ATIVIDADE
DO ANO 1º- 13/ 07/ 2013- 5ª FORMAÇÃO
ORIENTADORES DE
ESTUDO: Marilsa Lopes dos Santos/ Queila da Conceição Oliveira
COORDENADOR
MUNICIPAL: Cristiane Mendes
MÓDULO 03: Currículo na
alfabetização: concepções e princípios
TEMAS:
Psicogênese
da escrita/ Cantinhos da leitura
OBJETIVOS:
ü Estudar os direitos
de aprendizagem em história;
ü Entender a
concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
ü Analisar as
contribuições da teoria da psicogênese da escrita para compreensão dos
processos de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética;
ü Entender as
relações entre consciência fonológica e alfabetização;
ü Socializar
atividades realizadas na sala de aula;
ü Planejar o ensino
na alfabetização, analisando e criando proposta de acordo os níveis da escrita
e cantinhos de leitura;
Acolhemos os professores com música
ambiente e o mimo caixinha do amigo em seguida aconteceu a socialização de
memórias com a Leitura do caderno de memórias itinerantes pela professora, que
montou uma paródia com a concepção de alfabetização do PNAIC.
A Leitura Deleite da formação foi João Jiló, a qual fez a turma rir
bastante e cantar junto com a narração, momento de total prazer, que é
importante destacar pela relevância do momento que é contar e escutar
histórias, pois se causa esse efeito em adultos, é possível imaginar a
importância que é contar histórias para as crianças, que são bem mais
envolvidos pelo mundo da fantasia. Tornando o momento ainda mais encantador, as
professoras fizeram novas rimas completando a narração “João Jiló”.
Em seguida foi realizado o momento “Escola que faz” com a socialização da
atividade de casa: análise de situações de sala de aula/ análise de atividades
dos alunos. As professoras apresentaram os trabalhos realizados em sala de
aula, destacando o quanto as formações têm subsidiado o trabalho das mesmas em
sala de aula. Isso significa um impacto positivo na aprendizagem dos alunos.
No iniciando a conversa, foi discutido com os professores “qual a
diferença entre um sistema notacional e um código? Várias respostas foram
dadas, algumas definindo exatamente o conceito de sistema notacional e código, outras
demonstravam ter muitas dúvidas da pergunta em questão. Foram anotadas todas as
hipóteses do grupo, até chegarmos numa definição correta em conjunto, de acordo
estudo do módulo.
Na seqüência foi feita a dinâmica
“Campo semântico”, solicitamos que as professoras pegassem em uma caixa palavras
que faziam parte de um determinado campo semântico, ex: animal – gato, abelha, cachorro e outros, pedimos que observassem
quem pegou a palavra de destaque, nesse exemplo
a palavra foi animal e se juntassem de acordo o campo semântico das
palavras, formaram assim 6 grupos para estudo dos textos do módulo 03 : A
escrita alfabética: Por que ela é um sistema notacional e não um código? Com
elas se apropriam?. Cada grupo elaborou um esquema do texto. Na socialização os
grupos apresentaram os esquema, considerando os trechos mais importantes e os
que geraram dúvidas. As intervenções foram feitas quando necessário.
Para praticar o texto, foram
distribuídas para as professoras as características dos níveis de escrita, onde
as mesmas se agruparam de acordo por nível e planejou uma atividade de intervenção.
Foram apresentadas nos grupo as características de cada nível e as atividades planejadas.
Ainda para fortalecer o aprendizado apresentamos o vídeo – Psicogênese da
escrita, foram feitas reflexões acerca do vídeo e para não finalizar e despedir-se
da turma para o almoço, assistimos o vídeo
de músicas com artistas de rua o qual intitulamos o momento “Dando voz a quem
não tem vez” fazendo referência aos nosso alunos, que podemos usar da
capacidade de aprender de cada um para que tenham voz e vez na sociedade.
No retorno, a tarde foi pedido a uma
das professoras para ler A descoberta da
Joaninha (Leitura Deleite), momento que encantou a todos pela beleza que é
essa história.
Continuando
a conversa, lemos de modo compartilhado o texto 02: O ensino do sistema da
escrita alfabética: por que vale a pena promover algumas habilidades de
consciência fonológica? E foi
definido com o grupo os conceitos
de: consciência fonológica; por que
vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica? As respostas foram registradas no flipsharp,
esse foi um momento produtivo e que muitas dúvidas foram sanadas, constatação
feita de acordo os depoimentos das professoras. Concluindo esse momento foi
apresentado o slide – “Consciência fonológica” de maneira compartilhada,
pois as professoras foram fazendo as intervenções e acrescentando conceitos
quando consideraram oportuno.
Em seguida foram formados 3 grupos,
onde cada grupo leu e socializou os relatos do módulo, fazendo as colocações acerca dos mesmos. A fim de
sistematizar e praticar o aprendizado cada grupo elaborou a seqüência didática de uma atividade de
Linguagem que contemplasse o cantinho da leitura. Socializamos
o planejamento, demos as orientações
para atividade de casa, na qual cada professora teria que executar na sala de
aula a atividade planejada no encontro, e fazer registros escritos e com fotos.
Foi feita a avaliação e para não finalizar, deixar o desejo de quero mais e
comemorar o dia do amigo, demos o abraço coletivo com a música: “Amigo” Milton Nascimento e o amigo
doce (Amigo secreto com doces) – em homenagem ao Dia do Amigo.
Cada novo encontro muita emoção.
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