RELATÓRIO DA 7ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
ALFABETIZADORES- PNAIC/2013
Gêneros textuais
DATA: 14/09/13
Turmas: 3º
Ano
LOCAL: Escola
Municipal Irene Andrade / Alagoinhas
HORÁRIO:
07h30min às 12h/13:30min às 17h
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Ana Karine, Daiana Creudes, Marileia, Rosana
Pimentel.
COORDENAÇÃO:
Cristiane Mendes
Objetivos:
·
Entender
a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com aprofundamento de estudos utilizando,
sobretudo, as obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados
pelo MEC;
• Conhecer
os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar
situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
Acolhemos
as alfabetizadoras ao som da música Bom
dia de Zizi Possi e entregamos uma
flor de jujuba como mimo lembrando a
chegada da primavera. Em seguida entregamos um crachá com diferentes gêneros
textuais para cada uma. Para tornar nossa atividade mais animada produzimos um
painel com algumas flores produzidas pelas professoras. Inicialmente eles não
queriam corta as flores, mas cortaram e se animara quando foi solicitado para
dançar e formar duplas e trocar parte da flor com a colega ao som da música Bom
dia de Zizi Possi, dançamos e trocamos mais uma fez formando grupos de 4 ou 5
pessoas e realizamos outra troca. Em seguida montamos o painel com o Titulo
- Ser
diferente é normal. Apesar das flores estarem mais coloridas diferentes não
perderam seu encanto, sua beleza nem a sua essência de ser flor. Elas ficaram
animadas para realizar a dinâmica com os alunos em sala de aula e a sugestão e
que se faça em equipes para que cada
sala escola fique com jardins diferentes também.
Para
a socialização do trabalhos realizados nas escolas utilizei a dinâmica
envolvendo as flores de jujuba que entregamos inicialmente as 3 professoras que
receberam as flores diferentes com as pétalas coloridas apresentaram o relato:
a professora Rosenilde trabalhou a
história do lobo e produziu com os meninos uma
receita a Leitura deleite foi a história
Cuidado com o menino, e
trabalhou com o livro Lendas e
Folclore recebido na caixa do acervo do PNAIC e produziu um teatro de Fantoche com os personagens produzidos pelos alunos
e apresentados aos colegas o cenário foi produzido pela professora com
os alunos em uma caixa que foi colada no encosto da cadeira e permitia que eles
apresentassem sem aparecer. Foi muito divertido e gratificante realizar este
trabalho com os alunos. A professora Marinalva
trabalhou com lendas, com cordel, cantigas de roda e trava línguas o produto
final foi a produção de um livro com os gêneros trabalhados sobre o folclore. A
terceira professora foi Maria Telma
que trabalhou com o Livro Viviane de
pijama e fizeram a construção de um convite com palavras recortadas de
revistas , jornais, embalagens de produtos . Convite para festejar o folclore
na escola. A professora Antônia Pimentel leu o registro feito no caderno
de memória itinerante sobre a formação
passada.
Logo
após expliquei e lemos os objetivos da
nossa formação e a importância de trabalharmos com os Gêneros textuais na
escola para que nossas crianças sintam prazer de ler e reconhecer qualquer
gênero textual no seu cotidiano. Solicitei que olhassem o crachá recebido e
encontrassem um companheiro que tenha o mesmo gênero textual. Ao formarem as
duplas elas apresentaram o gênero de cada dupla ao grupo para que todas se
lembrem da grande variedade que existem e que às vezes passam despercebido ou
nem são levados para sala de aula. Para realizar o estudo do texto teórico
solicitamos que elas formassem grupos através da cor do cordão do crachá para
assim garantir a diversidade de Gêneros textuais em cada equipe. Saímos para o
intervalo e já retornamos para a leitura
do texto e a produção de um Gênero que falasse sobre o texto lido. A primeira
equipe a socializar apresentou a Oração
Alfabetizadora, a segunda equipe apresentou um cordel e a terceira fez o
Cardápio do Restaurante Viva a
Leitura. Foi muito emocionante. Logo em seguida apresentei o Slide - Gêneros textuais na escola e fizemos
alguns comentários e apresentamos algumas sugestões de gêneros textuais orais
que podem ser trabalhados na escola para reforça que também precisamos
trabalhar a oralidade com os alunos . Orientamos atividade que será realizada
em casa e solicitamos a leitura do texto
da página 12 à 28 que são relatos realizados para que elas percebam a
importância dos mesmos para sua prática e sua reflexão pedagógica. O próximo
relato será como o texto lido contribuiu para realizar a atividade Brincando de Poesia e aplicar o
planejamento que será realizado no vespertino. Saímos para o almoço.
Retornamos
às 13:30 porque muitas pessoas ficaram na escola. Uma colega fez um caruru e
isto garantiu o cumprimento do horário. A acolhida foi realizada com
apresentação do Sussurador com algumas poesias e a importância de se trabalhar
com a poesia na escola. A Leitura deleite do vídeo Menina bonita do
laço de fita, ficou mais interessante
porque trata das diferenças e as
alfabetizadoras fizeram vários comentários como os alunos se identificam,
resgatando as semelhanças e diferenças na família.
Em
seguida nos mesmos grupos formados pela
manhã realizamos a leitura do texto – Os diferentes gêneros e sua relação com
as áreas de conhecimento: ampliando as possibilidades e em seguida apresentamos
o slides Poesia na escola e a o slide com a Proposta de se trabalhar com a
poesia Paraíso de José Paulo Paes e
a música Se esta rua fosse minha produzir uma maquete da rua imaginada pelos
alunos e trabalhar alguns gêneros textuais propostos na atividade. Apresentamos
o Slides Brincando de poesia que foi encaminhado para o e-mail das
alfabetizadoras. Partimos para o Planejamento das atividades e a socialização para
o grupo.
O encerramento foi uma produção da equipe
de Lucíola, Maria Telma, Luza Karla, Antônia Pimentel, Simone.
Esta formação foi maravilhosa muita
produção e criatividade vale a pena cada atividade realizada e o resultado nas
escolas também.
Receita de Sucesso
Ingredientes:
½ Kg de animação
½ Kg de respeito.
250gr de saber.
1 pitada de bom senso.
½ dúzia de amor.
Modo de preparo:
Misture paciência, participação e responsabilidade e
acrescente 1 l
de doçura juntamente com o respeito, coloque um pitada de bom senso com o saber e por fim adicione a meia dúzia
de amor.
Coloque na sala de aula recheada de alunos, untada com um
pouco de beleza e leve a sala em banho Maria por 200 dias letivos.
Rendimentos 25 porções.
Por: Lucíola, Maria Telma, Luza Karla, Antônia Pimentel, Simone.
Refletindo sobre alguns pontos
Será sempre um prazer trabalhar com as alfabetizadoras e
perceber que muitas dúvidas foram
esclarecidas e muitas sugestões são colocadas em prática nas escolas.
Acreditamos que a maior dificuldade das nossas
educadoras são por não dominarem as TIC’s
- Tecnologias de Informação e Comunicação
e por tal motivo muitas ficaram sem realizar avaliações no SISPACTO, tiveram
suas senhas bloqueadas e foram prejudicadas.
Algumas não tinha como acessar o ambiente por
não disponibilizar de computador em casa
e na escola. Na medida do possível realizamos o atendimento individual na
SEDUC.
Podemos concluir que se faz necessário e
urgente uma formação básica para uso do computador, enviar e receber um e-mail.
Na verdade muitas das professoras não possuíam nem e-mail e alguns foram criados pela coordenação local ou com a
nossa orientação na SEDUC. Até as fotografia digitais elas tiveram dificuldades
para encaminhar ou levar no Pen drive por não saberem como fazer a transferência
da máquina ou do celular para salvar e arquivar.
Finalmente estamos preparando a próxima
formação que acontecerá nos dias 04 e
05/10/13 com a carga horária de 16h e trabalharemos com as Unidades 6 e 7 do
PNAIC. Projeto Pedagógico e Heterogeneidade.
Agradecemos as professoras alfabetizadoras
que sempre nos acolhem com carinho e entusiasmo.
No Seminário de novembro estaremos concluindo
nossos trabalhos e presenciando as maravilhas produzidas nas escola municipais
de Alagoinhas.
Orientadoras do 3º Ano: Ana Karine Andrade, Daiana Creudes, Marileia Torres e Rosana Pimentel.
Meninas,
ResponderExcluirAmei tudo! Competência e criatividade! As ações do Pacto em Alagoinhas indicam a força, dedicação e conhecimento desse grupo de peso! Gostaria que vocês apresentassem a história sanfonada; a ideia é muito interessante!Bjos mil!!!