terça-feira, 1 de outubro de 2013

ATIVIDADE DO ANO 1º- 10/ 08/ 2013- 6ª FORMAÇÃO


ATIVIDADE DO ANO 1º- 10/ 08/ 2013- 6ª FORMAÇÃO

ORIENTADORES DE ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos/ Queila da Conceição Oliveira
COORDENADOR MUNICIPAL: Cristiane Mendes
MÓDULO 03: Ludicidade na sala de aula


TEMAS: Ludicidade na sala de aula
OBJETIVOS:
ü     Conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de escrita Alfabética, analisando jogos  e planejando aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos didáticos;
ü     Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos;
ü     Compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, bem com crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano de sala de aula;
ü     Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da educação e planejar situações em que tais materiais sejam usados.

ü     Socializar atividades para casa e para escola, orientadas no encontro anterior
            As professoras alfabetizadoras foram acolhidas com música ambiente e o mimo “Boneca prendedor de atividades”. Iniciamos a formação com a Socialização de memórias e logo após a Leitura Deleite – “Puculando” de Paulo Tadeu.

            Na sequência o momento “Escola que faz” com a socialização da atividade de casa: análise de situações de sala de aula/ análise de atividades dos alunos. Retomamos a atividade de casa que foi a lista de palavras do mesmo campo semântico e com diferentes quantidades e tipos de sílabas para diagnosticar os níveis de escrita dos alunos, apresentamos as sugestões de atividades de intervenção em Slide para turma.

            No Iniciando a conversa, foi feita a tempestade mental: que palavras lhe vêm à mente quando ouve falar em jogo ou brincadeira? Pedimos que as professoras escrevessem e colassem no mural as palavras que lhe remetiam a brincadeira. A medida que as professoras falavam as palavras, contavam histórias de brincadeiras que lhe remetiam a infância, esse momento foi fundamental para sensibilizar as mesmas o quanto é importante a criança brincar, esse foi um resgate de memória interessante.

            Em seguida foi dividida a turma em 6 grupos, cada grupo ficou na responsabilidade de fazer o estudo de um capítulo do módulo, desde os textos teóricos, até os relatos de experiência. Na socialização, ainda pela manhã os 3 primeiros grupos apresentaram em slide, os 3 primeiros textos, explicando os pontos principais de cada texto e fazendo reflexões acerca dos mesmos. Para elucidar e fechar o momento da manhã apresentamos os slide “Brincadeira”, o qual fazia um resgate das brincadeiras de infância e também teorizava a palavra brincadeira.

            A tarde, a Leitura Deleite foi feita pela professoras Nilzete da Escola Municipal Centro Comunitário Santa Terezinha, que usou o livro “O cabelo de Lelê”. Para continuar a conversa e praticar o texto, foi feita as outras 3 apresentações as quais tratavam dos relatos de experiência que estavam descritas no módulo, os grupos destacaram os ponto positivos e negativos das experiências, assim como sugeriu estratégias que poderiam ter melhorado o trabalho das professoras.  


            Em seguida assistimos o vídeo “Jogos e brincadeiras”, do Programa Pró- Letramento, que fundamentou e sistematizou as apresentações referentes à ludicidade.  Apresentamos algumas sugestões de atividades com jogos, para que elucidasse o planejamento da turma e em seguida demos inicio a esse momento, o qual foram feito 6 grupos, cada grupo elaborou uma aula de Linguagem que contemplou os jogos apresentados na sugestão de atividades. Refletimos com os professores sobre o agrupamento produtivo nos jogos (destacando os níveis) e para que ficassem atentos para finalidade do jogo, pois é necessário que o professor tenha uma intenção quando planeja uma atividade com brincadeiras. Foi feita a socialização do planejamento, com as devidas intervenções e em seguida as orientações da atividade de casa, na qual cada professor deveria executar na sala de aula a atividade planejada no encontro e fazer registros escritos e com fotos . Foi feita a avaliação e para não finalizar demos o abraço coletivo com a música: Alma nua - Vander Lee. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário