniciando a conversa” – Estudo teórico
A turma foi organizadas em 4  grupos os quais receberam os textos:         
Currículo do ciclo de Alfabetização: princípios gerais; e Concepções no ciclo de Alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. Foi entregue  uma ficha síntese  para que as idéias principais dos textos o que fosse registradas e  em seguida  cada grupo fez a socialização para a plenária.

Trabalhamos vídeo: “O que define um currículo de qualidade” – Kátia Smoleb.
Ainda trabalhamos o vídeo “Leitura e produção” de textos na Alfabetização onde debatemos sobre aspectos relevantes considerando aspectos positivos e negativos dos mesmo.

Demos continuidade com o Planejamento em grupo, onde foi feita a orientação de como sistematizar cada etapa do plano e em seguida a socialização do mesmo pelos grupos com as necessárias pelo orientador de estudo.
Após o planejamento foi feito a orientação da atividade de casa que foi estruturada da seguinte forma:

ü     Comparar os quadros de “Direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa” com o documento curricular do município.

ü     Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal; preencher o quadro de “Acompanhamento de aprendizagem” e o quadro de “Perfil de grupo”.
ü     Analisar o livro didático utilizado; selecionar algumas atividades e relacionar aos quadros de “Direitos de aprendizagem”.

Para não finalizar apresentamos o “Vídeo: Borboletas” de Maria Quintana, acreditando que as professoras alfabetizadoras sintam o desejo de voltar.













Nenhum comentário:

Postar um comentário