domingo, 22 de setembro de 2013

3ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PNAIC

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES do PNAIC
TEMAS: Currículo e alfabetização.
               Concepção de  alfabetização na perspectiva do letramento
                 Educação Inclusiva
DATA: 18/05/13

LOCAL: Colégio Municipal de Alagoinhas 

Recebemos as alfabetizadoras com um marcador de página de borboleta e em seguida realizamos a leitura do poema As borboletas de Mario Quintana.
Na Leitura Deleite  distribuímos o poema  Ou isto ou aquilo,  de Cecília Meireles,  fizemos alguns comentários. 
Sorteamos três professoras para socializar a tarefa de casa através de  um bombom fixo na cadeira . Ela ficaram agitadas como criança na expectativa de poder apresentar os trabalhos realizados que foram maravilhosos . A professora Claudenice apresentou a fábula  A Raposa e o ganso, ela ampliou as gravuras e solicitou que os aluno ordenassem as mesmas e fizessem o  reconto da fábula,  a partir do que lembravam e das gravuras.  A professora Telma Maria trabalhou com a história O chá das Dez, ela utilizou  slides  e logo após os meninos fizeram o reconto da história também. A professora Edivanice apresentou a historia dos Três Porquinhos e com seus alunos ela realizou varias atividades como jogos de formação de palavras, trilha das perguntas da história e o reconto claro. Várias outras professoras comentaram os trabalhos realizados e a história da Bruxa, bruxa foi um sucesso na escola.
Para o estudo do texto em grupos realizamos a dinâmica da música  Se um é bom, dois é bem melhor .   Em seguida distribuímos os textos Ponto de partida: Currículo no ciclo de alfabetização, de Ana Lucia G. Pinto  e o texto Educação Inclusiva, de Rafaela Asfora. Solicitamos que elas destacassem  trechos para comentar no grupo. 
Após a socialização dos grupos tivemos  um intervalo de 10 minutos e retornamos com os slides -  Alfabetização o que ensinar no terceiro ano  do ensino fundamental.
Orientamos as professoras sobre a tarefa de casa que foram:
·         Articular os direitos de aprendizagem com a proposta curricular de aprendizagem da rede municipal.
·         Fazer uma síntese do perfil do grupo
·         Realizar a escrita da memória itinerante do caderno .
No planejamento que será a partir das dificuldades que foram levantadas nas turma, apresentamos o roteiro com:
·         Leitura Deleite;
·         Temas/Conteúdos de aula;
·         Indicadores da aprendizagem;
·         Atividade de classe e casa .
Socialização dos roteiros aos grupos e o preenchimento da ficha de avaliação.

Encerramos com a mensagem A lição da Borboleta ( slide) 
Equipe PNAIC Alagoinhas em estudo e planejamento.



Mimo marcador de texto.

Professora Claudenice A Raposa e o ganso

Jogos com a História do 3 porquinhos

Trilha dos 3 porquinhos.


Chá das dez com a pró Telma






Um comentário: