LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ HONORATO
TURMAS: 1º Ano
PROFESSORA
ALFABETIZADORA: Vera Lúcia da Silva Santos
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos
COORDENAÇÃO: Cristiane
Mendes
PROJETOS BRINQUEDOS E
BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE.
Justificativa
Sabemos que o brinquedo e a brincadeira são
necessários para uma infância sadia e para uns aprendizados significativos, o
brincar propicia o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensinam
os hábitos indispensáveis ao seu crescimento.
Logo, proporcionar as crianças momentos de
convivência saudável, amigável, criativa e construtiva; pois por meio das
brincadeiras a criança atribui sentido o seu mundo, se apropriam de
conhecimento que ajudarão a agir sobre o meio em que vive reconhecendo a
cultura, resgatando brincadeiras e jogos.
Público Alvo:
Turma o Ciclo da infância do 1º ano.
Período:
Mês de Outubro
Objetivos:
- Aumentar o repertório de brincadeiras infantis;
- Participar de situações de socialização com os pais;
- Participar de jogos que sejam em grupo;
- Construção de brinquedos com sucatas;
- Registrar de diferentes formas o brincar;
- Resgatar as brincadeiras as brincadeiras de antigamente.
Metodologia:
- Roda de conserva;
- Pesquisar junto às famílias sobre as brincadeiras e brinquedos da infância;
- Pesquisar sobre a origem de algumas brincadeiras;
- Selecionar algumas brincadeiras que possam ser construídas pelas crianças (petecas,vai e vem, bambolê e bola de meia...);
- Listrar as brincadeiras em cartaz;
- Propor para que as crianças desenhem alguns brinquedos e brincadeiras;
- Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras;
- Brincar na área com diversos materiais: bola, bambolê, corda etc.
Avaliação:
Ocorrerá em todos os momentos através da
observação, da participação dos alunos nas atividades proposta, interesse e
também mudanças de atitudes quanto à incorporação de valores, grau de
modificação e entusiasmo.
Produto Final:
O Projeto com uma tarde de brincadeira,
interagindo os pais com seus filhos, professores, coordenação pedagógico e
direção da escola.
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ HONORATO
TURMAS: 1º Ano
PROFESSORA
ALFABETIZADORA: Rita de Cássia Leal
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos
COORDENAÇÃO: Cristiane
Mendes
Esta aula inicial
tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero
textual escolhido.
No inicio da aula a
professora sondou os conhecimentos prévios dos alunos tem relação ao gênero
CONTO, com as seguintes perguntas
Quais histórias vocês
conhecem?
Quais são as suas
preferidas?
Leitura feita pelo
professor: O Patinho Feio,
A
professora organizou a sala de aula para a contação da história, tornando o
ambiente agradável, proporcionando momentos mágicos de leitura, em semicírculo
para que todos tivessem acesso às imagens.
Foi solicitado pela professora
que os alunos pegassem histórias no cantinho da leitura para contar para
turma: João e Maria, A Bela e a Fera, A Gata
Borralheira ("Contos de Kinder und Hausmaerchen"/Irmãos Grimm)
2ª AULA: LÍNGUA ORAL
Após
a leitura de diversos CONTOS pela turma, deve-se promover uma roda de conversa
onde os alunos possam se expressar em relação às histórias; o professor deve
apresentar uma breve biografia sobre os principais autores (Hans Christian
Andersen,Irmãos Grimm,etc) e permitir que a turma faça perguntas sobre eles.Por
último, e não menos importante, deve-se promover uma discussão sobre as
características do gênero, a fim de que os alunos cheguem a algumas conclusões
como:
- Os contos podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem
uso de magia e encantamentos;
- Contam com expressões como "Era uma vez..." e
"Felizes para sempre..."
- O herói ou heroína buscam uma realização pessoal (felicidade, amor,
paz,etc);
- Existem muitos obstáculos e vilões (bruxas, lobos, madrastras,etc)
3ª AULA: LÍNGUA
ESCRITA
Nesta aula será
preciso organizar situações em que os alunos sejam convidados a utilizar a
escrita; algumas atividades com elementos da história podem ser significativas,
como:
- Listas de
personagens;
- Títulos dos
CONTOS preferidos;
- Descrição das
características dos personagens e do ambiente onde se passa a história
etc.
- Interpretação
de texto;
- Atividades
lúdicas: Cruzadinha; caça-palavras; jogo da forca, jogo da memória, etc.
4ª AULA: PRÁTICA
DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Após a leitura e o
estudo de algumas CONTOS, os alunos terão subsídios básicos necessários para a
produção de textos de própria autoria atendendo as características do gênero
proposto. Os desenhos da crianças não devem ser esquecidos nesta etapa, pelo
contrário,devem ser incentivados e valorizados para que o aluno também
compreenda a ilustração como um gênero textual extraverbal.
5ª AULA: ANÁLISE
E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
O professor deve
orientar os alunos sobre a estrutura adequada do texto e nortear atividades que
os façam refletir sobre a melhor apresentação possível de suas produções.
- Revisão do
texto (professor escriba);
- Reorganização
das idéias;
- Pontuação;
- Correção
ortográfica;
- Coerência e
coesão;
- Reescrita do
texto.
Os textos
produzidos pela turma devem ser expostos e compartilhados em um
mural na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário