ATIVIDADE
DO ANO 1º- 10/ 08/ 2013- 6ª FORMAÇÃO
ORIENTADORES DE
ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos/ Queila da Conceição Oliveira
COORDENADOR
MUNICIPAL: Cristiane Mendes
MÓDULO 03: Ludicidade na sala
de aula
TEMAS:
Ludicidade
na sala de aula
OBJETIVOS:
ü Conhecer a
importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do
Sistema de escrita Alfabética, analisando jogos
e planejando aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos
didáticos;
ü Compreender a
importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, adequando os
modos de organização da turma aos objetivos pretendidos;
ü Compreender e
desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual,
auditiva, motora e intelectual, bem com crianças com distúrbios de aprendizagem
no cotidiano de sala de aula;
ü Conhecer os
recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da educação e planejar
situações em que tais materiais sejam usados.
ü Socializar
atividades para casa e para escola, orientadas no encontro anterior
As professoras alfabetizadoras foram
acolhidas com música ambiente e o mimo “Boneca prendedor de atividades”.
Iniciamos a formação com a Socialização
de memórias e logo após a Leitura
Deleite – “Puculando” de Paulo Tadeu.
Na sequência o momento “Escola que faz” com a socialização da
atividade de casa: análise de situações de sala de aula/ análise de atividades
dos alunos. Retomamos a atividade de casa que foi a
lista de palavras do mesmo campo semântico e com diferentes quantidades e tipos
de sílabas para diagnosticar os níveis de escrita dos alunos, apresentamos as
sugestões de atividades de intervenção em Slide para turma.
No Iniciando a conversa, foi feita a tempestade mental: que palavras lhe vêm à mente quando ouve falar em jogo ou brincadeira? Pedimos que as professoras
escrevessem e colassem no mural as palavras que lhe remetiam a brincadeira. A medida que as professoras falavam
as palavras, contavam histórias de brincadeiras que lhe remetiam a infância,
esse momento foi fundamental para sensibilizar as mesmas o quanto é importante
a criança brincar, esse foi um resgate de memória interessante.
Em seguida foi dividida a turma em 6
grupos, cada grupo ficou na responsabilidade de fazer o estudo de um capítulo
do módulo, desde os textos teóricos, até os relatos de experiência. Na
socialização, ainda pela manhã os 3 primeiros grupos apresentaram em slide, os
3 primeiros textos, explicando os pontos principais de cada texto e fazendo
reflexões acerca dos mesmos. Para elucidar e fechar o momento da manhã
apresentamos os slide “Brincadeira”, o qual fazia um resgate das brincadeiras
de infância e também teorizava a palavra brincadeira.
A tarde, a Leitura Deleite foi feita pela professoras Nilzete da Escola
Municipal Centro Comunitário Santa Terezinha, que usou o livro “O cabelo de
Lelê”. Para continuar a conversa e praticar o texto, foi feita as outras 3
apresentações as quais tratavam dos relatos de experiência que estavam
descritas no módulo, os grupos destacaram os ponto positivos e negativos das
experiências, assim como sugeriu estratégias que poderiam ter melhorado o
trabalho das professoras.
Em seguida
assistimos o vídeo “Jogos e brincadeiras”, do Programa Pró- Letramento, que
fundamentou e sistematizou as apresentações referentes à ludicidade. Apresentamos
algumas sugestões de atividades com jogos, para que elucidasse o planejamento
da turma e em seguida demos inicio a esse momento, o qual foram feito 6 grupos, cada grupo elaborou uma aula de
Linguagem que contemplou os jogos apresentados na sugestão de atividades.
Refletimos com os professores sobre o agrupamento produtivo nos jogos
(destacando os níveis) e para que ficassem atentos para finalidade do jogo,
pois é necessário que o professor tenha uma intenção quando planeja uma
atividade com brincadeiras. Foi feita a socialização do planejamento, com as
devidas intervenções e em seguida as orientações da atividade de casa, na qual cada professor deveria executar na sala de aula a atividade
planejada no encontro e fazer registros escritos e com fotos . Foi feita a
avaliação e para não finalizar demos o abraço coletivo com a música: Alma nua -
Vander Lee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário