ORIENTADORES
DE ESTUDO: MARILSA LOPES DOS SANTOS/ QUEILA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA
COORDENADOR
MUNICIPAL: CRISTIANE MENDES
MÓDULO 01: Currículo
na alfabetização: concepções e princípios
OBJETIVOS:
ü Entender a
concepção de Alfabetização na perspectiva do letramento;
ü Aprofundar a
compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental na
perspectiva da Educação Especial e diferentes concepções de Alfabetização;
ü Socializar
atividades realizadas na sala de aula.
PROGRAMAÇÃO
Iniciamos a formação recebendo as alfabetizadores
com música ambiente as “Borboletas”: Adriana Calcanhoto, em seguida entregamos
o mimo “marcador de texto”
e o cartão com leitura do trecho: “Borboletas” - Mario
Quintana.
Foi realizada a leitura do caderno de
memórias itinerantes. Com leitura deleite lemos “A menina que odiava livros” de Manjusha
Pawagi, Jeanne
Franson e refletimos sobre o mesmo.
Houve a
socialização da atividade de casa: análise de situações de sala de aula/
análise de atividades dos alunos onde foram feitas algumas observações.
“Iniciando a
conversa” – Estudo teórico
A turma foi organizadas em
4 grupos os quais receberam os textos:
Currículo
do ciclo de Alfabetização: princípios gerais; e Concepções no ciclo de
Alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. Foi entregue uma ficha síntese para que as idéias principais dos textos o que
fosse registradas e em seguida cada grupo fez a socialização para a
plenária.
Trabalhamos vídeo: “O que define um currículo de qualidade” – Kátia Smoleb.
Ainda trabalhamos o vídeo “Leitura e produção” de textos na
Alfabetização onde debatemos sobre aspectos relevantes considerando aspectos
positivos e negativos dos mesmo.
Demos continuidade com o Planejamento em grupo, onde foi feita
a orientação de como sistematizar cada etapa do plano e em seguida a
socialização do mesmo pelos grupos com as necessárias pelo orientador de estudo.
Após o planejamento foi feito a orientação
da atividade de casa que foi estruturada da seguinte forma:
ü Comparar
os quadros de “Direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa” com o documento
curricular do município.
ü Aplicar o
instrumento de avaliação sugerido no Portal; preencher o quadro de
“Acompanhamento de aprendizagem” e o quadro de “Perfil de grupo”.
ü Analisar
o livro didático utilizado; selecionar algumas atividades e relacionar aos
quadros de “Direitos de aprendizagem”.
Para não finalizar apresentamos o “Vídeo:
Borboletas” de Maria Quintana, acreditando que as professoras
alfabetizadoras sintam o desejo de voltar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário