GÊNEROS TEXTUAIS - 2º ANO
Programação
Orientadoras:
Ivone Pinto dos Santos e Maria Beatriz de Sena Bastos
Data –
14/09/2013
Município:
Alagoinhas
Horário:
Matutino - das 08h às 12h
Vespertino
– das 13h e 30min às 17h e 30min
Tema: Gênero
textual
Objetivos:
- entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com aprofundamento de estudos utilizando, sobretudo, as obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados pelo MEC;
• conhecer os
recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e
planejar
situações
didáticas em que tais materiais sejam usados.
• aprofundar a
compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino
Fundamental
e sobre os direitos
de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes áreas de
conhecimento;
• conhecer os
recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e
planejar
projetos e
sequências didáticas em que tais materiais sejam usados;
- socializar as atividades realizadas em sala de aula;
- refletir sobre a prática pedagógica;
08h– Acolhida
- Música ambiente
- Entrega do mimo – Flor de jujuba
- Leitura deleite “Horóscopo das flores”
8h e 15 min –
Leitura do livro itinerante
8h 30 min –
Informes:
-Avaliação no
SIMEC -15 e 16/09;
- Seminário da UFBA em novembro;
- Seminário local;
- Frequência /certificação;
- Atividade extra classe;
- Direito de aprendizagem;
08h e 40 min -
Estudo teórico:
-
Levantamento do conhecimento prévio:Como é desenvolvido o trabalho
com gêneros textuais em sala de aula? Os alunos já conseguem
identificar algum gênero textual?Há diferença entre gênero
textual e tipologia textual?
- Dinâmica(borboleta de pirulito ) para a formação de 04 grupos;
- Os grupos terão 15 minutos para apresentarem as ideias principais dos textos através de cartazes;
- Grupo 01- Texto: Gêneros textuais.
- Grupo 02 –Texto: Por que ensinar gêneros textuais na escola?
- Grupo 03 - Texto: Registro e análise da prática no 2º ano de Ensino Fundamental: os textos na sala de aula.( Parte 01 – páginas de 11 a 20)
.
- Grupo 04 – texto:Registro e análise da prática no 2º ano de Ensino Fundamental: os textos na sala de aula.( Parte 02 – páginas de 20 a 29)
.
9h e 40min –
Apresentação dos grupos
10h - Intervalo
10h e 10 min –
Continuação das apresentações
-
Sistematização do estudo com slide
11h –Socialização
da tarefa de casa.
- Dinâmica (borboleta no lápis) para formação de 04 grupos;
- Em grupo será realizado a socialização da atividade da casa( relatório) e escolher um relato para apresentar.
- Apresentação dos grupos.
12h – Intervalo
para almoço
13h e 30 min –
Leitura deleite- “ Quem tem medo do Ridículo?” Ruth Rocha.
13h e 45 min -
Leitura coletiva do texto “ Hábitos alimentares e saúde bucal”.
14h 30min -
Planejamento.
- Formar Dinâmica para formação de 04 grupos( Dinâmica flor de EVA) ;
- Planejar uma sequência com gêneros textuais;
- Socialização;
15h – Tarefa de
casa – orientação
- Desenvolver o planejamento e elaborar um relatório reflexivo;
- Ler e analisar os direitos de aprendizagem de Ciências.
15h e 20 min
–Orientação sobre a aplicação da Provinha Brasil - Cristiane
17h - Avaliação
17h e 10min -
Mensagem final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário