terça-feira, 1 de outubro de 2013

4ª FORMAÇÃO PNAIC COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DO 1º ANO

4ª FORMAÇÃO PNAIC COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DO 1º ANO


Data: 08/ 06/ 2013
Local: CMA – Colégio Municipal de Alagoinhas
Horário: 7h 30min às 12h e das 13h 30min às 17h
Público alvo: Professore alfabetizadores do 1º Ano
Orientadores de estudo: Marilsa Lopes dos Santos e Queila da Conceição Oliveira
Tema: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa
Módulo: 02

Objetivos:

1.     Compreender a importância da avaliação no ciclo da infância e fazer a correlação com a proposta curricular e caderno de registro da aprendizagem do Município;
2.     Socializar atividades realizadas na sala de aula;
3.     Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando proposta de organização da rotina de alfabetização na perspectiva do letramento; 
4.     Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças;
5.     Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aulas.
            Acolhemos os professores com músicas de Luiz Gonzaga e com o mimo miniatura de chapéu junino com um cartão. Depois do momento de acolhida houve a Leitura do caderno de memórias itinerantes, realizado pela alfabetizadora Jane Magali.
            Foi feito a Leitura Deleite o livro “Você troca” de Eva Furnari. Em seguida, quatro alfabetizadoras, apresentaram a atividade de casa: análise de situações de sala de aula/ análise de atividades dos alunos. Após as alfabetizadoras se agruparam em trios, e compararam os direitos de aprendizagem do PNACI com a proposta curricular do município, como o município de Alagoinhas já trabalha com o caderno de registro o qual está organizado com os indicadores de aprendizagem, as professoras salientaram que os Direitos de Aprendizagem da proposta do PNAIC não estão distantes da que Proposta que temos no município e a única ressalva feita, foi em relação aos conceitos (I - introduzir; A – Aprofundar; C – Consolidar) que elas acharam mais oportuno do que temos em nosso caderno de registro (Construído, em construção e não construído).
Concluímos este momento com a apresentação dialogada do - slide “Avaliação”
  No iniciando a conversa, começando com a tempestade de idéias
ü      Porque é importante planejar?
ü      Discutir, em grande grupo, a questão: Por que é importante planejar o ensino da alfabetização? (registrar na lousa as resposta).
ü      Rotina e planejamento comunicam? Tem relação? É importante ter uma rotina?
ü      O que devemos contemplar em uma rotina de alfabetização.
            Depois realizamos a dinâmica cantada para formação de 4 os grupos para o estudos dos seguintes textos:
Estudo do texto 01 - Planejamento do ensino: Alfabetização e ensino /aprendizagem do componente curricular Língua portuguesa.
Estudo do texto 02- As rotinas da escola e da sala de aula: referencias para organização do trabalho do professor alfabetizador. Solicitamos para as alfabetizadoras destacarem as idéias principais do texto e socializassem na plenária.
             Apresentamos o vídeo “Planejamento” e realizamos a reflexão do mesmo. Fechamos o período à manhã com a música: “Nem se despediu de mim” – Luiz Gonzaga.
 Retornos as atividades à tarde com a Leitura Deleite “A história de lampeãozinho” em seguida exibimos o slide “Rotina” e realizamos uma discussão dialogada.
            No momento de planejamento solicitamos que cada grupo elaborasse uma rotina para 1º ano na área de língua portuguesa e socializasse em seguida.

            Tivemos o momento de avaliação e para não concluir fizemos uma confraternização junina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário