segunda-feira, 23 de setembro de 2013


 A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E CANTINHO DA LEITURA - 2º ANO


Formadora: Jeovana Alves de Lima Oliveira
Pólo: Alagoinhas / 2013
Orientador(a) de Estudo: Ivone Pinto dos Santos e Maria Beatriz de Sena Bastos


A quarta formação PNAIC do dia 13/07/2013 teve como tema principal “A psicogênese da escrita e cantinho da leitura”. Durante o planejamento do encontro, a nossa coordenadora Cristiane Mendes sugeriu que realizássemos uma exposição de cantinho da leitura, cada ano ficou responsável por confeccionar um cantinho. Também, pensamos em decorar a nossa sala com mensagens sobre a amizade, pois estava próximo ao dia do amigo, e as recebemos com um mimo que nomeamos de “amigo doce”. Para as dinâmicas de grupo confeccionamos marcadores de texto com mensagens sobre a amizade, elaboramos também, uma caixinha de remédio da amizade, muito interessante, que continha a caixa, o remédio (um doce) e a bula. Durante o planejamento estudamos o módulo, assistimos aos vídeos sugeridos, selecionamos sugestões de atividades, sequência didática e textos para leitura deleite. Foram semanas de muito trabalho e dedicação em busca de fazer o melhor.

O sábado mais esperado do mês de julho finalmente chegou, com muita chuva, chovia sem parar, e agora? Como organizar a exposição dos cantinhos? O local estava muito molhado, porém, Cristine não desanimou. Logo procurou alguém para enxugar o espaço, providenciou bancadas e assim arrumamos os cantinhos. A exposição foi um sucesso. Os professores fotografavam, faziam comentários e elogiavam a iniciativa. Foi maravilhoso ouvirmos uma professora dizer “gostei do cantinho do 2º ano, elas foram muito criativas¨. Na sala recebemos as alfabetizadoras com o mimo e em seguida houve o samba da paz, em uma parte do samba era preciso chamar um colega pelo nome para entrar na roda, o nosso objetivo com o samba era que todas aprendessem o nome das colegas, acreditamos que conseguimos atingi-lo. Em seguida entregamos os módulos, foi uma festa.

No decorrer do dia realizamos trabalhos em grupos, socializamos as tarefas de casa, fizemos duas leituras deleite, a primeira foi o livro “A descoberta da joaninha” de Bellah Leite Cordeiro e a segunda foi o texto sugerido no módulo “Felicidade clandestina” de Clarice Lispector. Posteriormente passamos o vídeo “Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética”, sistematizamos o estudo com slide sobre Psicogênese da escrita e consciência fonológica, socializamos sugestões de sequência didática com o texto “ A descoberta da joaninha” e uma outra que é possível desenvolver com textos pequenos( poemas, cantigas, parlendas, listas, etc.). Também, socializamos sugestões de atividades para cada nível de escrita. Houve, com sucesso, a realização do planejamento. Sem dúvida, foi um dia de muita produção.

Durante todo o dia as alfabetizadoras demonstraram muito interesse e animação, participando ativamente das discussões, Todas avaliaram a formação como de grande importância para sua prática pedagógica e, gostaram muito das sugestões de atividades e das sequências didáticas.

A cada encontro percebemos que o grupo está progredindo nas discussões e, principalmente compartilhando as experiências de forma espontânea, tornando os encontros produtivos, dinâmicos e enriquecedores.












Nenhum comentário:

Postar um comentário