4ª FORMAÇÃO PNAIC COM
PROFESSORES ALFABETIZADORES DO 1º ANO
Data: 08/ 06/ 2013
Local: CMA – Colégio Municipal de Alagoinhas
Horário: 7h 30min às 12h e das 13h 30min às 17h
Público alvo: Professore alfabetizadores do 1º Ano
Orientadores de estudo: Marilsa Lopes dos Santos e Queila da Conceição
Oliveira
Tema: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua
portuguesa
Módulo: 02
Objetivos:
1.
Compreender a importância da avaliação no ciclo da infância
e fazer a correlação com a proposta curricular e caderno de registro da
aprendizagem do Município;
2.
Socializar atividades realizadas na sala de aula;
3.
Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando
proposta de organização da rotina de alfabetização na perspectiva do
letramento;
4.
Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem
das crianças;
5.
Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do
Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de
aulas.
Acolhemos os
professores com músicas de Luiz Gonzaga e com o mimo miniatura de chapéu junino
com um cartão. Depois do momento de acolhida houve a Leitura do caderno de
memórias itinerantes, realizado pela alfabetizadora Jane Magali.
Foi feito a Leitura Deleite o livro “Você troca” de
Eva Furnari. Em seguida, quatro alfabetizadoras, apresentaram a atividade de casa:
análise de situações de sala de aula/ análise de atividades dos alunos. Após as
alfabetizadoras se agruparam em trios, e compararam os direitos de aprendizagem
do PNACI com a proposta curricular do município, como o município de
Alagoinhas já trabalha com o caderno de registro o qual está organizado com os
indicadores de aprendizagem, as professoras salientaram que os Direitos de
Aprendizagem da proposta do PNAIC não estão distantes da que Proposta que temos
no município e a única ressalva feita, foi em relação aos conceitos (I -
introduzir; A – Aprofundar; C – Consolidar) que elas acharam mais oportuno do
que temos em nosso caderno de registro (Construído, em construção e não
construído).
Concluímos este momento com a apresentação dialogada do - slide
“Avaliação”
No iniciando
a conversa, começando com a tempestade de idéias
ü Porque é importante
planejar?
ü Discutir, em grande
grupo, a questão: Por que é importante planejar o ensino da alfabetização?
(registrar na lousa as resposta).
ü Rotina e planejamento
comunicam? Tem relação? É importante ter uma rotina?
ü O que devemos
contemplar em uma rotina de alfabetização.
Depois
realizamos a dinâmica cantada para formação de 4 os grupos para o estudos dos
seguintes textos:
Estudo do texto 01 - Planejamento do ensino:
Alfabetização e ensino /aprendizagem do componente curricular Língua
portuguesa.
Estudo do texto 02- As rotinas da escola e da sala de
aula: referencias para organização do trabalho do professor alfabetizador. Solicitamos
para as alfabetizadoras destacarem as idéias principais do texto e socializassem
na plenária.
Apresentamos o vídeo “Planejamento” e
realizamos a reflexão do mesmo. Fechamos o período à manhã com a música: “Nem se despediu de mim” –
Luiz Gonzaga.
Retornos as
atividades à tarde com a Leitura Deleite
“A história de lampeãozinho” em seguida exibimos o slide “Rotina” e realizamos
uma discussão dialogada.
No
momento de planejamento solicitamos
que cada grupo elaborasse uma rotina para 1º ano na área de língua portuguesa e
socializasse em seguida.
Tivemos
o momento de avaliação e para não concluir fizemos uma confraternização junina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário