FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES – PNAIC 2013
Turma: Multi/Educação Inclusiva
Orientadores: Marivalda Carneiro da Silva e Fransinete Vieira Prudêncio
Coordenadora: Cristiane Mendes
“Educação do Campo: semeando sonhos...
cultivando direitos”
4ª e 5º Formação em 08/06/13
e 13/07/13.
Tema: Avaliação:Direitos
de Aprendizagem – PNAIC/Indicadores da Aprendizagem do Ciclo da Infância;
Planejamento/Rotina.
Mais
estudo reflexão e mudança do fazer pedagógico. A partir do segundo módulo foi
possível perceber as mudanças na prática pedagógica dos professores.
Segundo visão de Franssinete: No
decorrer do processo de organização e estudos realizados nos encontros para
efetivação das formações, estou cada vez mais fortalecida e entendendo a
importância da nossa formação continuada para o aprofundamento e entendimento
da práticapedagógica do professor.
Na visão de Marivalda, os encontros
acontecem conforme planejamento. Ao longo dos estudos e práticas nas formações
é possível perceber os avanços dos professores, tanto nos estudos teóricos
quanto na prática em sala de aula. A bolsa de incentivo do MEC motivou bastante
a participação dos professores, apesar dos encontros acontecerem aos sábados, para não deixar as crianças sem aula e
garantir os 200 dias letivos..
Outros fatores relevantes são: o
estudo individual de cada professor, o estudo coletivo e socialização deste nos
encontros presenciais, a reflexão das atividades desenvolvidas na escola, os
relatos do trabalho pedagógico, a retomada do encontro anterior, registrado por
um professor a cada mês, no caderno de Memórias Itinerantes, a socialização dos
planejamentos que são digitadospor nós, orientadoras das turmas multicicladado
PNAIC, e postado no e-mail coletivo das turmas multicicladas. Durante os
encontros foi possível registrar alguns relatos dos professores:
“O PNAIC traz muitas oportunidades para os professores desenvolver um
excelente trabalho, inclusive com as crianças portadoras de necessidades. É
semelhante ao Pró-Letramento. Eu estou aprendendo muito.” (Zenilda)
“Nos encontros de formação do PNAIC é possível compreender melhor como
ensinar na turmamulticiclada do campo, integrar todos os alunos nas atividades
e compreender como os jogos pode auxiliar o processo de aprendizagem das
crianças”. (Maria Eliene P. B. Roseira)
“Vocês do PNAIC apresentam, para nós, diferentes formas de trabalhar na
escola. Se o professor trabalhar direito, até o final deste ano as crianças já
devem está lendo e escrevendo”. (Ângela Maria Lima)
“As sugestões de cantinhos de leitura que as orientadoras montaram vão
nos ajudar a construir o nosso cantinho na escola”. (Renivalda Pacheico).
“Até o módulo 2 eu não conseguia me encontrar no PNAIC. Hoje eu já vejo
as possibilidades de trabalhar melhor a escrita com meus alunos. As sugestões
de atividades e a troca de experiências começaram a clarear as minhas ideias”. (Marinalva
do Espírito Santo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário