9ª
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES- ANO 3
PNAIC/2013
2º DIA
Data:
05/10/2013
Tema:
Heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades
Objetivos:
- Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, considerando o fenômeno da heterogeneidade como intrínseco aos processos educativos;
- Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem, considerando a heterogeneidade de conhecimentos dos aprendizes no processo de alfabetização;
- Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, considerando a heterogeneidade de aprendizagens, e adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos;
- Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento, adequando-as às diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos;
- Analisar e planejar projetos didáticos e seqüências didáticas para turmas de alfabetização, contemplando crianças que tenham diferentes conhecimentos sobre a escrita.
- Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, refletindo sobre a função do diagnóstico no acompanhamento das aprendizagens realizadas pelos alunos e na(re)organização do ensino a eles proposto;
- Conhecer e explorar os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
PROGRAMAÇÃO
2. Acolhida: (7h30min)
2.1. Poema:
”Mulher”, de Ivone Boechat
3.Leitura Deleite: (8h)
3.1. Você
troca? (livro ou slide)/ou trazida por um(a) professor(a)
4. Fundamentação teórica: (8h30min)
4.1. Sensibilização: “Diversidade”, de Tatiana Belinky
( slide/ Leitura do livro )
4.2..Dinâmica: Entregar letras de EVA, avisando que os
professores precisam formar as palavras: artes, falar, ouvir, ler
4.3. Estudo do
texto: “Direitos de aprendizagem, heterogeneidade
dos aprendizes e atendimento à diversidade, no final do ciclo de alfabetização:”diagnosticando
e organizando as crianças na sala de aula”
4.4.
Destacar do texto os pontos relevantes
4.5.
Socializar as discussões no grupão – Apresentar slide
4.6.
Atividade de agrupamento produtivo
4.7. Discutir sobre os avanços e dificuldades em desenvolver a atividade
5. Intervalo10h
6. Estudo do texto: “Atendendo
diversidade: o trabalho com todas as crianças no dia a dia, usando diferentes
recursos didáticos” (slide)
6.1. Questões de múltipla escolha sobre Heterogeneidade/Diversidade
6.2. Pedir aos alfabetizadores que respondam as questões,
individualmente, estabelecendo relações com os pontos relevantes dos dois textos
e o slide.
6.3. Socializar para a turma.
6.4. Encerramento das atividades do matutino.
VESPERTINO
Música: Aquarela
7.2. Representar a música através da pintura
7.3. Apresentação do
livro (Pintura Aventura)
8. Leitura Deleite:
“A árvore da música” ( do livro maluquices musicais e outros poemas” 3º ano)
9. Fundamentação teórica (14h:
30min) 9.1. Sensibilização (slide a tela os operários)
9.2. Direitos de aprendizagem: componente curricular Arte
8.3. Estudo do texto em grupo
8.4. Socializar
10. Estudo do texto (15h)
10.1. Texto: “A colaboração de todos os
atores da escola e a participação das famílias dos aprendizes no atendimento às
crianças ainda não alfabetizadas” (slide)
11. Avaliação: (16h30min)
12. Mensagem final: (17h)
Vídeo ao mestre com carinho
À mulher
ResponderExcluirIvone Boechat
Mulher, nunca desista
de ser campeã na olimpíada
dessa correria,
amanhã tudo será melhor:
os filhos crescem,
as lutas rejuvenescem
e você está cada dia
mais linda e maior.
Mulher, vai de cabeça erguida,
porque o Senhor não erra,
tinha que honrar sua imagem,
primeiro fez o rascunho
de um ser superior,
refez o projeto,
fez seu veto divino,
retocou,
multiplicou
a dosagem de amor,
refez a embalagem:
no modelo anterior
não cabia
esse gigante
interior.