terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sequência Didática de Contos de Fadas

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL HERMES DE CARVALHO
TURMAS: 1º Ano
PROFESSORA ALFABETIZADORA: Marineuza Santos de Abreu
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Queila da Conceição Oliveira
COORDENAÇÃO: Cristiane Mendes

Sequência Didática de Contos de Fadas

Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Contos de Fadas
Gênero Textual: Contos

Objetivos:

  • Identificar características discursivas dos contos de fadas.
  • Ler e interpretar os textos dados.
  • Reescrever um conto partindo da modificação de seus elementos.
  • Planejar, produzir e revisar textos.

Conteúdos:


Procedimentos de produção e revisão de textos escritos.
Características dos contos de fadas.
Contos de fadas modificados em elementos específicos.

Tempo estimado: 6 aulas.

Materiais necessários:

Contos de fadas tradicionais e modernos. Filmes de contos de fadas.
Cartolina branca ou papel metro, caneta hidrocor e lápis de cor, além de cola e tesoura.

Estratégia Metodológica|:

 1ª Etapa:

Converse com a classe sobre contos de fadas já lidos.  Quais são os preferidos, que autores os alunos conhecem e se já leram versões diferentes da mesma história.


2ª Etapa:

Leia três contos de fadas para a turma e promova uma discussão coletiva.
Quando e onde se passa a história?
Há personagens bons e maus?
O que acontece com eles no final?
Peça que os alunos explicitem pistas textuais para justificar as respostas. Sintetize as características comuns dos textos num cartaz, que será fixado na classe.
3ª Etapa:

Leia mais três contos para a turma – dessa vez, novas versões. Discuta com eles a mudança principal de cada versão e como ela foi feita.
4ª Etapa:

Convide a turma a modificar um conto conhecido. Indique a transformação principal e suas decorrências (se o conto se passar em cenário atual, é preciso falar de novas tecnologias, por exemplo). Revise o texto com a classe e, em seguida, peça que ele  ilustre. Peça que modifiquem um conto de fadas repetindo os procedimentos da escrita coletiva.

5ª Etapa

 Discuta os aspectos em que a classe demonstrou maior dificuldade. Por fim, peça produções individuais da rescrita de um conto.
6ª Etapa

Exposição dos textos produzidos pela turma no mural  na escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário