quinta-feira, 26 de setembro de 2013

4ª e 5ª formação - Turma Multi/Educação Inclusiva



FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES – PNAIC 2013
Turma: Multi/Educação Inclusiva
Orientadores: Marivalda Carneiro da Silva e Fransinete Vieira Prudêncio
Coordenadora: Cristiane Mendes
“Educação do Campo: semeando sonhos... cultivando direitos”


4ª e 5º Formação em 08/06/13 e 13/07/13.
Tema: Avaliação:Direitos de Aprendizagem – PNAIC/Indicadores da Aprendizagem do Ciclo da Infância;
Planejamento/Rotina.

Mais estudo reflexão e mudança do fazer pedagógico. A partir do segundo módulo foi possível perceber as mudanças na prática pedagógica dos professores.

Segundo visão de Franssinete: No decorrer do processo de organização e estudos realizados nos encontros para efetivação das formações, estou cada vez mais fortalecida e entendendo a importância da nossa formação continuada para o aprofundamento e entendimento da práticapedagógica do professor.

Na visão de Marivalda, os encontros acontecem conforme planejamento. Ao longo dos estudos e práticas nas formações é possível perceber os avanços dos professores, tanto nos estudos teóricos quanto na prática em sala de aula. A bolsa de incentivo do MEC motivou bastante a participação dos professores, apesar dos encontros acontecerem aos sábados,  para não deixar as crianças sem aula e garantir os 200 dias letivos..
Outros fatores relevantes são: o estudo individual de cada professor, o estudo coletivo e socialização deste nos encontros presenciais, a reflexão das atividades desenvolvidas na escola, os relatos do trabalho pedagógico, a retomada do encontro anterior, registrado por um professor a cada mês, no caderno de Memórias Itinerantes, a socialização dos planejamentos que são digitadospor nós, orientadoras das turmas multicicladado PNAIC, e postado no e-mail coletivo das turmas multicicladas. Durante os encontros foi possível registrar alguns relatos dos professores:

“O PNAIC traz muitas oportunidades para os professores desenvolver um excelente trabalho, inclusive com as crianças portadoras de necessidades. É semelhante ao Pró-Letramento. Eu estou aprendendo muito.” (Zenilda)

“Nos encontros de formação do PNAIC é possível compreender melhor como ensinar na turmamulticiclada do campo, integrar todos os alunos nas atividades e compreender como os jogos pode auxiliar o processo de aprendizagem das crianças”. (Maria Eliene P. B. Roseira)

“Vocês do PNAIC apresentam, para nós, diferentes formas de trabalhar na escola. Se o professor trabalhar direito, até o final deste ano as crianças já devem está lendo e escrevendo”. (Ângela Maria Lima)

“As sugestões de cantinhos de leitura que as orientadoras montaram vão nos ajudar a construir o nosso cantinho na escola”. (Renivalda Pacheico).

“Até o módulo 2 eu não conseguia me encontrar no PNAIC. Hoje eu já vejo as possibilidades de trabalhar melhor a escrita com meus alunos. As sugestões de atividades e a troca de experiências começaram a clarear as minhas ideias”. (Marinalva do Espírito Santo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário