LETRAMENTO LITERÁRIO - 2º ANO
Formadora:
Jeovana Alves de Lima Oliveira
Polo:
Alagoinhas / 2013
Orientador(a)
de Estudo: Ivone Pinto dos Santos e Maria Beatriz de Sena Bastos
A primeira formação teve como tema 'Letramento literário¨,não
trabalhamos com o módulo. No vespertino recebemos os professores com
muita animação e entregamos um kit com um caderno, um lápis e uma
caneta. Colocamos em uma parede da sala uma bandeira do Brasil grande
e distribuímos para as alfabetizadoras estrelas, as professoras
escreveram o nome na estrela , se apresentaram e colaram na bandeira,
pois elas eram as estrelas do Brasil que iriam brilhar alfabetizando
todos os seus alunos. Para a leitura deleite foi lido o texto “
Estrelas e cometas de um autor desconhecido em slide.
No segundo momento foi distribuído para as alfabetizadoras a comanda
“ Pergunte a sua estrela guia a onde andaria o seu sonho
encantado”. Todas escreveram as expectativas em relação ao PNAIC
e montamos um mural. Alguns acordos precisariam ser firmados, então
formamos os grupos de a cordo com a cor das estrelas para a
elaboração do contrato didático.
Houve também, um momento para esclarecer dúvidas sobre a formação,
os professores ainda tinha muitas dúvidas e algumas referentes a
bolsa, que ainda não tínhamos resposta, então ficaram para ser
respondidas nos próximos encontros.
Foi realizado também, o estudo teórico em grupo do texto”A
reinvenção da alfabetização”de Magda Soares, as alfabetizadoras
gostaram muito do texto e participaram ativamente das discussões.
Para sistematizar o estudo apresentamos em slide a proposta de
alfabetizar letrando. Este primeiro encontro foi de muita
expectativas, portanto, foi um pouco tenso. A s professoras avaliaram
o encontro como muito bom e demonstraram durante toda a tarde
animação e envolvimento.
No sábado pela manhã recebemos as professoras com um convite “
Venha adoçar nossa festa...¨em seguida houve a leitura deleite do
livro “ Bruxa,bruxa,venha a minha festa¨ de Ander Druce em slide.
Com o objetivo de demonstrar que as crianças precisam conviver com
momentos de leitura desde bebê foi assistido o vídeo “
Bruxa,bruxa,venha a minha festa¨, no qual crianças de
aproximadamente 02 anos liam o livro (leitura das imagens) para
outros colegas com muita animação, as professoras ficaram admiradas
com a interação das crianças com o livro, pediram para passar o
vídeo novamente. Acreditamos que a partir daquele momento as
alfabetizadoras compreenderam a importância da leitura deleite como
atividade permanente em sala de aula.
Durante a manhã foi realizado em grupo estudo do texto “Letramento
literário¨.Houve também, um momento em que as professoras
escolheram um livro no “Balaio literário¨, realizaram a leitura
do livro e escolheram um no grupo para fazer o reconto. Foi um
momento impar, pois todas as histórias apresentadas foram lindas e
as alfabetizadoras recontaram de uma forma muito animada que nos
deixou encantadas. Em seguida foi apresentado a estrutura do
planejamento no PNAIC e mais uma vez foi realizado um dinâmica para
formação de grupo para o planejamento, que teve como tema
“letramento Literário¨, socializamos o planejamento e orientamos
sobre a tarefa de casa. Foi um dia muito produtivo em que as
alfabetizadora demostraram durante as discussões que compreenderam o
papel da literatura no processo de alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário