terça-feira, 1 de outubro de 2013

7ª FORMAÇÃO PNAIC COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DO 1º ANO

7ª FORMAÇÃO PNAIC COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DO 1º ANO

Data: 14/ 09/ 2013
Local: Escola Municipal Irene Andrade
Horário: 7h 30min às 12h e 13h 30min às 17h
Público alvo: Professore alfabetizadores do 1ºAno
Orientadores de estudo: Marilsa Lopes dos Santos e Queila da Conceição Oliveira

Tema: Gêneros Textuais

Módulo: 05
OBJETIVOS:

ü     Compreender os diferentes textos a serviço da perspectiva do alfabetizar letrando;
ü     Analisar e planejar projetos didáticos e sequências didáticas para turma de alfabetização assim como prever atividades permanentes integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;
ü     Socializar atividades para casa e para escola, orientadas no encontro anterior.
            Recebemos as professoras com o mimo “Flor de jujuba” e o cartão de boas vindas e com exposição de diversos gêneros e suportes textuais. Por perceber algumas situações de sensibilidade e interação no grupo, sentimos a necessidade de fazer um trabalho para fortalecer ainda mais o laço de amizade já existente, foi então que desenvolvemos a dinâmica “Falando através das imagens”. Iniciamos colocando uma música de melodia calma e lendo o texto “O que da vida não se descreve” de Padre Fábio de Mello, o texto foi usado com a intenção de que as professoras pudessem relembrar e reviver algum momento de sua infância, um retorno para dentro de si mesmo, uma leitura da própria alma, um resgate de memória e de sua história. Enquanto o texto estava sendo lido, estavam no chão da sala algumas imagens de diversas situações, as professoras como orientadas, as observavam atentamente, para na sequência pegar a que mais lhe despertava o interesse. Acabando a leitura do texto, cada uma pegou sua imagem e teve a oportunidade de falar se o texto mexeu de alguma forma com elas e o porquê de ter escolhido a imagem, quando cada presente. Esse foi um momento prazeroso, que facilitou inclusive o estudo durante a formação, pois de acordo o depoimento das próprias professoras, elas se sentiam leves e com a mente “purificada’.
            Continuamos o encontro com os informes: seminário municipal, datas para realizar avaliações no sistema, freqüência e certificação.

Na leitura deleite a professora contou a historia da “Minhoca confusa”. No momento a “Escola que faz” houve a socialização da atividade de casa: análise de situações de sala de aula/ análise de atividades dos alunos. As professoras fizeram apresentações ricas, desde o planejamento até a execução com os alunos, o grupo parabenizou todos os trabalhos e relatou as contribuições das formações para o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula.
 No Iniciando a conversa houve a tempestade mental: o que sabemos sobre gêneros Literários? E quais os gêneros textuais conhecidos por elas? Foram feitas anotações no quadro com as hipóteses do grupo. Para que a turma se certificasse da resposta, iniciou o estudo em 6 grupos, cada um leu um texto do módulo supracitado,  destacando os pontos positivos e negativos, além de destacar a importância de trabalhar com os gêneros textuais, sistematizando na ficha síntese que foi entregue. Na socialização, os grupos demonstraram ter propriedade tanto do conceito quanto da importância de trabalhar os diversos textos em sala de aula. Para fundamentar o trabalho, foi apresentado o slide “Gêneros literários” que enriqueceu o estudo. Como uma forma de avaliação distribuímos em baixo das cadeiras vários gêneros textuais para que elas identificassem a qual tipo textual eles pertenciam, todas acertaram.
No inicio da tarde, por entender a leitura deleite como um momento de prazer, foi feito o trabalho com os sussurradores de poemas (antes da atividade fundamentamos teoricamente a história dos sussuradores e qual sua função). As professoras produziram os susurradores (momento artístico de criatividade e prazer) pegaram os poemas no varal literário e sussurrou no ouvido do colega. A atividade foi bastante prazerosa, as professoras estavam envolvidas, em seus depoimentos relataram o quanto foi prazeroso vivenciar a atividade, além de ressaltar que é um trabalho possível de fazer com os alunos com poemas curtos.
Ainda realizando o estudo teórico, assistimos ao vídeo “Para ser cidadão da cultura letrada”, foi feita a reflexão do vídeo junto com o grupo e em seguida iniciamos o planejamento. Foram 6 grupos de trabalho e cada grupo elaborou uma aula de Linguagem, utilizando os gêneros textuais apresentados. É importante salientar que no planejamento é formado um grupo especifico de professores que trabalham apenas com turmas de Educação Especial.  Foi feita a socialização do planejamento com as devidas intervenções.
Entregamos as sugestões de atividades, orientamos as atividades para casa: executar na sala de aula a atividade planejada no encontro e fazer registros escritos e com fotos. Para não finalizar fizemos a avaliação oral, onde cada professor disse uma palavra que representou a formação.
Seguem imagens










Nenhum comentário:

Postar um comentário