terça-feira, 1 de outubro de 2013

ATIVIDADE DO ANO 1º- 13/ 07/ 2013- 5ª FORMAÇÃO

ATIVIDADE DO ANO 1º- 13/ 07/ 2013- 5ª FORMAÇÃO

ORIENTADORES DE ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos/ Queila da Conceição Oliveira
COORDENADOR MUNICIPAL: Cristiane Mendes

MÓDULO 03: Currículo na alfabetização: concepções e princípios

TEMAS: Psicogênese da escrita/ Cantinhos da leitura
         
  OBJETIVOS:

ü     Estudar os direitos de aprendizagem em história;
ü     Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
ü     Analisar as contribuições da teoria da psicogênese da escrita para compreensão dos processos de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética;
ü     Entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização;
ü     Socializar atividades realizadas na sala de aula;
ü     Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando proposta de acordo os níveis da escrita e cantinhos de leitura;
            Acolhemos os professores com música ambiente e o mimo caixinha do amigo em seguida aconteceu a socialização de memórias com a Leitura do caderno de memórias itinerantes pela professora, que montou uma paródia com a concepção de alfabetização do PNAIC.
            A Leitura Deleite da formação foi João Jiló, a qual fez a turma rir bastante e cantar junto com a narração, momento de total prazer, que é importante destacar pela relevância do momento que é contar e escutar histórias, pois se causa esse efeito em adultos, é possível imaginar a importância que é contar histórias para as crianças, que são bem mais envolvidos pelo mundo da fantasia. Tornando o momento ainda mais encantador, as professoras fizeram novas rimas completando a narração “João Jiló”.
            Em seguida foi realizado o momento “Escola que faz” com a socialização da atividade de casa: análise de situações de sala de aula/ análise de atividades dos alunos. As professoras apresentaram os trabalhos realizados em sala de aula, destacando o quanto as formações têm subsidiado o trabalho das mesmas em sala de aula. Isso significa um impacto positivo na aprendizagem dos alunos.

            No iniciando a conversa, foi discutido com os professores “qual a diferença entre um sistema notacional e um código? Várias respostas foram dadas, algumas definindo exatamente o conceito de sistema notacional e código, outras demonstravam ter muitas dúvidas da pergunta em questão. Foram anotadas todas as hipóteses do grupo, até chegarmos numa definição correta em conjunto, de acordo estudo do módulo.

            Na seqüência foi feita a dinâmica “Campo semântico”, solicitamos que as professoras pegassem em uma caixa palavras que faziam parte de um determinado campo semântico, ex: animal – gato, abelha, cachorro e outros, pedimos que observassem quem pegou a palavra de destaque, nesse exemplo  a palavra foi animal e se juntassem de acordo o campo semântico das palavras, formaram assim 6 grupos para estudo dos textos do módulo 03 : A escrita alfabética: Por que ela é um sistema notacional e não um código? Com elas se apropriam?. Cada grupo elaborou um esquema do texto. Na socialização os grupos apresentaram os esquema, considerando os trechos mais importantes e os que geraram dúvidas. As intervenções foram feitas quando necessário.

            Para praticar o texto, foram distribuídas para as professoras as características dos níveis de escrita, onde as mesmas se agruparam de acordo por nível e planejou uma atividade de intervenção. Foram apresentadas nos grupo as características de cada nível e as atividades planejadas. Ainda para fortalecer o aprendizado apresentamos o vídeo – Psicogênese da escrita, foram feitas reflexões acerca do vídeo e para não finalizar e despedir-se da turma para o almoço, assistimos o vídeo de músicas com artistas de rua o qual intitulamos o momento “Dando voz a quem não tem vez” fazendo referência aos nosso alunos, que podemos usar da capacidade de aprender de cada um para que tenham voz e vez na sociedade.

            No retorno, a tarde foi pedido a uma das professoras para ler A descoberta da Joaninha (Leitura Deleite), momento que encantou a todos pela beleza que é essa história.
            Continuando a conversa, lemos de modo compartilhado o texto 02: O ensino do sistema da escrita alfabética: por que vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica? E foi definido com o grupo os conceitos de: consciência fonológica; por que vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica? As respostas foram registradas no flipsharp, esse foi um momento produtivo e que muitas dúvidas foram sanadas, constatação feita de acordo os depoimentos das professoras. Concluindo esse momento foi apresentado o slide – “Consciência fonológica” de maneira compartilhada, pois as professoras foram fazendo as intervenções e acrescentando conceitos quando consideraram oportuno.


            Em seguida foram formados 3 grupos, onde cada grupo leu e socializou os relatos do módulo, fazendo as colocações acerca dos mesmos. A fim de sistematizar e praticar o aprendizado cada grupo elaborou a seqüência didática de uma atividade de Linguagem que contemplasse o cantinho da leitura. Socializamos o planejamento, demos as orientações para atividade de casa, na qual cada professora teria que executar na sala de aula a atividade planejada no encontro, e fazer registros escritos e com fotos. Foi feita a avaliação e para não finalizar, deixar o desejo de quero mais e comemorar o dia do amigo, demos o abraço coletivo com a música: “Amigo” Milton Nascimento e o amigo doce (Amigo secreto com doces) – em homenagem ao Dia do Amigo.







Cada novo encontro muita emoção.

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