A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E CANTINHO DA LEITURA - 2º ANO
Formadora:
Jeovana Alves de Lima Oliveira
Pólo:
Alagoinhas / 2013
Orientador(a)
de Estudo: Ivone Pinto dos Santos e Maria Beatriz de Sena Bastos
A quarta formação PNAIC do dia 13/07/2013 teve como tema principal
“A psicogênese da escrita e cantinho da leitura”. Durante o
planejamento do encontro, a nossa coordenadora Cristiane Mendes
sugeriu que realizássemos uma exposição de cantinho da leitura,
cada ano ficou responsável por confeccionar um cantinho. Também,
pensamos em decorar a nossa sala com mensagens sobre a amizade, pois
estava próximo ao dia do amigo, e as recebemos com um mimo que
nomeamos de “amigo doce”. Para as dinâmicas de grupo
confeccionamos marcadores de texto com mensagens sobre a amizade,
elaboramos também, uma caixinha de remédio da amizade, muito
interessante, que continha a caixa, o remédio (um doce) e a bula.
Durante o planejamento estudamos o módulo, assistimos aos vídeos
sugeridos, selecionamos sugestões de atividades, sequência didática
e textos para leitura deleite. Foram semanas de muito trabalho e
dedicação em busca de fazer o melhor.
O sábado mais esperado do mês de julho finalmente chegou, com muita
chuva, chovia sem parar, e agora? Como organizar a exposição dos
cantinhos? O local estava muito molhado, porém, Cristine não
desanimou. Logo procurou alguém para enxugar o espaço, providenciou
bancadas e assim arrumamos os cantinhos. A exposição foi um
sucesso. Os professores fotografavam, faziam comentários e elogiavam
a iniciativa. Foi maravilhoso ouvirmos uma professora dizer “gostei
do cantinho do 2º ano, elas foram muito criativas¨. Na sala
recebemos as alfabetizadoras com o mimo e em seguida houve o samba da
paz, em uma parte do samba era preciso chamar um colega pelo nome
para entrar na roda, o nosso objetivo com o samba era que todas
aprendessem o nome das colegas, acreditamos que conseguimos
atingi-lo. Em seguida entregamos os módulos, foi uma festa.
No decorrer do dia realizamos trabalhos em grupos, socializamos as
tarefas de casa, fizemos duas leituras deleite, a primeira foi o
livro “A descoberta da joaninha” de Bellah Leite Cordeiro e a
segunda foi o texto sugerido no módulo “Felicidade clandestina”
de Clarice Lispector. Posteriormente passamos o vídeo
“Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética”,
sistematizamos o estudo com slide sobre Psicogênese da escrita e
consciência fonológica, socializamos sugestões de sequência
didática com o texto “ A descoberta da joaninha” e uma outra
que é possível desenvolver com textos pequenos( poemas, cantigas,
parlendas, listas, etc.). Também, socializamos sugestões de
atividades para cada nível de escrita. Houve, com sucesso, a
realização do planejamento. Sem dúvida, foi um dia de muita
produção.
Durante todo o dia as alfabetizadoras demonstraram muito interesse e
animação, participando ativamente das discussões, Todas avaliaram
a formação como de grande importância para sua prática pedagógica
e, gostaram muito das sugestões de atividades e das sequências
didáticas.
A cada encontro percebemos que o grupo está progredindo nas
discussões e, principalmente compartilhando as experiências de
forma espontânea, tornando os encontros produtivos, dinâmicos e
enriquecedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário