terça-feira, 1 de outubro de 2013

PROJETOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE.

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ HONORATO
TURMAS: 1º Ano
PROFESSORA ALFABETIZADORA: Vera Lúcia da Silva Santos
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Marilsa  Lopes dos Santos
COORDENAÇÃO: Cristiane Mendes

PROJETOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE.


Justificativa

Sabemos que o brinquedo e a brincadeira são necessários para uma infância sadia e para uns aprendizados significativos, o brincar propicia o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensinam os hábitos indispensáveis ao seu crescimento.
Logo, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amigável, criativa e construtiva; pois por meio das brincadeiras a criança atribui sentido o seu mundo, se apropriam de conhecimento que ajudarão a agir sobre o meio em que vive reconhecendo a cultura, resgatando brincadeiras e jogos.

Público Alvo:
Turma o Ciclo da infância do 1º ano.

Período:
Mês de Outubro

Objetivos:
  • Aumentar o repertório de brincadeiras infantis;
  • Participar de situações de socialização com os pais;
  • Participar de jogos que sejam em grupo;
  • Construção de brinquedos com sucatas;
  • Registrar de diferentes formas o brincar;
  • Resgatar as brincadeiras as brincadeiras de antigamente.


Metodologia:
  • Roda de conserva;
  • Pesquisar junto às famílias sobre as brincadeiras e brinquedos da infância;
  • Pesquisar sobre a origem de algumas brincadeiras;
  • Selecionar algumas brincadeiras que possam ser construídas pelas crianças (petecas,vai e vem, bambolê  e bola de meia...);
  • Listrar as brincadeiras em cartaz;
  • Propor para que as crianças desenhem alguns brinquedos e brincadeiras;
  • Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras;
  • Brincar na área com diversos materiais: bola, bambolê, corda etc.


Avaliação:
Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades proposta, interesse e também mudanças de atitudes quanto à incorporação de valores, grau de modificação e entusiasmo.

Produto Final:
O Projeto com uma tarde de brincadeira, interagindo os pais com seus filhos, professores, coordenação pedagógico e direção da escola.




LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ HONORATO
TURMAS: 1º Ano
PROFESSORA ALFABETIZADORA: Rita de Cássia Leal
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos
COORDENAÇÃO: Cristiane Mendes


1ª AULA: PRÁTICA DE LEITURA 

Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido.
No inicio da aula a professora sondou os conhecimentos prévios dos alunos tem relação ao gênero CONTO, com as seguintes perguntas
Quais histórias  vocês conhecem?
Quais são as suas preferidas?
Leitura feita pelo professor: O Patinho Feio,
A professora organizou a sala de aula para a contação da história, tornando o ambiente agradável, proporcionando momentos mágicos de leitura, em semicírculo para que todos tivessem acesso às imagens.
Foi solicitado pela professora que os alunos pegassem histórias no cantinho da leitura para contar para turma:   João e Maria, A Bela e a Fera, A Gata Borralheira ("Contos de Kinder und Hausmaerchen"/Irmãos Grimm)

 2ª AULA: LÍNGUA ORAL

Após a leitura de diversos CONTOS pela turma, deve-se promover uma roda de conversa onde os alunos possam se expressar em relação às histórias; o professor deve apresentar uma breve biografia sobre os principais autores (Hans Christian Andersen,Irmãos Grimm,etc) e permitir que a turma faça perguntas sobre eles.Por último, e não menos importante, deve-se promover uma discussão sobre as características do gênero, a fim de que os alunos cheguem a algumas conclusões como:
  • Os contos podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
  • Contam com expressões como "Era uma vez..." e "Felizes para sempre..."
  • O herói ou heroína buscam uma realização pessoal (felicidade, amor, paz,etc);
  • Existem muitos obstáculos e vilões (bruxas, lobos, madrastras,etc)
3ª AULA: LÍNGUA ESCRITA

Nesta aula será preciso organizar situações em que os alunos sejam convidados a utilizar a escrita; algumas atividades com elementos da história podem ser significativas, como:
  • Listas de personagens;
  • Títulos dos CONTOS preferidos;
  • Descrição das características dos personagens e do ambiente onde se passa a história etc.
  • Interpretação de texto;
  • Atividades lúdicas: Cruzadinha; caça-palavras; jogo da forca, jogo da memória, etc.
4ª AULA: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Após a leitura e o estudo de algumas CONTOS, os alunos terão subsídios básicos necessários para a produção de textos de própria autoria atendendo as características do gênero proposto. Os desenhos da crianças não devem ser esquecidos nesta etapa, pelo contrário,devem ser incentivados e valorizados para que o aluno também compreenda a ilustração como um gênero textual extraverbal.  

5ª AULA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

O professor deve orientar os alunos sobre a estrutura adequada do texto e nortear atividades que os façam refletir sobre a melhor apresentação possível de suas produções.
  • Revisão do texto (professor escriba);
  •  Reorganização das idéias;
  •  Pontuação;
  • Correção ortográfica;
  • Coerência e coesão;
  • Reescrita do texto.
SISTEMATIZAÇÃO


Os textos produzidos pela turma devem ser expostos e compartilhados em um mural  na sala de aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário