8ª
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES- ANO 3
PNAIC/2013
1º DIA
TEMA: Alfabetização
em foco: Projetos didáticos e Sequências didáticas em diálogo com os diferentes
componentes curriculares.
DATA: 04/10/13
LOCAL: Faculdade Santo Antônio
HORÁRIO: 07h30min às 12h/13h30min às 17h
ORIENTADORAS DE
ESTUDO: Ana Karine, Daiana,
Marileia, Rosana Pimentel.
COORDENAÇÃO: Cris Mendes
OBJETIVOS:
·
Compreender a concepção de alfabetização
na perspectiva do letramento, a partir do aprofundamento de estudos baseados nas
obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados pelo MEC;
· Aprofundar
a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre
os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes áreas de
conhecimento;
· Analisar
e planejar projetos didáticos e seqüências didáticas interdisciplinares para turmas
de alfabetização, através de atividades permanentes e outras voltadas para o
desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, utilizando recursos didáticos
distribuídos pelo MEC;
•
Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização.
PROGRAMAÇÃO
1.
Acolhida (7h: 30min)
1.1.
Música: “Ao mestre com carinho” (vídeo)
1.2.
Entrega do mimo: Bolsa
2. Leitura
deleite: (7h40min)2.1. Homenagem ao professor
3. A escola que faz
3.1Socialização da atividade de casa. (8h)
3.2
Sortear 3 professoras alfabetizadoras para socializar a seqüência didática vivenciada em sala de aula, tomando por base
o exemplo “Se essa rua fosse minha,...”
3.3.
Leitura do caderno de Memórias itinerantes.
4. Fundamentação teórica ( 8h 30min)
4.1.
Sensibilização: Dinâmica “Tempestade mental”
sobre o texto: ”Dialogando com as
diferentes áreas de conhecimento”(A partir do título, questionar o que os
professores já sabem e colocam em prática sobre o tema sugerido pelo título). .
4.2.
Estudo do texto em grupo: “Organização
do trabalho pedagógico por projetos didáticos.4.3.Destacar trechos relevantes do texto e elaborar um esquema por escrito para apresentar em cartaz.
4.4. Socialização
do cartaz por equipe
INTERVALO
(10h) 5. Apresentação de slides - Projeto Didático
5.1. Levantamento dos Projetos que estão sendo aplicados nas escolas das alfabetizadoras e os que vêm em determinadas fontes como a Revista nova Escola. (Chamar a atenção para o fato de que um projeto resulta sempre de uma problemática/necessidade da turma)
6. Atividade extraclasse: (11h30min)
6.1. Entrega da atividade de casa por escrito.
6.1.1.
Orientação da atividade de casa e do Portfólio que será entregue na formação de
Novembro.
Obs. Estas atividades
estão descritas no email enviado pelas Orientadores de estudo aos
professores.
VESPERTINO7. Acolhida: (13h30min)
Música:
”Sexo Frágil”, de Erasmo Carlos
8.Leitura Deleite
(13h40min) Cordel “O professor sempre está errado” ( Autor: Carlos Soares da
Silva)
9.1. Leitura e análise do projeto didático – “O Centenário de Luiz Gonzaga”
9.2. Responder a ficha de questionamentos sobre o projeto em duplas.
9.2.1. Cada dupla analisa e responde sobre um item.
9.2.2.. Socializar para o grupo e discutir sobre aspectos relevantes e possíveis adaptações do Projeto “O Centenário de Luiz Gonzaga” para o 3º Ano.
9.3. Estudo do texto: “Organização do trabalho pedagógico por meio de Seqüências didáticas” (Slide)
9.3.1.Dinâmica de formação de grupos: Palavras que rimam ( da caixa de jogos)
9. Planejamento no PNAIC: (15h)
9.1. Elaboração de esquema de um Projeto didático
interdisciplinar, considerando a principal necessidade da turma.
9.2. Planejamento e organização da rotina.9.3. Elaboração da rotina semanal.
9. 2.1. Entrega do roteiro das aulas de Língua Portuguesa (apresentar instrumento)
·
Leitura deleite.
·
Temas/conteúdos das aulas.
·
Indicadores da aprendizagem.
·
Estratégias didáticas (sequência didática, procedimentos, passo a
passo da atividade).
9.2.2. Socialização do planejamento.
10.
Avaliação: (16h: 20min)
·
Ficha de avaliação (igual à do 1º Encontro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário