quarta-feira, 25 de setembro de 2013

7ª Formação - Gêneros textuais - 3º Ano

RELATÓRIO  DA 7ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES- PNAIC/2013

Gêneros textuais

DATA: 14/09/13
Turmas: 3º Ano
LOCAL: Escola Municipal Irene Andrade / Alagoinhas
HORÁRIO: 07h30min às 12h/13:30min às 17h
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Ana Karine, Daiana Creudes, Marileia, Rosana Pimentel.
COORDENAÇÃO: Cristiane  Mendes

Objetivos:
·  Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com  aprofundamento de estudos utilizando, sobretudo, as obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados pelo MEC;
• Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.                                                                                   

Acolhemos as alfabetizadoras ao som da música Bom dia de Zizi Possi e entregamos uma flor de jujuba como mimo  lembrando a chegada da primavera. Em seguida entregamos um crachá com diferentes gêneros textuais para cada uma. Para tornar nossa atividade mais animada produzimos um painel com algumas flores produzidas pelas professoras. Inicialmente eles não queriam corta as flores, mas cortaram e se animara quando foi solicitado para dançar e formar duplas e trocar parte da flor com a colega ao som da música Bom dia de Zizi Possi, dançamos e trocamos mais uma fez formando grupos de 4 ou 5 pessoas e realizamos outra troca. Em seguida montamos o painel com o Titulo -  Ser diferente é normal. Apesar das flores estarem mais coloridas diferentes não perderam seu encanto, sua beleza nem a sua essência de ser flor. Elas ficaram animadas para realizar a dinâmica com os alunos em sala de aula e a sugestão e que se faça em equipes  para que cada sala escola fique com jardins diferentes também.
Para a socialização do trabalhos realizados nas escolas utilizei a dinâmica envolvendo as flores de jujuba que entregamos inicialmente as 3 professoras que receberam as flores diferentes com as pétalas coloridas apresentaram o relato: a professora Rosenilde trabalhou a história do lobo e produziu com os meninos uma  receita a Leitura deleite foi a história  Cuidado com o menino, e trabalhou com o livro  Lendas e   Folclore recebido na caixa do acervo do  PNAIC e produziu um teatro de Fantoche  com os personagens produzidos pelos  alunos  e apresentados aos colegas o cenário foi produzido pela professora com os alunos em uma caixa que foi colada no encosto da cadeira e permitia que eles apresentassem sem aparecer. Foi muito divertido e gratificante realizar este trabalho com os alunos. A professora Marinalva trabalhou com lendas, com cordel, cantigas de roda e trava línguas o produto final foi a produção de um livro com os gêneros trabalhados sobre o folclore. A terceira professora foi Maria Telma que trabalhou com o Livro Viviane de pijama e fizeram a construção de um convite com palavras recortadas de revistas , jornais, embalagens de produtos . Convite para festejar o folclore na escola. A professora Antônia Pimentel leu o registro feito no caderno de  memória itinerante sobre a formação passada.
Logo após expliquei e lemos  os objetivos da nossa formação e a importância de trabalharmos com os Gêneros textuais na escola para que nossas crianças sintam prazer de ler e reconhecer qualquer gênero textual no seu cotidiano. Solicitei que olhassem o crachá recebido e encontrassem um companheiro que tenha o mesmo gênero textual. Ao formarem as duplas elas apresentaram o gênero de cada dupla ao grupo para que todas se lembrem da grande variedade que existem e que às vezes passam despercebido ou nem são levados para sala de aula. Para realizar o estudo do texto teórico solicitamos que elas formassem grupos através da cor do cordão do crachá para assim garantir a diversidade de Gêneros textuais em cada equipe. Saímos para o intervalo  e já retornamos para a leitura do texto e a produção de um Gênero que falasse sobre o texto lido. A primeira equipe a socializar apresentou a Oração Alfabetizadora, a segunda equipe apresentou um cordel e a terceira fez o  Cardápio do Restaurante Viva a Leitura. Foi muito emocionante. Logo em seguida apresentei o Slide - Gêneros textuais na escola e fizemos alguns comentários e apresentamos algumas sugestões de gêneros textuais orais que podem ser trabalhados na escola para reforça que também precisamos trabalhar a oralidade com os alunos . Orientamos atividade que será realizada em casa  e solicitamos a leitura do texto da página 12 à 28 que são relatos realizados para que elas percebam a importância dos mesmos para sua prática e sua reflexão pedagógica. O próximo relato será como o texto lido contribuiu para realizar a atividade Brincando de Poesia e aplicar o planejamento que será realizado no vespertino. Saímos para o almoço.
Retornamos às 13:30 porque muitas pessoas ficaram na escola. Uma colega fez um caruru e isto garantiu o cumprimento do horário. A acolhida foi realizada com apresentação do Sussurador com algumas poesias e a importância de se trabalhar com a poesia na escola.  A  Leitura deleite do vídeo Menina bonita do laço de fita,  ficou mais interessante porque trata das diferenças  e as alfabetizadoras fizeram vários comentários como os alunos se identificam, resgatando as semelhanças e diferenças na família.
Em seguida nos mesmos  grupos formados pela manhã realizamos a leitura do texto – Os diferentes gêneros e sua relação com as áreas de conhecimento: ampliando as possibilidades e em seguida apresentamos o slides Poesia na escola e a o slide com a Proposta de se trabalhar com a poesia Paraíso de José Paulo Paes e a música  Se esta rua fosse minha produzir uma maquete da rua imaginada pelos alunos e trabalhar alguns gêneros textuais propostos na atividade. Apresentamos o Slides Brincando de poesia que foi encaminhado para o e-mail das alfabetizadoras. Partimos para o Planejamento das atividades e a socialização para o grupo.
O encerramento foi uma produção da equipe de Lucíola, Maria Telma, Luza Karla, Antônia Pimentel, Simone.
Esta formação foi maravilhosa muita produção e criatividade vale a pena cada atividade realizada e o resultado nas escolas também.

Receita de Sucesso
Ingredientes:
1 Kg de paciência.
2 Kg de responsabilidade.
1 Kg de participação.
½ Kg de animação
½ Kg de respeito.
1 litro de doçura.
250gr de saber.
1 pitada de bom senso.
½ dúzia de amor.

Modo de preparo:
Misture paciência, participação e responsabilidade e acrescente 1 l de doçura juntamente com o respeito, coloque um pitada de bom senso  com o saber e por fim adicione a meia dúzia de amor.
Coloque na sala de aula recheada de alunos, untada com um pouco de beleza e leve a sala em banho Maria por 200 dias letivos.
Rendimentos 25 porções.
Por: Lucíola, Maria Telma, Luza Karla, Antônia Pimentel, Simone.


 Vejam as imagens





Varal  de Gêneros textuais.

Painel Ser diferente é normal.

Pró Mª Telma apresentando sua experiência.

Cartaz produzido Bilhete

Sequência com a música ABC do Sertão

Sussurrador  fez muito sucesso.

Música  

Professora Patrícia apresentando experiência

Sussurradores produzidos.

História sanfonada

Jogos com a História do Três Porquinhos

Apresentação para Jeovana do jogo

Orientadoras do PNAIC Alagoinhas

Mural de Gêneros textuais


Pró preparando o cartaz.

Mural de Daiana

Cantinho de Leitura


Refletindo sobre alguns pontos

Será sempre um  prazer trabalhar com as alfabetizadoras e perceber que muitas dúvidas  foram esclarecidas e muitas sugestões são colocadas em prática nas escolas.

Acreditamos que a maior dificuldade das nossas educadoras são por não dominarem as TIC’s - Tecnologias  de Informação e Comunicação e por tal motivo muitas ficaram sem realizar avaliações no SISPACTO, tiveram suas senhas bloqueadas e foram prejudicadas.
Algumas não tinha como acessar o ambiente por não disponibilizar de computador  em casa e na escola. Na medida do possível realizamos o atendimento individual na SEDUC.

Podemos concluir que se faz necessário e urgente uma formação básica para uso do computador, enviar e receber um e-mail. Na verdade muitas das professoras não possuíam nem  e-mail e alguns  foram criados pela coordenação local ou com a nossa orientação na SEDUC. Até as fotografia digitais elas tiveram dificuldades para encaminhar ou levar no Pen drive por não saberem como fazer a transferência da máquina ou do celular para salvar e arquivar.

Finalmente estamos preparando a próxima formação que acontecerá  nos dias 04 e 05/10/13 com a carga horária de 16h e trabalharemos com as Unidades 6 e 7 do PNAIC. Projeto Pedagógico e Heterogeneidade.

Agradecemos as professoras alfabetizadoras que sempre nos acolhem com carinho e entusiasmo.
No Seminário de novembro estaremos concluindo nossos trabalhos e presenciando as maravilhas produzidas nas escola municipais de Alagoinhas.

Orientadoras do 3º Ano: Ana Karine Andrade, Daiana Creudes, Marileia Torres e Rosana Pimentel. 



Um comentário:

  1. Meninas,

    Amei tudo! Competência e criatividade! As ações do Pacto em Alagoinhas indicam a força, dedicação e conhecimento desse grupo de peso! Gostaria que vocês apresentassem a história sanfonada; a ideia é muito interessante!Bjos mil!!!

    ResponderExcluir