FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES do PNAIC
Recebemos as alfabetizadoras com um marcador de página de borboleta e em seguida realizamos a leitura do poema As borboletas de Mario Quintana.
TEMAS: Currículo e alfabetização.
Concepção de alfabetização na perspectiva do letramento
Educação Inclusiva
DATA: 18/05/13
LOCAL: Colégio
Municipal de Alagoinhas
Recebemos as alfabetizadoras com um marcador de página de borboleta e em seguida realizamos a leitura do poema As borboletas de Mario Quintana.
Na
Leitura Deleite distribuímos o
poema Ou isto ou aquilo, de
Cecília Meireles, fizemos alguns
comentários.
Sorteamos
três professoras para socializar a tarefa de casa através de um bombom fixo na cadeira . Ela ficaram
agitadas como criança na expectativa de poder apresentar os trabalhos
realizados que foram maravilhosos . A professora Claudenice apresentou a fábula
A Raposa e o ganso, ela ampliou as gravuras e solicitou que os aluno
ordenassem as mesmas e fizessem o
reconto da fábula, a partir do
que lembravam e das gravuras. A
professora Telma Maria trabalhou com a história O chá das Dez, ela utilizou
slides e logo após os meninos
fizeram o reconto da história também. A professora Edivanice apresentou a
historia dos Três Porquinhos e com
seus alunos ela realizou varias atividades como jogos de formação de palavras,
trilha das perguntas da história e o reconto claro. Várias outras professoras
comentaram os trabalhos realizados e a história da Bruxa, bruxa foi um sucesso
na escola.
Para
o estudo do texto em grupos realizamos a dinâmica da música Se um é
bom, dois é bem melhor . Em seguida distribuímos os textos Ponto de partida: Currículo no ciclo de
alfabetização, de Ana Lucia G. Pinto e o texto Educação
Inclusiva, de Rafaela Asfora. Solicitamos que elas destacassem trechos para comentar no grupo.
Após
a socialização dos grupos tivemos um
intervalo de 10 minutos e retornamos com os slides - Alfabetização
o que ensinar no terceiro ano do ensino
fundamental.
Orientamos as professoras sobre a
tarefa de casa que foram:
·
Articular os
direitos de aprendizagem com a proposta curricular de aprendizagem da rede
municipal.
·
Fazer uma
síntese do perfil do grupo
·
Realizar a
escrita da memória itinerante do caderno .
No planejamento que
será a partir das dificuldades que foram levantadas nas turma, apresentamos o
roteiro com:
·
Leitura Deleite;
·
Temas/Conteúdos
de aula;
·
Indicadores da
aprendizagem;
·
Atividade de
classe e casa .
Socialização dos roteiros aos grupos e o
preenchimento da ficha de avaliação.Encerramos com a mensagem A lição da Borboleta ( slide)
Equipe PNAIC Alagoinhas em estudo e planejamento.
Muito bem equipe maravilhosa!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir