quinta-feira, 3 de outubro de 2013

9ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES- ANO 3 PNAIC/2013



9ª FORMAÇÃO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES- ANO 3
PNAIC/2013


2º DIA

Data: 05/10/2013

Tema: Heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades


Objetivos:

  • Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, considerando o fenômeno da heterogeneidade como intrínseco aos processos educativos;

  • Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem, considerando a heterogeneidade de conhecimentos dos aprendizes no processo de alfabetização;

  • Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, considerando a heterogeneidade de aprendizagens, e adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos;

  • Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento, adequando-as às diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos;

  • Analisar e planejar projetos didáticos e seqüências didáticas para turmas de alfabetização, contemplando crianças que tenham diferentes conhecimentos sobre a escrita.

  • Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, refletindo  sobre a função do diagnóstico no acompanhamento das aprendizagens realizadas pelos alunos e na(re)organização do ensino a eles proposto;

  • Conhecer e explorar os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.

PROGRAMAÇÃO

2. Acolhida: (7h30min)

2.1. Poema: ”Mulher”, de Ivone Boechat

3.Leitura Deleite: (8h)

3.1. Você troca? (livro ou slide)/ou trazida por um(a) professor(a)

4. Fundamentação teórica: (8h30min)

4.1. Sensibilização: “Diversidade”, de Tatiana Belinky (  slide/ Leitura do livro )

4.2..Dinâmica: Entregar letras de EVA, avisando que os professores precisam formar as palavras: artes, falar, ouvir, ler

4.3. Estudo do texto: “Direitos de aprendizagem, heterogeneidade dos aprendizes e atendimento à diversidade, no final do ciclo de alfabetização:”diagnosticando e organizando as crianças na sala de aula”

4.4. Destacar do texto os pontos relevantes

4.5. Socializar as discussões no grupão – Apresentar slide

4.6. Atividade de agrupamento produtivo

4.7. Discutir sobre os avanços e dificuldades em desenvolver a atividade

5. Intervalo10h

6. Estudo do texto: “Atendendo diversidade: o trabalho com todas as crianças no dia a dia, usando diferentes recursos didáticos” (slide)


6.1. Questões de múltipla escolha sobre Heterogeneidade/Diversidade

6.2. Pedir aos alfabetizadores que respondam as questões, individualmente, estabelecendo relações com os pontos relevantes dos dois textos e o slide.

6.3. Socializar para a turma.

6.4. Encerramento das atividades do matutino.


VESPERTINO

7. Acolhida: (13h30min)
Música: Aquarela
7.2. Representar a música através da pintura
7.3. Apresentação do livro (Pintura Aventura)

8. Leitura Deleite: “A árvore da música” ( do livro maluquices musicais e outros poemas” 3º ano)
9.  Fundamentação teórica (14h: 30min)
9.1. Sensibilização (slide a tela os operários)
9.2. Direitos de aprendizagem: componente curricular Arte
8.3. Estudo do texto em grupo
8.4. Socializar

10.   Estudo do texto (15h)

10.1. Texto: “A colaboração de todos os atores da escola e a participação das famílias dos aprendizes no atendimento às crianças ainda não alfabetizadas” (slide)

11. Avaliação: (16h30min)

12. Mensagem final: (17h)

Vídeo ao mestre com carinho

Um comentário:

  1. À mulher

    Ivone Boechat

    Mulher, nunca desista
    de ser campeã na olimpíada
    dessa correria,
    amanhã tudo será melhor:
    os filhos crescem,
    as lutas rejuvenescem
    e você está cada dia
    mais linda e maior.
    Mulher, vai de cabeça erguida,
    porque o Senhor não erra,
    tinha que honrar sua imagem,
    primeiro fez o rascunho
    de um ser superior,
    refez o projeto,
    fez seu veto divino,
    retocou,
    multiplicou
    a dosagem de amor,
    refez a embalagem:
    no modelo anterior
    não cabia
    esse gigante
    interior.

    ResponderExcluir