quinta-feira, 3 de outubro de 2013

8ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES- ANO 3 PNAIC/2013



8ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES- ANO 3

PNAIC/2013


1º DIA

TEMA: Alfabetização em foco: Projetos didáticos e Sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares.

DATA: 04/10/13
LOCAL: Faculdade Santo Antônio
HORÁRIO: 07h30min às 12h/13h30min às 17h
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Ana Karine, Daiana, Marileia, Rosana Pimentel.
COORDENAÇÃO: Cris Mendes

 

OBJETIVOS:

· Compreender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, a partir do aprofundamento de estudos baseados nas obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados pelo MEC;
· Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes áreas de conhecimento;

· Analisar e planejar projetos didáticos e seqüências didáticas interdisciplinares para turmas de alfabetização, através de atividades permanentes e outras voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, utilizando recursos didáticos distribuídos pelo MEC;

• Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização.


PROGRAMAÇÃO
1. Acolhida (7h: 30min)
1.1. Música: “Ao mestre com carinho” (vídeo)
1.2. Entrega do mimo: Bolsa
2. Leitura deleite: (7h40min)
2.1. Homenagem ao professor
3.  A escola  que faz
3.1Socialização da atividade de casa. (8h)
3.2 Sortear 3 professoras alfabetizadoras para socializar a seqüência didática  vivenciada em sala de aula, tomando por base o exemplo “Se essa rua fosse minha,...”
3.3. Leitura do caderno de Memórias itinerantes.
4. Fundamentação teórica ( 8h 30min)
4.1. Sensibilização: Dinâmica “Tempestade mental” sobre o texto: ”Dialogando com as diferentes áreas de conhecimento”(A partir do título, questionar o que os professores já sabem e colocam em prática sobre o tema sugerido pelo título). .
4.2. Estudo do texto em grupo: “Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos.
4.3.Destacar trechos relevantes do texto e elaborar um esquema por escrito para apresentar em cartaz.
 4.4. Socialização do cartaz por equipe
INTERVALO (10h)
5.  Apresentação de slides - Projeto Didático
5.1. Levantamento dos Projetos que estão sendo aplicados nas escolas das alfabetizadoras e os que vêm em determinadas fontes como a Revista nova Escola. (Chamar a atenção para o fato de que um projeto resulta sempre de uma problemática/necessidade da turma)
6.  Atividade extraclasse: (11h30min)
6.1.  Entrega da atividade de casa por escrito.
6.1.1. Orientação da atividade de casa e do Portfólio que será entregue na formação de Novembro.
Obs. Estas atividades estão descritas no email enviado pelas Orientadores de estudo aos professores.
VESPERTINO
7. Acolhida: (13h30min)
Música: ”Sexo Frágil”, de Erasmo Carlos

8.Leitura Deleite (13h40min) Cordel “O professor sempre está errado” ( Autor: Carlos Soares da Silva)


9.  Fundamentação teórica (14h)
9.1. Leitura e análise do projeto didático – “O Centenário de Luiz Gonzaga”
9.2. Responder a ficha de questionamentos sobre o projeto em duplas.
 9.2.1. Cada dupla analisa e responde sobre um item.
9.2.2.. Socializar para o grupo e discutir sobre aspectos relevantes e possíveis adaptações do Projeto “O Centenário de Luiz Gonzaga” para o 3º Ano.
9.3. Estudo do texto: “Organização do trabalho pedagógico por meio de Seqüências didáticas” (Slide)
9.3.1.Dinâmica de formação de grupos: Palavras que rimam ( da caixa de jogos)
9. Planejamento no PNAIC: (15h)
9.1. Elaboração de esquema de um Projeto didático interdisciplinar, considerando a principal necessidade da turma.
 9.2.  Planejamento e organização da rotina.
9.3. Elaboração da rotina semanal.
9. 2.1. Entrega do roteiro das aulas de Língua Portuguesa (apresentar instrumento)
·         Leitura deleite.
·         Temas/conteúdos das aulas.
·         Indicadores da aprendizagem.
·         Estratégias didáticas (sequência didática, procedimentos, passo a passo da atividade).

9.2.2. Socialização do planejamento.

10. Avaliação: (16h: 20min)

·         Ficha de avaliação (igual à do 1º Encontro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário