terça-feira, 1 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTOS – 1º ANO

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ HONORATO
TURMAS: 1º Ano
PROFESSORA ALFABETIZADORA: Rita de Cássia Leal
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos
COORDENAÇÃO: Cristiane Mendes


1ª AULA: PRÁTICA DE LEITURA 
Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido.
No inicio da aula a professora sondou os conhecimentos prévios dos alunos tem relação ao gênero CONTO, com as seguintes perguntas
Quais histórias  vocês conhecem?
Quais são as suas preferidas?
Leitura feita pelo professor: O Patinho Feio,
A professora organizou a sala de aula para a contação da história, tornando o ambiente agradável, proporcionando momentos mágicos de leitura, em semicírculo para que todos tivessem acesso às imagens.
Foi solicitado pela professora que os alunos pegassem histórias no cantinho da leitura para contar para turma:   João e Maria, A Bela e a Fera, A Gata Borralheira ("Contos de Kinder und Hausmaerchen"/Irmãos Grimm)

 2ª AULA: LÍNGUA ORAL
Após a leitura de diversos CONTOS pela turma, deve-se promover uma roda de conversa onde os alunos possam se expressar em relação às histórias; o professor deve apresentar uma breve biografia sobre os principais autores (Hans Christian Andersen,Irmãos Grimm,etc) e permitir que a turma faça perguntas sobre eles.Por último, e não menos importante, deve-se promover uma discussão sobre as características do gênero, a fim de que os alunos cheguem a algumas conclusões como:
  • Os contos podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
  • Contam com expressões como "Era uma vez..." e "Felizes para sempre..."
  • O herói ou heroína buscam uma realização pessoal (felicidade, amor, paz,etc);
  • Existem muitos obstáculos e vilões (bruxas, lobos, madrastras,etc)
3ª AULA: LÍNGUA ESCRITA
Nesta aula será preciso organizar situações em que os alunos sejam convidados a utilizar a escrita; algumas atividades com elementos da história podem ser significativas, como:
  • Listas de personagens;
  • Títulos dos CONTOS preferidos;
  • Descrição das características dos personagens e do ambiente onde se passa a história etc.
  • Interpretação de texto;
  • Atividades lúdicas: Cruzadinha; caça-palavras; jogo da forca, jogo da memória, etc.
4ª AULA: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Após a leitura e o estudo de algumas CONTOS, os alunos terão subsídios básicos necessários para a produção de textos de própria autoria atendendo as características do gênero proposto. Os desenhos da crianças não devem ser esquecidos nesta etapa, pelo contrário,devem ser incentivados e valorizados para que o aluno também compreenda a ilustração como um gênero textual extraverbal.  
5ª AULA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
O professor deve orientar os alunos sobre a estrutura adequada do texto e nortear atividades que os façam refletir sobre a melhor apresentação possível de suas produções.
  • Revisão do texto (professor escriba);
  •  Reorganização das idéias;
  •  Pontuação;
  • Correção ortográfica;
  • Coerência e coesão;
  • Reescrita do texto.
SISTEMATIZAÇÃO

Os textos produzidos pela turma devem ser expostos e compartilhados em um mural  na sala de aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário