terça-feira, 1 de outubro de 2013

PROJETO DIDÁTICO: POESIA - ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL – 1º ANO

ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL ALAGOINHAS IV
TURMAS: 1º Ano
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Queila da Conceição Oliveira
COORDENAÇÃO: Cristiane Mendes


Objetivos

ü     Brincar com a sonoridade das palavras.
ü     Aumentar o repertório literário.
ü     Ampliar o conhecimento sobre o gênero literário em questão.
ü     Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos poéticos nas crianças.
ü     Trabalhar a oralidade: entonação de voz, fluência, ritmo e dicção com maneiras de articular.
ü     Exercitar a fala em grupo.

Conteúdos

ü     Escuta e produção oral
ü     Leitura
ü     Produção escrita

Tempo estimado: Setembro á Novembro


Recursos necessários: Livros variados de poesia de vários autores, papel, piloto, cartolina, tinta guache, lápis, lápis de cor, material do aluno.


Desenvolvimento

1ª etapa

ü     Na roda de leitura, leia algumas poesias para os alunos utilizando a expressividade dos sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor. 

· 2ª etapa

ü     Sugira que os estudantes pesquisem com os familiares se eles conhecem de cor alguma poesia.
ü     Crie um mural de poesias com base nessas contribuições e de visitas à biblioteca ou cantinho de leitura. 
· 3ª etapa

Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
Trabalhar alguns autores previamente;
Levar imagens dos autores;
Trabalhar a biografia;

· 4ª etapa

ü     Proponha ao grupo organizar um sarau de poesias.
ü     Cada um deve memorizar uma poesia (empreste o livro ou texto para que possam levar para casa). Mesmo que não saiba ler convencionalmente, a criança pode estabelecer relações entre o que é falado e o que está escrito, pois tem o texto memória.

· 5ª etapa

ü     Provocar situações de escrita a partir de algumas poesias trabalhadas. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, escrita espontânea de títulos.

Para pensar: Os textos memorizados retiram a dificuldade de saber o que escrever fazendo com que as crianças ainda em fase de alfabetização inicial possam pensar somente como escrever. A tarefa é facilitada, no caso do gênero em questão, por causa das rimas e repetições constantes.

ü     Desenvolver jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, o título com o nome do autor ou ainda alguma ilustração relacionada ao título, sempre usando poesias memorizadas pelos alunos.
ü      
6ª etapa

ü     Produzir um convite para o dia do sarau.

Para pensar: Você poderá propor a escrita de algumas poesias em duplas. Nesse caso, as crianças com hipóteses de escrita mais avançadas podem ser as responsáveis pela a escrita e as demais por ditar a elas o texto a ser escrito. É importante prever situações de revisão por dois motivos: para que os estudantes possam avançar em suas produções e porque o convite precisará estar com a escrita convencional uma vez que será distribuído ao público convidado para o evento.

 7ª etapa

ü     Grave ou filme as declamações em sala e promova tematizações.



· 8ª etapa

ü     Apresente a gravação. As crianças devem fazer uma autoavaliação quanto à entonação e expressão de voz, fluência, ao ritmo e à dicção, além de buscar estratégias para aperfeiçoar a apresentação.


Produto final

ü     Sarau de poesias com a participação dos alunos, professores e familiares.


Avaliação

ü     Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressar em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada, alem de possibilitar o respeito quanto a sensibilidade e os sentimentos de cada ser humano.


Referência

Consultoria DENISE TONELLO

Fonte: Revista Nova Escola- ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA – www.ne.org.br

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